O trem-bala é como são popularmente chamados os trens de alta velocidade que surgiram no Japão em 1964. Os japoneses começaram o planejamento para o sistema ferroviário antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, em meados do final da década de 1930, fazendo uma série de aquisição de terrenos.
Os primeiros comboios Shinkansen, as Séries 0 - Shinkansen, foram construídos pela Kawasaki Heavy Industries - muitas vezes chamado de "trens-bala" por conta do nome original em japonês Dangan Ressha (弾 丸 列車?) - ultrapassou os primeiros trens rápidos comerciais em serviço.
O conceito de trem-bala surgiu no Japão no final dos anos 1950, com o objetivo de conectar Tóquio a Osaka de forma rápida e eficiente. Em 1964, o primeiro trem-bala, o Shinkansen, foi inaugurado, revolucionando o transporte ferroviário.
A primeira locomotiva a vapor (imagem do post), que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos, foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales (Gales).
Criada em fevereiro de 2022, a TAV recebeu o aval da ANTT em fevereiro deste ano. A sociedade é dividida entre três partes. Um terço da TAV pertence ao advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves. O outro, ao ex-diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo Oliveira.
País previa construir 38 mil km de trilhos de alta velocidade até 2025 e 45 mil até 2030, número que já foi alcançado. A China inaugurou no final de junho na província de Gansu, na região noroeste do país, mais um trecho de trens de alta velocidade.
Entretanto, os trens de alta velocidade ganharam o apelido de trem-bala no Japão, por causa do formato do trem e de sua rapidez. A frente é alongada, lembrando uma bala (munição para armas de fogo). A primeira ferrovia para trens de alta velocidade deste país ficou pronta em 1964, em tempo para as Olimpíadas de Tókio.
Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.
Então esse tipo de locomotiva era chamada de balduína. Como Maria é nome popular usado para quase tudo, quando viam uma balduína, muitos diziam: “Lá vem a Maria soltando fumaça”, daí surgiu o nome maria-fumaça.
A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
Em março de 2020 o Trem Bala deixou de ser exibido por medidas de prevenção em meio à pandemia de COVID-19, voltando ao ar em agosto. No mês seguinte Renilson Sousa deixou o programa, retornando um ano depois; neste período Osvaldo Azin ingressou na bancada de comentaristas.
Ao serem percorridas por corrente elétrica, as bobinas enfileiradas ao logo da pista, chamada de linha guia, criam campos magnéticos que repelem os grandes imãs situados embaixo do trem, permitindo que flutue entre 1 cm e 10 cm sobre os trilhos.
Depois de assassinar Robin Ward enquanto estava sob os efeitos de Composto V, Trem-Bala se tornou o foco da vingança de Hughie Campbell. Isso levou o velocista a enfrentar os Caras e Luz-Estrela, que estava secretamente os ajudando.
A TAV Brasil ganhou a autorização em 22 de fevereiro de 2023 para construir um trem de alta velocidade ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
De forma simples, o combustível é queimado na fornalha, o calor da queima passa para a caldeira onde está a água; ao ser fervida, gera vapor, que quando acumulado no Domo, cria uma pressão. Essa pressão é liberada e com sua força é capaz de movimentar os cilindros, fazendo a máquina andar.
Um trem ou comboio (do francês antigo trahiner, do latim trahere, "puxar") é uma série de veículos conectados que circulam ao longo de uma ferrovia e transportam pessoas ou mercadorias. Os trens são normalmente puxados ou empurrados por locomotivas, embora alguns sejam autopropelidos, como unidades múltiplas ou vagões.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Ferrovia, também chamada de via-férrea ou estrada-de-ferro, é o meio de transporte baseado na locomoção de trens ou comboios sobre carris. As ferrovias foram criadas pelo engenheiro inglês Richard Trevithick no século XIX, no entanto, os vagões eram levados por cavalos.
O trilho de soldagem contínua, sem emendas, também contribui para que o trem-bala chegue a viajar acima de 300 km/h com conforto para o passageiro. Embora alguns poucos equipamentos de alta velocidade ainda operem com motores a diesel ou outro combustível fóssil, a maioria funciona com energia elétrica.
A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos são referidos oficialmente como "Super Expressos" (超特急 chō-tokkyū); no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.
Atualmente, há apenas duas linhas ferroviárias nos EUA que chegam a 200 km/h, velocidade mínima não oficial para que um trem seja considerado de alta velocidade.