A primeira poção alcoólica foi preparada na China, por volta do ano 8000 a.C. A análise de jarros encontrados em Jiahu, no norte do país, mostrou que eles continham um drinque feito de arroz, mel, uvas e um tipo de cereja, tudo fermentado.
No Antigo Egito e na Babilônia foram encontrados relatos de sua utilização, datados de 6 000 anos atrás. Foram os árabes que incluíram a destilação, aumentando assim a eficácia das bebidas, na Idade Média.
Acredita-se que a bebida alcoólica teve origem na Pré-História, mais precisamente durante o período Neolítico, quando houve a aparição da agricultura e a invenção da cerâmica.
Para Braudel, essas deduções são fantasiosas, pois, segundo ele, o álcool destilado foi descoberto por volta do ano 1100 na Itália meridional pela “Escola de Medicina de Salerno que foi o mais importante centro químico da época”.
As mais antigas provas de uma bebida alcoólica são oriundas de Jiahu, na China, onde em 7000 a.C. os agricultores fermentavam uma mistura de arroz, uvas, bagas de espinheiro-alvar e mel em vasilhas de barro.
Os primeiros registros escritos que mencionam a cerveja foram encontrados em Sumer (Suméria), civilização situada no sudeste da antiga Mesopotâmia (agora Iraque e kuwait), na extremidade de fluxo descendente dos rios Tigre e Eufrates.
Qual é o primeiro país que mais bebe álcool no mundo?
Veja os 10 países que mais consumiram cerveja no mundo em 2021, segundo o estudo: China - 38.093 mil quilolitros. Estados Unidos - 24.170 mil quilolitros. Brasil - 14.550 quilolitros.
A palavra álcool deriva do arábico al-kuhul, que se refere a um fino pó de antimônio, produzido pela destilação do antimônio, e usado como maquiagem para os olhos.
O etanol é produzido a partir de plantas ou raízes. No Brasil, a principal matéria-prima utilizada para sua produção é a cana-de-açúcar. Contudo, ele também pode ser produzido a partir do milho, da aveia, do arroz, da cevada, do trigo e do sorgo.
Qual a definição de álcool? A palavra em si vem do árabe al-kuhūl, que significa “colírio de pó de antimônio”; era um produto usado como maquiagem para os olhos. Mais tarde, os alquimistas medievais adaptaram o termo para se referir a todos os produtos da destilação.
Há indícios de acúmulo de sementes de uvas em sítios arqueológicos que foram datadas com carbono 14 por volta de 8000 a.c. A cerveja parece com a agricultura na Suméria há mais ou menos 6000 a.c. Portanto o vinho é mais antigo do que a cerveja.
Fabricada nos Estados Unidos, pela empresa Luxco, essa espécie de pinga gringa (ou spirit, como é chamada, uma beberagem feita de cereais e sem gosto algum) tem graduação alcoólica entre 75,5% e incríveis 95%.
A origem da extração do álcool se dá em 1860, nos Estados Unidos. Para amenizar a crise do açúcar e dependência do petróleo importado, o Brasil começou a extrair o etanol em 1925. Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, o decreto decreto-lei nº 737/1933 criou Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).
A Bíblia diz em Provérbios 20:1: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.” Por quê que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”
O álcool é considerado uma droga depressora, porque causa diminuição nas atividades do Sistema Nervoso Central (SNC). A substância provoca uma certa euforia no início da ingestão, mas logo depois uma sonolência. É muito comum que as pessoas tenham que aumentar a quantidade ingerida para ter os mesmos efeitos.
Existem três tipos de álcool: isopropílico, metílico e etílico. Cada um com propriedades e usos diferentes. Alguns dos usos mais comuns para o álcool são o recreacional para adultos, desinfetante ou industrial. Por muitos anos, os seres humanos diferenciam os tipos de álcool como um modo de segurança.
As bebidas fermentadas existem desde o despertar da civilização egípcia e há evidência da primeira bebida alcoólica na China ao redor do ano 7000 a.C. Na Índia, uma bebida alcoólica chamada Sura, destilada do arroz, era utilizada entre os anos 3000 e 2000 a.C.
O álcool, etanol, é um produto que resulta da fermentação de açúcares presentes em vegetais, (frutos, mel, caules e cereais), tais como a cevada, a uva, a cana-de-açúcar, sob a influência de microrganismos, nomeadamente leveduras.
O álcool 70% pode ser preparado misturando-se três parte de álcool 92,8% com uma parte de água fervida ou filtrada, valendo por 24 horas. Ouça o texto abaixo! O álcool 70% é usado para limpeza de vários lugares, principalmente de estabelecimentos comerciais que servem alimentos.
O etanol é o álcool mais importante, possuindo aplicação como combustível, agente desinfetante e de limpeza, ingrediente de bebidas alcoólicas, solventes químicos, entre outras. Outros álcoois de importância industrial e farmacêutica são o metanol, o etilenoglicol e o colesterol.
Há diferença entre álcool e etanol? Na verdade, são a mesma substância. O termo “etanol” tem sido utilizado nas bombas dos postos de combustíveis desde 2010 em razão de uma resolução da ANP — Agência Nacional do Petróleo —, mas ainda é popularmente chamado de álcool.
Está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito ...
O vinho tinto, conhecido por seus benefícios em razão das substâncias antioxidantes presentes, pode ser uma escolha equilibrada para celebrar as festividades do Ano-Novo. Segundo o médico Aamer Khan, as bebidas alcoólicas que contêm um composto chamado resveratrol são as melhores no que diz respeito à saúde.
Qual é o país que não pode beber bebida alcoólica?
Por sinal, os muçulmanos mais radicais se negam até a mesmo a encostar em garrafas de cerveja e vinho. Alguns países que adotam esse veto às bebidas alcoólicas são Bangladesh, Brunei (foto), Iêmen, Índia, Irã e Qatar, todos na Ásia. Bangladesh é um pequeno país asiático que faz fronteira com Índia e Myanmar.
1º) Bielorrússia (Europa) - Capital: Minsk - 9,5 milhões de habitantes. A Bielorússia alcançou 17,5 litros de bebida alcoólica por pessoa/ano. Único país a ultrapassar a marca de 17 litros. A bebida mais comum na Bielorússia é a Vodka, que eles chamam de Garelka.