Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus como um símbolo de Sua iminente morte e de Seu sepultamento. No dia seguinte, Jesus fez Sua entrada triunfal em Jerusalém e predisse Sua morte. Apesar de Seus milagres, algumas pessoas não acreditaram que Ele era o Salvador, o Messias prometido.
Quem era a mulher que lavou os pés de Jesus com perfume?
Mais ainda, por que, após a untura, Maria enxuga os pés de Jesus com seus cabelos? Usar o perfume para depois recolher parte dele, aparentemente, não faz sentido.
Enquanto lavava os pés de Jesus, Maria de Betânia unge o Filho de Deus com um frasco de bálsamo de nardo. Judas Iscariotes crítica a moça, mas o Messias exalta sua atitude.
No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.
Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender! — O senhor nunca lavará os meus pés! — disse Pedro.
MARIA UNGE OS PÉS DE JESUS | SERIE PANORAMA BÍBLICO | Podcast LPC - EP 01
Quem era a pecadora que ungiu os pés de Jesus?
Após presenciar o ato, é Maria Madalena quem vai visitar a tumba passados três dias do episódio. Seu retorno ao túmulo de Jesus faz parte de uma antiga tradição judaica de se conferir se o morto estava realmente morto. Porém, além de fazê-lo, seu outro propósito da visitar era ungir o corpo de Jesus.
Além disso, no mundo judeu, lavar os pés de alguém era uma manifestação de grande hospitalidade e devoção, um gesto que o servo reservava para o seu amo, ou a esposa para o seu marido.
O que Jesus quis ensinar quando lavou os pés dos discípulos?
João 13: 14. Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”. Lavar os pés dos discípulos não somente revela o coração de servo de Cristo, como demonstra o Seu desejo de se identificar com as pessoas de igual para igual “nenhum escravo é maior que seu senhor”.
Quem se inclina para lavar os pés eleva-se diante de Deus. É superada a relação senhor – escravo pela relação de igualdade e aliança. Lava-pés é despir-se do poder e revestir-se de humildade, desamarrar as sandálias para dar alívio aos sofredores.
Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus como um símbolo de Sua iminente morte e de Seu sepultamento. No dia seguinte, Jesus fez Sua entrada triunfal em Jerusalém e predisse Sua morte. Apesar de Seus milagres, algumas pessoas não acreditaram que Ele era o Salvador, o Messias prometido.
Resumo. Somente Lucas narra a passagem em que Jesus está participando de uma refeição na casa de um fariseu e uma mulher, pecadora e sem nome, entra na casa (Lc 7,36-50). A mulher chora e com suas lágrimas lava os pés de Jesus e enxuga-os com os seus cabelos.
Santa Maria Madalena foi tratada como a pecadora arrependida que molhou os pés de Jesus com suas lágrimas, enxugou-os com os próprios cabelos e os ungiu com óleo perfumado e, aproximando-se do cômico, foi confundida com a mulher adúltera apresentada no evangelho de João 8, 1-11.
Quem era a mulher que quebrou o vaso de alabastro?
Nesse jantar, Maria, irmã de Marta e Lázaro, traz um vaso de alabastro contendo quase meio quilo de um perfume raro e caro, e quebra-o derramando todo o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Seu propósito era agradecer a Jesus a ressurreição de seu irmão, que levantara da morte, e preparar o corpo de Jesus para a morte.
Tivemos a curiosidade de transformar 300 denários, que é o valor mencionado na Biblia, ao valor corresponde em REAIS nos dias atuais. Descobrimos que esse valor correspondia a 300 dias de trabalho que equivalem a bagatela de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)😱
Quem foi o primeiro discípulo que Jesus lavou os pés?
“Jesus lavou os pés de Judas, lhe dá naquele momento a oportunidade de mudar de vida, mas Judas estava com o coração duro e mesmo Jesus lavando aqueles pés e depois de comer no prato oferecido por Jesus, Judas vai embora para trair”.
Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos.
Por que Jesus tirou a capa para lavar os pés dos discípulos?
Mas Jesus vira o mundo de cabeça para baixo e, ao lavar os pés de seus apóstolos, traduz em gestos concretos qual é o papel do seguidor de seus ensinamentos: servir a todos, independentemente de qualquer condição social! Ser cristão é ser servidor: esse é o ensinamento central da vida de Jesus Cristo.
O lava-pés no casamento é mais do que um simples gesto ritualístico; é uma representação tangível do compromisso e do amor mútuo entre os noivos. Ao se curvarem para lavar os pés um do outro, os noivos demonstram humildade, serviço e cuidado mútuo, essenciais para uma união duradoura e feliz.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Porque os judeus beijam a porta antes de sair de casa?
Os judeus costumam beijar a mezuzá de cada vez que se passa pela porta, para recordar as orações que estão contidas ali dentro e os princípios do judaísmo que elas carregam.
Lavação. Ao lavar bem os pés, se evita o aparecimento de outros problemas como mau cheiro e micoses. Não se deve negligenciar essa parte do corpo na hora do banho. Ao lavar os pés, passe uma esponja entre os dedos e seque bem.