Filho de um de um escravo emancipado e cobrador de impostos, foi educado em Roma e Atenas e estabeleceu-se em Roma como escriba de questores. Após o assassinato de Júlio César (44 a. C.), uniu-se ao grupo republicano e comandou uma legião do exército de Brutus na batalha de Filipos.
Um desses é Aurélio Quintus Pompeu, filho de um modesto oficial da legião romana da Judeia e de uma jovem grega, que ele conhecera e com quem se casara, em Jerusalém. O oficial romano cedo desencarnou, durante uma expedição em que combatia uma dessas rebeliões, tão frequentes na Judeia e na Palestina.
Atuou militarmente sob comando de Júlio César e foi irmão de Cicero, o mais importante orador de Roma. Durante a campanha de César na Britânia, escreveu uma série de poemas tendo o conflito como tema.
Então, o sumo sacerdote interrogou a Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina. Declarou-lhe Jesus: Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em oculto.
General hábil, derrotou então sucessivos exércitos romanos enviados contra si. Por outro lado, tido também como político e sábio administrador, logrou insinuar-se, pouco a pouco, entre as diferentes tribos, introduzindo vários elementos dos costumes romanos.
Jesus é interrogado por Quintus (Cena de The Chosen)
Quem foi quintus em The Chosen?
Brandon Potter como Quintus: um magistrado romano em Cafarnaum e o pretor da Galileia. Kirk B. R. Woller como Gaius: um centurião romano e ex-associado de Mateus.
Longinus, seu nome latino, provavelmente se trata de uma referência à lança comprida que, segundo relatos bíblicos, o soldado romano teria utilizado para perfurar o peito de Jesus na cruz, para ter a certeza de que ele estava morto.
Dédalo (em Grego antigo Δαίδαλος, também conhecido como Quintus), é um semideus filho de Atena. Um gênio da sua época, é o inventor do Labirinto, além de também ser o Semideus mais velho conhecido, ou o único adulto, já que na série, é revelado que ele não foi feito um imortal.
Esta primeira teoria aponta que Gaius é o centurião de Mateus 13:5–13, que teve seu servo curado. Teoria citada por Luisa Bianco e Phill Good. Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. E disse: “Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento”.
Segundo a Bíblia, depois de preso Jesus foi apresentado às autoridades. Pôncio Pilatos, que era o governador da província romana da Judeia, teria então apresentado Jesus para uma assembleia popular — e a condenação teria sido assim, por aclamação.
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.
Filho de um de um escravo emancipado e cobrador de impostos, foi educado em Roma e Atenas e estabeleceu-se em Roma como escriba de questores. Após o assassinato de Júlio César (44 a. C.), uniu-se ao grupo republicano e comandou uma legião do exército de Brutus na batalha de Filipos.
Caio Cássio Longino, em latim Gaius Cassius Longinus (antes de 85 a.C. — outubro de 42 a.C.) foi um senador romano e o principal agente na conspiração contra Júlio César, e o cunhado de Marco Júnio Bruto. 85 a.C.
São Longuinho foi, na verdade, o soldado romano Longinus, que se encontrava na Terra Santa e integrou o grupo encarregado de promover a execução de Jesus Cristo. Consta que água espirrada do corpo de Cristo pingou no olho de Longinus e curou um defeito. Ele se converteu, tornou-se cristão.
Caio Cláudio Glabro (em latim: Gaius Claudius Glaber) foi um comandante do exército da Roma Antiga, ostentando os postos de general (também chamado de legado) e pretor em 73 a.C. Ele foi derrotado durante a batalha no Monte Vesúvio contra as forças do gladiador rebelde Espártaco (do latim Spartacus) na célebre revolta ...
Quinto Pompeu Rufo (em latim: Quintus Pompeius Rufus) foi um político romano que foi eleito pretor em 63 a.C., mas cuja relação com os demais membros da gente Pompeia é incerta. Em 62 a.C., fugiu de Roma para Cápua por temer os seguidores de Catilina durante sua tentativa de golpe.
Em A Batalha do Labirinto, Dédalo se passou por Quintus, um treinador de esgrima. Ele trazia sua cachorra infernal Sra. O'Leary e se infiltra no acampamento Meio-Sangue.
Daídalos; em latim: Daedalos; em etrusco: Taitale), na mitologia grega, é um personagem natural de Atenas e descendente de Erecteu. Notável arquitecto e inventor, cuja obra mais famosa é o labirinto que construiu para o rei Minos, de Creta, aprisionar o Minotauro, monstro filho de sua mulher.
Porque saiu água e sangue quando o soldado perfurou Jesus?
Estando Jesus já morto e ainda pregado na cruz, diz o evangelista, um soldado aproximou-se, feriu-lhe o lado com a lança, e imediatamente saiu sangue e água: a água, como símbolo do batismo; o sangue, como símbolo da eucaristia.
O que aconteceu com o soldado que perfurou Jesus com a lança?
Segundo o evangelho de João 19:34, "um soldado lhe atravessou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água." Já os relatos não bíblicos dizem que esse líquido saído do corpo de Jesus teria respingado nos olhos do soldado, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular.
Cláudio Lísias ou apenas Lísias é uma pessoa mencionada nos Atos dos Apóstolos do Novo Testamento da Bíblia. Segundo Atos 21, 22, 23 e 24, Lísias era um tribuno e comandante (quiliarca) da guarnição romana de Jerusalém (coorte em Atos 21:31).