Thomas Kuhn foi um físico que desenvolveu a noção de paradigma, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência. Uma das maiores contribuições de Thomas Kuhn foi a noção de que a ciência é historicamente orientada.
Kuhn defende que grande parte do conhecimento do cientista normal é, na expressão de Polanyi, tácito, i.e., adquirido pela inspeção e imitação de problemas-soluções exemplares, e não através de regras e proposições explicitáveis (Seções 4 e 5).
Kuhn entende a ciência normal como uma atividade de resolução de “quebra-cabeças” (puzzles), já que, como eles, ela se desenvolve segundo regras relativamente bem definidas. Só que na ciência os quebra-cabeças nos são apresentados pela Natureza.
A epistemologia de Kuhn comporta três conceitos fundamentais: o de paradigma, o de ciência normal e o de ciência extraordinária. O paradigma representa um conjunto de teorias, de regras, de métodos, de formulações que são comummente aceites pela comunidade de cientistas.
Quem foi Thomas Kuhn e sua linha de discussão dentro da filosofia?
Thomas Kuhn foi um daqueles pesquisadores da Filosofia da Ciência que defenderam o contexto de descoberta, o qual privilegia os aspectos psicológicos, sociológicos e históricos como relevantes para a fundamentação e a evolução da ciência.
Thomas Kuhn - Paradigma Científico - Revoluções Científicas
Qual foi a principal obra de Thomas Kuhn e que causou uma grande revolução na história e filosofia da ciência?
Uma das maiores contribuições de Thomas Kuhn foi a noção de que a ciência é historicamente orientada. Essa noção foi apresentada em sua obra “A estrutura das Revoluções Científicas”, de 1962, que causou um grande impacto na filosofia da ciência.
Em que obra Thomas Kuhn introduziu o conceito de paradigma científico?
A publicação de A Estrutura das Revoluções Científicas(1962) é considerada um ponto de in- flexão na história da filosofia da ciência anglófona. Com essa obra, original e sugestiva, Tho- mas Kuhn (1922-1996) tornou-se um dos mais influentes filósofos da ciência do final do sécu- lo XX.
Já na introdução, Kuhn apresenta a seguinte definição: “Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”.
É a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
Qual é a visão de Thomas Kuhn sobre a mudança de paradigmas na ciência?
Em uma definição simples, para Kuhn, a ciência desenvolver-se-ia pela criação e abandono de paradigmas, modelos consensuais adotados pela comunidade científica de uma época.
Qual conceito de desenvolvimento da ciência foi proposto por Thomas Kuhn?
Diferentemente dos filósofos da ciência de sua época, que viam o desenvolvimento científico como um largo processo de acumulação, Kuhn propôs que o desenvolvimento científico está marcado por processos de ruptura denominados revoluções científicas .
Uma crise divide a pesquisa científica em dois grupos, os cientistas que tratam a anomalia como um problema de Ciência Normal tentando resolvê-la a luz do paradigma vigente, para isso eles “[…] conceberão numerosas articulações e modificações ad hoc de sua teoria [...]” (KUHN, 2011, p.
Thomas Kuhn estabelece três classificações possíveis para a constituição da ciência normal: determinação do fato significativo (constructos teóricos e práticos a respeito de leis da natureza), harmonização dos fatos com a teoria e articulação da teoria (resolução de ambiguidades e problemas).
Quais as principais características da revolução científica segundo Kuhn?
Kuhn (1998) defende que a ciência normal não é capaz de corrigir um paradigma, mas apenas reconhecer anomalias e crises. Apenas “vendas que caem dos olhos”, ou seja, um movimento abrupto e não-estruturado são capazes de provocarem soluções para tais problemas.
uma anomalia parece ser algo mais do que um novo quebra-cabeça da ciência normal, é sinal de que se iniciou a transição para a crise e para a ciência extraordinária.”
Paradigma é algo que serve como modelo, como exemplo, como padrão e ele estabelece limites. Imagine que o paradigma é uma lente de óculos, por meio da qual você enxerga o mundo de um determinado modo. Sem a lente apropriada, a imagem ficaria distorcida.
Paradigma é descrito nos dicionários como um substantivo masculino que significa exemplo geral, conjunto de formas ou modelo de algo. Na linguagem coloquial é constantemente utilizada como sinônimo de padrão, exemplo, modelo, norma, protótipo e regra.
Em se tratando de um paradigma, Morin (1992) aborda que um paradigma é um conjunto de relações fundamentais de associação e/ou oposição entre um número restrito de noções entre as relações que comandam, bem como, controlam todos os pensamentos, discursos e até mesmo teorias.
Sobre a função do paradigmaPara Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pelaadoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estru-tura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos– que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realida-de e os seus ...
O QUE SIGNIFICA QUEBRAR PARADIGMAS? Paradigmas são modos de conduta enraizados com o passar do tempo. A quebra de paradigmas, inclusive, nas empresas, é um desafio: significa romper um modo de pensamento ou ação já praticado e substitui-lo pela novidade.
Já na introdução, Kuhn apresenta a seguinte definição: “Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”. (p.
O que causa uma crise de paradigma para Thomas Kuhn?
Todos os paradigmas serão inadequados, em alguma medida, no que se refere à sua correspondência com a natureza. Quando esta falta de correspondência se torna séria, isto é, quando aparece crise, a medida revolucionária de substituir todo um paradigma por outro torna-se essencial para o efetivo progresso da ciência.
Qual é a visão de Thomas Kuhn sobre a ciência normal e as revoluções científicas e como isso afeta a compreensão do método científico?
Na verdade, segundo Kuhn, não há progresso por acumulo gradual de conhecimentos e/ou experimentos, mas por disrupturas na chamada ciência normal. Esse pensamento de certo modo justificava, por assim dizer, as grandes transformações nos modelos científicos que preencheram a ciência do fim do século XIX e do século XX.