Tamar produz cerca de 900 milhões de metros cúbicos de gás por dia – o que equivale a aproximadamente 40% da produção total de gás de Israel, segundo Rystad. Grande parte do gás é enviado ao Egito para exportação para a Europa como gás natural liquefeito, ou GNL.
Desde dezembro do ano passado, o Brasil enviou mais de 260 mil toneladas para Israel, a partir da produção nos campos no mar da empresa britânica Shell e da francesa Total Energies em parceria com a Petrobras.
Em Gaza, dois grandes campos de gás natural ganham destaque: Tamar e Leviatã, com cerca de 200 trilhões de metros cúbicos em reservas, descobertos em 2009 e 2010 e já explorados pela empresa norte-americana Chevron.
📍 No centro do mais recente conflito entre o Hamas e Israel, a Faixa de Gaza é uma região palestina localizada em um estreito pedaço de terra na costa oeste do território israelense, na fronteira com o Egito e banhada pelo Mar Mediterrâneo.
Os maiores produtores mundiais de gás natural são atualmente Estados Unidos, Rússia, Irã, Catar, Canadá, China e Noruega. Esses países têm excesso de gás natural que pode ser exportado para outros países ao redor do mundo. que é transportado por gasodutos ou como gás natural liquefeito (GNL).
União Europeia assina acordo para ampliar a compra de gás natural de Israel e do Egito
Qual é o maior fornecedor de gás do mundo?
O Brasil foi o 30º maior produtor de gás natural em 2021, mantendo-se na mesma posição de 2020. EUA e Rússia são responsáveis por 40% da produção mundial.
A Faixa de Gaza, densamente povoada, depende fortemente de Israel para obter água, eletricidade e alimentos, o que faz com que o bloqueio mais severo tenha um impacto de longo alcance.
O campo de Tamar está localizado a apenas 24 quilômetros da costa sul de Israel e é uma importante fonte de gás natural para abastecer a rede elétrica da nação. No entanto, a Chevron disse que continua a fornecer aos seus clientes em Israel e na região gás da plataforma Leviathan.
O Hamas governa a Faixa de Gaza desde o ano de 2007. Em termos econômicos e infraestruturais, a Faixa de Gaza é um território muito pobre e que enfrenta sérios problemas de abastecimento. A situação se agravou a partir do bloqueio imposto por Israel, em 2007.
Israel não produz petróleo, mas tem um impacto de segunda ordem que pode ser algum problema no acordo entre Israel e Arábia Saudita”, diz Victor Cândido, economista-chefe da RPS Capital.
Israel é o mais importante centro de produção e comércio de diamantes. A principal razão é que o setor de diamantes de Israel é tão multifacetada quanto seus diamantes.
Além disso, Israel oferece para sua população estruturas modernas de transporte, energia e telecomunicações. O país está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia de informação e possui alto nível de digitalização da sua economia. Além disso, possui centros de pesquisa e desenvolvimento renomados em nível global.
Geólogos e economistas confirmaram que nos territórios palestinos existem “reservas consideráveis de petróleo e gás natural”. Estes recursos estão localizados na Área C da Cisjordânia e na costa do Mediterrâneo, ao longo da Faixa de Gaza.
Lucro bilionário com vendas de armas a Israel gera perplexidade. Empresas dos EUA lucram bilhões com conflito na Faixa de Gaza, gerando perplexidade. Vendas de armas a Israel em meio a devastação levantam questões éticas.
Qual país tem a maior reserva de gás natural do mundo?
Os russos encabeçam a lista dos países com a maior riqueza em gás natural, segundo ranking da CIA. O país detém 47,57 trilhões de metros cúbicos do combustível, o que equivale a cerca de 25% do total de reservas mundiais. Em segundo lugar no ranking está o Irã.
A eletricidade gerada a partir da energia solar representa 90% do total de energia renovável em Israel. Espera-se que isso aumente ainda mais com os projetos solares em andamento e futuros. Em janeiro de 2021, a Autoridade Eletricista de Israel alocou 608,95 MW de projetos solares a sete licitantes no país.
Os campos marítimos produziram 97% do petróleo e 83% do gás natural. 45,5% da produção de gás natural foi reinjetada. A produção do pré-sal correspondeu a 67,5% do total produzido no Brasil, com perspectivas de ampliação da produção de gás natural. A Petrobrás foi responsável por 72,5% do gás natural produzido em 2021.
As fontes de financiamento do Hamas não são publicamente divulgadas. Suspeita-se que outros países, como a Turquia e a Coreia do Norte, também tenham apoiado os terroristas financeiramente ou com outras formas de assistência, no entanto, até o momento nada foi oficialmente esclarecido.
A Palestina foi conquistada pelos hebreus ou israelitas (mais tarde também conhecidos como judeus) por volta de 1200 a.C., depois que aquele povo se retirou do Egito, onde vivera por alguns séculos.
A Faixa de Gaza é uma região que forma, com a Cisjordânia, a Palestina. O território da Palestina busca reconhecimento internacional como um Estado. O território gazeu serviu como abrigo para um grande número de refugiados que fugiram da Palestina após a fundação do Estado de Israel.
A maior parte do gás natural foi extraído do Rio de Janeiro, estado que concentra 65% das reservas brasileiras privadas do produto. A participação do estado avançou dos 55,8% de 2020 para 64%. No mesmo período, a participação do estado de São Paulo recuou de 15% para 12,4%, e a do Amazonas, de 12,5% para 10,2%.
Qual o principal fornecedor de gás natural para o Brasil?
De acordo com dados da ANP, as maiores empresas de gás do Brasil são, pela ordem, Petrobras, Naturgy, Comgás, Gás Natural Açu (GNA) e Golar Power. A Petrobras, como líder do ranking, possui uma grande participação no mercado de gás natural, com destaque para a produção e distribuição desse insumo.
Em termos de fertilizantes, o Brasil importa da Bolívia principalmente ureia e cloreto de potássio, com uma média de US$ 59 milhões e US$ 9,5 milhões, respectivamente, nos últimos três anos.