Tradicionalmente Tessalônica foi fundada em c. 316 a.C pelo general macedônio Cassandro, que o nomeou em homenagem a sua esposa Tessalônica, filha de Filipe II da Macedônia.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23).
Nos séculos 16 e 17, houve uma Era de Ouro dos judeus em Tessalônica, que alcançaram um auge de desenvolvimento cultural e econômico. A fama dos rabinos de lá se espalhou por todo o mundo sefardita. Em 1908, os judeus da cidade eram nada menos do que 80 mil, a maioria da população.
Sua população era formada principalmente por gregos, romanos e judeus. Em torno da metade da população, senão mais, era constituída por escravos, mesmo assim florescente cidade comercial. Hoje em dia é conhecida como Salônica. Tessalônica era governada por politarcas (autoridades políticas), eleitos pelo povo.
O chamado Massacre de Tessalónica ou Tessalônica foi um episódio de perseguição e violência contra os não-cristãos do Império Romano ocorrido no ano de 388, e que resultou na morte de 300, 500 ou 7000 pessoas, conforme as diversas versões do acontecimento.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
“Paulo escreveu de Corinto as Epístolas aos Tessalonicenses, durante a sua segunda viagem missionária”, por volta dos anos 50 a 51 d.C. (Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Foi dentro desse contexto de mudanças que, em 1997, realizou-se a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade, na cidade de Tessalônica, na Grécia.
Paulo escreveu 1 Tessalonicenses para os membros da Igreja em Tessalônica. Tessalônica era a cidade mais populosa e próspera na Grécia antiga, no reino da Macedônia, por dois fatores importantes: a cidade foi construída no melhor porto natural no Mar Egeu e estava localizada no principal caminho que ligava Roma à Ásia.
Salonica, também conhecida como Tessalónica ou Tessalônica (em grego: Θεσσαλονίκη; romaniz.: Thessaloníki; "vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia.
Paulo saiu de Tessalônica às pressas devido às perseguições, mas escreveu uma carta expressando seu amor aos santos que ficaram na cidade. Ele os lembrou de que não é suficiente saber o evangelho; devemo-nos esforçar para ter a companhia constante do Espírito Santo.
Qual era o dom de Paulo que escreveu aos tessalonicenses?
Vejam o que foi que Paulo escreveu aos seus amigos de Tessalônica que estavam em dificuldades: 2,13 Estamos sempre agradecendo a Deus porque vocês ouviram a palavra que falamos e a aceitaram não como palavra humana e sim como o que ela é na verdade, palavra de Deus que está agindo em vocês, que acreditaram.
Mas voltemos a falar da história. A começar pelo nome da cidade, que foi uma homenagem a uma princesa: Thessalonike da Macedônia. Mas não uma princesa qualquer. Seu pai era o rei Filipe II da Macedônia e seu meio-irmão ninguém mais, ninguém menos, que Alexandre, o Grande.
A Chegada de Paulo a Tessalônica Paulo, Silas e Timóteo chegaram a Tessalônica durante sua segunda viagem missionária, por volta de 50-51 d.C. Como era seu costume, Paulo começou a pregar nas sinagogas, apresentando o evangelho aos judeus locais.
As duas cartas enviadas pelo apóstolo Paulo à igreja de Tessalônica localizada na cidade grega de Tessalônica, região da Macedônia, podem ser classificadas dentro dos primeiros escritos paulinos.
Resumo. Em 380 o imperador Teodósio promulga o edito de Tessalônica no qual reconhece o cristianismo como religião oficial do Império. A esse edito seguem-se outros, sempre reforçando o primeiro, condenando o paganismo e as heresias e punindo até com a perda dos direitos civis aos que não professassem o cristianismo.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
Jasão de Tarso, também Jasom, é um dos Setenta Discípulos. Ele aparece no Novo Testamento em Atos 17, quando sua casa foi utilizada como refúgio para Paulo, Silas e Timóteo, na Tessalônica.
De fato, em Tessalônica reinava todo tipo de perversão sexual. Havia, inclusive, um sistema organizado de prostituição e a lascívia que dominava a cidade era vista até nas paredes das casas, muitas delas ornamentadas com pinturas obscenas. A criminalidade também crescia de forma galopante em Tessalônica.