Em 1415, a família Hohenzollern, que governava no estado de Brandemburgo - estado que fazia parte do Sacro Império Romano Germânico- se instala em Berlim e, alguns anos mais tarde, no final do século XV, declara Berlim a capital de Brandemburgo.
O responsável direto pela construção do muro foi Erich Honecker, ironicamente, o político que esteve à frente da RDA quando o muro caiu, em 1989. Em 1961, Honecker era o chefe de segurança do comitê do Partido Comunista da Alemanha Oriental (SED).
Grande parte da estratégia de guerra no ataque contra Berlim foi realizada pelo próprio Stálin, mas também tiveram papel importante nela os comandantes Konev e Zhukov. A conquista de Berlim foi estipulada como alvo prioritário por Stálin, que desejava conquistar a cidade antes de britânicos e americanos.
Em 1415, a família Hohenzollern, que governava no estado de Brandemburgo - estado que fazia parte do Sacro Império Romano Germânico- se instala em Berlim e, alguns anos mais tarde, no final do século XV, declara Berlim a capital de Brandemburgo.
A Alemanha foi nomeada como Germania pelo comandante romano Julius Caesar, quando descobriu uma área ainda não conquistada durante suas peregrinações. A Alemanha é o país europeu mais populoso (além da Rússia), com uma população de 82 milhões.
O nome Berlim tem as suas raízes na língua dos habitantes de eslavos que viviam na região da atual Berlim e pode estar relacionada ao tronco do antigo polábio berl-/birl- ("pântano").
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética dividiram a Alemanha em quatro zonas de ocupação. A área ao leste, conhecida como Alemanha Oriental, ficou sob influência da União Soviética - posteriormente chamada de República Democrática Alemã (RDA).
Menos de 48 horas após o suicídio de Hitler, o comandante Weidling ordenou o fim dos combates na capital. O Exército Vermelho hasteou a bandeira soviética sobre o Reichstag, sede do parlamento alemão. Era o fim da guerra em Berlim e, seis dias depois, em toda a Alemanha.
O Muro de Berlim foi construído em 1961 e dividia a Alemanha em duas partes: a Ocidental e a Oriental. O muro foi um dos grandes símbolos da Guerra Fria e foi construída por decisão das autoridades da Alemanha Oriental e da União Soviética.
Esse muro, que existiu entre 1961 e 1989, foi construído após autorização de Walter Ulbricht e Nikita Kruschev, líderes da Alemanha Oriental e União Soviética (URSS), respectivamente. Ao longo da existência desse muro, 140 pessoas morreram tentando cruzá-lo.
Quem foi o responsável pela queda do Muro de Berlim?
A queda do Muro aconteceu após o porta-voz do governo da Alemanha Oriental anunciar a abertura das fronteiras do país. Milhares de pessoas reuniram-se ao redor do Muro no dia 9 de novembro de 1989 e, então, começaram a colocar o muro abaixo.
Quando caiu o Muro de Berlim para que lado o povo correu?
Quando o muro de Berlim caiu, as pessoas correram para o lado capitalista, o lado ocidental. Mesmo possuindo quase metade do território do mundo, os países comunistas não conseguiram se manter.
Trazemos o urso, que é o símbolo das armas da cidade, cuja origem vem da história de Albrecht I, chamado de “o Urso”. Ele foi um guerreiro saxão que conquistou as terras que hoje são Berlim, por volta do ano 1100. Parte do povo que habitava essa região era eslavo, com uma língua bem diferente das línguas germânicas.
Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,4 milhões dentro de limites da cidade, Berlim é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa cidade e a oitava mais populosa área urbana da União Européia.
Um dos primeiros nomes conhecidos da região foi dado pelos romanos. Eles a chamavam de Germania, que significava “terra dos Germani”. O que era latim mais tarde seria incorporado e trazido para outros idiomas: é o caso do indonésio (Jerman) e do inglês (Germany).
De 919 a 936, os povos germânicos (francos, saxões, suábios e bávaros) foram unidos pelo duque Henrique da Saxônia, que assumiu o título de rei. Pela primeira vez, o termo Reino dos Germanos (Regnum Teutonicorum) foi aplicado ao reino franco oriental.
A Origem. Os povos germânicos, pertencentes à linhagem indo-europeia, foram originalmente estabelecidos na área entre o atual norte da Alemanha, as regiões meridionais da Suécia e Dinamarca e as costas do Báltico.
Acredita-se que ele tenha sido criado pelo então primeiro-ministro da Prússia, Otto von Bismarck, que liderou os demais Estados alemães para criar uma nação unificada. Bismarck tornou-se chanceler do novo país e seu primeiro imperador foi o rei da Prússia, Guilherme 1°.