O Vasco foi fundado como um clube de remo em 1898, por um grupo de 63 rapazes, imigrantes portugueses e luso-descendentes, reunidos no bairro da Saúde. O nome escolhido foi Club de Regatas Vasco da Gama, pois naquele ano eram comemorados os 400 anos da viagem do almirante homônimo à Índia.
[3] Segundo o site oficial do Vasco da Gama (www.crvascodagama.com) , a idéia da fundação do clube partiu de quatro jovens remadores (Henrique Ferreira Monteiro, Luís Antônio Rodrigues, José Alexandre d'Avelar Rodrigues e Manuel Teixeira de Souza Júnior) pertencentes ao Grupo de Regatas Gragoatá, cansados de ter que se ...
Principal objetivo da viagem de Wander ao Brasil é uma série de reuniões com os dirigentes do Cruzmaltino. A chegada ao Rio de Janeiro de Josh Wander, proprietário da 777 Partners, dona da SAF do Vasco, tem agitou o ambiente do clube carioca.
O Flamengo é mais rival para os vascaínos do que o Vasco é para os flamenguistas. Na pesquisa O Maior Raio-x do Torcedor, realizada em uma parceria Quaest/CNN/Itatiaia, 91% dos cruzmaltinos elegeram o Rubro-Negro como principal adversário.
A empresa 777, dona do vasco da gama no Brasil e de times como o Everton na Inglaterra, anuncia venda de todos os clubes. A 777 Partners, conhecida por sua atuação no mercado esportivo internacional, enfrenta um período turbulento.
A 777 Partners, uma empresa de investimento alternativo dos EUA, enfrentou um declínio significativo depois da aquisição do Everton, clube de futebol da cidade de Liverpool.
1888: O São Paulo Athletic Club, o primeiro clube esportivo do país, é fundado (13 de maio).
1894: Charles Miller retorna ao Brasil para trazer na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas (18 de fevereiro).
Só mais tarde foi inserida a faixa branca na diagonal, que simboliza o caminho das Índias. – Um dos grandes diferenciais do Vasco desde a sua fundação era aceitar representantes das classes mais pobres, incluindo negros e comerciantes, algo que não acontecia nos outros clubes bem mais elitistas.
Fundado em 1898, na cidade do Rio de Janeiro, o clube ganhou o seu nome em homenagem ao navegador português Vasco da Gama. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o preto, o branco e o vermelho, estilizados na cruz de malta, símbolo do time.
No dia 11 de fevereiro de 2024, o Vasco perdeu um dos seus torcedores fanáticos: Herb Venâncio Gonçalves faleceu aos 53 anos, mas deixou como legado o amor pelo clube.
Foi o primeiro clube a conquistar o campeonato organizado pela principal liga de futebol do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, com uma equipe composta por uma diversidade social e racial. Esse feito foi fundamental para a construção da identidade do Vasco que conhecemos hoje.
Em comunicado, Ian Ratner assume as operações da empresa. Foto: Lance! Nos últimos dias, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu o contrato entre a 777 Partners e o Vasco. Com isso, o controle do clube passou a ser do grupo associativo, que é presidido pelo ex-jogador Pedrinho.
Ao todo, se a 777 não baixar a pedida, o comprador da SAF vascaína terá que desembolsar R$ 600 milhões para a empresa americana e mais R$ 390 milhões (além de correção monetária) em aportes.
Com a tradição popular, a cruz de Malta acabou sendo associada ao Vasco desde a sua fundação, e o clube passou a ser chamado muitas vezes de cruzmaltino. O hino popular do Vasco, composto por Lamartine Babo, logo em seu início afirma "a Cruz de Malta é o meu pendão".
O personagem era desenhado por Molas ao lado de uma típica caravela portuguesa. O jornal descrevia o mascote como um “verdadeiro lobo do mar, em sua caravela, sempre pronto a navegar e enfrentar todas as tormentas”. Anos mais tarde, o Vasco adotou o Almirante como mascote oficial.
Ganhar a Copa Libertadores e disputar o Mundial de Clubes é uma oportunidade que poucas equipes brasileiras puderam ter e, isso, não foi diferente com o Vasco da Gama, campeão sul-americano de 1998, mesmo sem levantar o troféu da competição.