A guerra terminou com uma vitória Bolchevique no atual território da Rússia. Os governos da República Russa e do Estado Russo haviam colapsado e a criação União Soviética viria um ano depois, em 1924.
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos internos na Rússia Imperial, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.
Guerra Civil Russa, travada entre 1918 e 1921, foi resultado do surgimento de forças armadas contrarrevolucionárias. A vitória na guerra consolidou o poder dos bolcheviques.
A guerra civil perdurou até 1923, embora a maior parte dos combates já tivesse cessado em 1921, com a vitória dos bolcheviques. Durante este período, exércitos e militares de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar o seu próprio sistema.
A guerra terminou com uma vitória Bolchevique no atual território da Rússia. Os governos da República Russa e do Estado Russo haviam colapsado e a criação União Soviética viria um ano depois, em 1924.
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA! - Resumo de História (Débora Aladim)
O que causou a guerra civil na Rússia?
Síntese: As tendências autoritárias do Partido Bolchevique rapidamente se fizeram sentir e a violência e o terror generalizaram-se. A oposição aos bolcheviques, que surgiu imediatamente em diversas regiões, conduziu o país a uma guerra civil que opôs o “Exército Vermelho” ao “Exército Branco”.
As crises sociais e a Revolução Socialista na Rússia em 1917 se constituíram como principais fatores que motivaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.
A oposição contra os bolcheviques foi formada por diferentes grupos, tais como monarquistas, liberais, socialistas-revolucionários, camponeses, anarquistas, etc. A existência desses movimentos de resistência foi a grande responsável por levar a Rússia à guerra civil.
O primeiro uso da palavra “Rosia” é atribuído ao imperador Constantino VII (no século 10). Há, no entanto, outra designação para essas terras: “Ruthenia”, palavra que vem do sueco antigo “Rōþin-”. “Rutênia” é como a Rússia era chamada em muitas fontes europeias em língua latina.
Nascia assim a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou apenas URSS. A Revolução Russa só foi acabar em 1928, quando Stálin chegou ao poder e passou a ampliar a União Soviética, anexando mais e mais territórios. Esse regime é conhecido como stalinismo.
No seu VII Congresso, em março de 1918, os bolcheviques mudaram seu nome oficial de "Partido Operário Social-Democrata Russo" para "Partido Comunista Russo". Lenin queria distanciar seu grupo do Partido Social-Democrata da Alemanha, cada vez mais reformista, e enfatizar seu objetivo final: uma sociedade comunista.
Em russo, a palavra bolchevismo (bolscinstvó) significa maioria. Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
Exército Vermelho é a forma como popularmente ficou conhecido o exército soviético, o maior exército que já existiu. Ele foi criado pelos bolcheviques no início da Guerra Civil Russa com o principal objetivo de combater os exércitos dos brancos, grupos contrários aos bolcheviques.
O Tratado de Brest-Litovski (conhecido, na Rússia, como Tratado de Brest) foi um acordo de paz em separado, celebrado em 3 de março de 1918, pelo então recentemente instalado governo bolchevique da Rússia e pelas Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Reino da Bulgária e Império Otomano).
Em 25 de dezembro de 1991 tem fim a URSS, fazendo surgir 15 novos países. Além dos bálticos, ganharam a independência Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão.
O novo governo provisório liderado por Kerensky manteve a Rússia na guerra desgastando o governo e contribuindo para a Revolução do Partido Bolchevique em outubro de 1917.
A Guerra Civil Americana prolongou-se durante quatro anos e terminou com a derrota do exército confederado e a reunificação do país. Na verdade, o Sul estava em clara desvantagem e o desfecho do confronto não constituiu surpresa.
Era formado por forças nacionalistas e contrarrevolucionárias russas, uma amálgama de organizações anti-comunistas, conservadoras e, em muitos casos, pró-czaristas e ainda os defensores da antiga República Russa, além de outras facções, que, após a Revolução de Outubro, lutaram contra o Exército Vermelho e os ...
Trotsky apoiava em defender o marxismo, combatendo a burocracia no Estado Operário que se fortaleceu com a ascensão de Stalin ao poder em 1924 na União Soviética.
Uma das guerras civis de grande repercussão na história e que é bastante estudada foi a Guerra Civil Americana, conflito que dividiu os Estados Unidos entre 1861 e 1865, causando cerca de 600 mil mortes. Ainda no século XIX, uma grande guerra civil aconteceu na China — a Rebelião Taiping.
O fim da Guerra Civil Americana se deu com a derrota do Sul a partir de medidas adotadas pelo presidente, que foi dominando a economia desses estados. As principais consequências da Guerra Civil Americana foram uma forte recessão político-econômica em todos os EUA e a segregação racial nos estados do Sul.