A alemã Steffi Graf foi a pioneira, em 1988, sendo a única (entre homens e mulheres) a vencer todos os Grand Slams e as Olimpíadas no mesmo ano - o termo em inglês para isso é o "True Golden Slam" (Golden Slam Verdadeiro). Depois foi a vez do americano Andre Agassi, em 1999.
A alemã ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul-1988. Venceu também todos os torneios do Grand Slam naquele mesmo ano. Ela é a única, entre homens e mulheres, a fazer isso e é a jogadora que mais liderou o ranking mundial.
A temporada de Grand Slams do tênis terminou e a nova geração chegou para ficar. Nos torneios masculinos, após um 2023 quase perfeito de Novak Djokovic, os jovens Jannick Sinner e Carlos Alcaraz levantaram os troféus.
Eles oferecem o maior número de pontos no ranking mundial, prêmios em dinheiro, atenção do público e da mídia. Os títulos nestes torneios são chamados de Títulos de Grand Slam. Os torneios são o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open, que acontecem nesta ordem.
Novak Djokovic é o maior vencedor de Slams em simples masculino, com 24 títulos. O sérvio conquistou seu primeiro Major em 2008, no Australian Open. Desde então, dominou o torneio de Melbourne, tornando-se o maior campeão, com dez troféus. Além disso, ele soma três Roland Garros, sete Wimbledon e quatro US Open.
Novak Djokovic é o tenista masculino que ganhou mais Grand Slams na história do ténis, com 24, dois à frente de Rafa Nadal e já quatro à frente do reformado Roger Federer. No top 10 dos tenistas que mais títulos conquistaram, há um fosso entre os três primeiros e os restantes.
Os torneios de nível 500 são Roterdã, Dubai, Rio de Janeiro, Acapulco, Barcelona, Queen's (em Londres), Halle, Hamburgo, Washington, Pequim, Tóquio, Basileia e Viena.
O ATP Masters 1000, chamado de ATP World Tour Masters 1000 entre 2009 e 2018, foi uma série de nove torneios de tênis que fazem parte do circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e que são disputados todos os anos na Europa, na América do Norte e Ásia.
São chamados torneios do Grand Slam, uma expressão originada do jogo de bridge, que poderia ser traduzida como "A Grande Sequência". São eles Australian Open, Roland Garros, Wimbledon, e US Open e Aberto da Austrália.
A medalha de ouro de Novak Djokovic, com vitória sobre Carlos Alcaraz por 2 sets a 0 nas Olimpíadas de Paris 2024 neste domingo (4), o colocou em um panteão que só contava com um tenista até hoje. O sérvio se tornou campeão de tudo no tênis masculino, algo que nem Rafael Nadal e Roger Federer conseguiram.
Ao longo da história, apenas cinco tenistas conquistaram o Golden Slam em simples, além de nove em duplas. Em simples, Djokovic se tornou o terceiro homem, depois de Andre Agassi (EUA) e Rafael Nadal (Espanha).
O sérvio tem 99 conquistas e busca se juntar a grandes nomes como Martina Navratilova (167), Chris Evert (157), Jimmy Connors (109), Steffi Graf (107) e Roger Federer (103) no grupo dos jogadores com mais de 100 taças. Sinner se garantiu como número 1 do mundo nesta temporada.
Djokovic tem duas medalhas em Jogos Olímpicos. Além do ouro em Paris 2024, ele tem também um bronze em Pequim 2008. O sérvio foi quarto lugar em Londres 2012 e em Tóquio 2020, além de ter caído na primeira rodada no Rio 2016.
Wimbledon. Ainda que todos os Grand Slams sejam competições de altíssimo nível e prestígio, nenhum deles é tão considerado e respeitado quanto Wimbledon — o torneio mais clássico do esporte. Isso acontece porque ele também é o mais antigo, sendo disputado desde 1877.
Assim, os 92 títulos conquistados por Rafa Nadal na sua carreira são, em singulares, 22 Grand Slams, um ouro nos Jogos Olímpicos, 36 Masters 1000, 22 ATP Tour 500 e 10 ATP Tour 250.
Os eventos de Grand Slam (128 participantes) têm 32 cabeças. Os Masters 1000 de 96 participantes indicam 32 cabeças. Cada torneio disputado por um jogador dá pontos a cada partida realizada pelos tenistas.
Os torneios estão hierarquicamente abaixo do ATP Masters 1000, e acima da ATP 250, em termos de prêmio monetário, pontos disponíveis no ranking e prestígio no cenário do tênis. O maior vencedor do evento é Roger Federer, que venceu 24 torneios a nível de ATP 500.
Além dos 24 Grand Slams, Djokovic também tem 7 ATP Finals, 40 Masters 1000, 15 ATP 500 e 12 ATP 250, além da medalha de ouro olímpica conquistada neste ano em Paris.
Em 15 de setembro de 2021, a empresa On Holdings, da qual é um dos principais investidores e acionistas, levantou US$ 746,4 milhões no IPO em Wall Street, com valorização de 46% das ações na estreia na bolsa. Ídolo de gerações, Federer é dono de uma fortuna avaliada em quase US$ 90,6 milhões segundo a Forbes.
O sérvio Novak Djokovic detém o recorde de mais semanas no topo da classificação: 428. O suíço Roger Federer, por sua vez, foi quem conseguiu o maior número de semanas consecutivas: 237.
Novak Djokovic conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, mas ele não é o jogador mais bem pago no tênis. Desde que se tornou profissional em 2003, Novak Djokovic consolidou sua posição como o maior tenista de todos os tempos. Ao todo, o sérvio acumula um recorde de 24 títulos de Grand Slam.