Conta a lenda que quando o homem abandonou a caverna, o seu refúgio de pedra, construiu uma cabana de troncos. E inventou assim a arquitectura. Uma casa de madeira traz consigo a sabedoria do artesão e as leis da tradição.
Segundo Heródoto, já no ano 1.000 a.C., eram utilizados troncos de árvores para a construção dos túmulos de Reis. A abundância de bosques de coníferas no norte e este da Europa constituía um elemento básico para que a madeira fosse utilizada na construção.
As primeiras moradias surgiram com os homens sedentários. Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.
Quais são os benefícios das casas de madeira nos EUA? O método de construção wood frame não apenas permite edificações rápidas, mas também oferece excelente isolamento térmico, essencial para enfrentar as variações climáticas severas, desde invernos rigorosos a verões escaldantes.
A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.
A estrutura de madeira mais antiga já achada, feita por hominídeos há pelo menos 476 mil anos, foi descoberta por arqueólogos no sítio das cataratas do rio Kalambo, na Zâmbia. O objeto revela que nossos parentes humanos já faziam esse tipo de trabalho antes mesmo do que se pensava ser possível.
A data que é considerada oficial para a descoberta da Ilha de Madeira é 1419, quando Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco decidiram explorar o banco de nuvens que avistavam a partir da Ilha do Porto Santo.
Porque as casas nos Estados Unidos não são de tijolos?
Wood Frame
E como a estrutura fica bem mais leve que a de uma casa em alvenaria, a fundação das casas americanas acaba por ser bem mais simples. Com isso, essa etapa da construção se torna bem mais barata e rápida de fazer. No Wood Frame a obra é muito limpa e organizada, além de ser executada com muito mais rapidez!
Porque a madeira naturalmente é má condutora térmica. Em função dessa sua propriedade, ao utilizarmos a madeira para construir um imóvel conseguimos manter os ambientes com uma temperatura mais equilibrada e contínua. Sendo assim, nos dias frios o calor não sai do ambiente e o frio não consegue entrar.
Grande parte do Brasil tem clima tropical ou subtropical. A alvenaria, especialmente a construção com tijolos de cerâmica ou blocos de concreto, oferece uma boa capacidade de isolamento térmico, ajudando a manter as casas frescas durante o calor e proporcionando conforto térmico.
Não compute no total de cômodos: ✓ Aqueles que são isolados e de uso comum a mais de um domicílio, como, por exemplo, a cozinha e o banheiro comuns às unidades domiciliares de uma casa de cômodos.
Qual foi a primeira casa do mundo a ser construída?
Por volta do ano 8.000 a.C., os moradores da cidade de Jericó, na Cisjordânia, deram início à produção de tijolos de barro. Eles tinham formato retangular, o barro era colocado em formas que ficavam no sol até secarem completamente.
As casas eram feitas de pedras em estado natural empilhadas e unidas com argamassa, encimadas por telhados de palha cobertos com uma camada de gesso. E abrigavam famílias extensas que trabalhavam juntas em suas atividades de agricultura, pesca, artesanato ou preparo de alimentos.
Por que as casas brasileiras não são de madeira. como nos Estados Unidos? O principal motivo é cultural, já que herdamos o estilo ar quitetônico dos portugueses. Nossos colonizadores costumavam fazer casas. com estruturas fortes e duradouras.
As palafitas são adequadas para regiões costeiras e climas subtropicais. Mais do que apenas uma resolução de projeto estrutural distinta, também protegem contra inundações, maximizam as vistas e permitem que os proprietários construam em terrenos rochosos, íngremes ou instáveis.
Durabilidade. Diferente do que muitos acreditam, uma casa de madeira pode durar muitos anos. Para isso é preciso que ela tenha sido construída com madeira de boa qualidade e receber manutenção de tempos em tempos. Seguindo esses quesitos uma casa de madeira pode durar por séculos.
O Estados Unidos é um país com um clima bastante variante, com altas e baixas temperaturas. Por conta disso, condições especiais são necessárias para enfrentar essa diferença climática. A madeira é um excelente isolante térmico, mostrando-se assim ideal para o país, que enfrenta o clima frio por boa parte do ano.
Pouca flexibilidade na personalização do imóvel. As casas de madeira, por serem pré-fabricadas, geralmente não oferecem muitas opções de personalização durante o projeto. Tudo está resumido a escolher entre os modelos que existem prontos, percebendo qual deles melhor se adapta as suas necessidades e gosto.
Você já deve ter ouvido falar que casa de madeira é mais quente que de alvenaria, mas quem te falou estava totalmente errado! Na realidade, a madeira é um isolante térmico natural, ou seja, não absorve calor nem frio, mantendo um conforto maior.
No Brasil, não há uma legislação específica para casas pré-fabricadas de madeira. Por isso, as normas utilizadas no desenvolvimento dos projetos são exatamente as mesmas adotadas para as construções de alvenaria convencionais.
As casas no Canadá são construídas de maneira completamente diferente do que acontece no Brasil. O material usado para fazer o alicerce, que nada mais é que a estrutura da casa, é a madeira ao invés de concreto armado, como é no Brasil.
Com o crescimento majoritariamente na região central dos Estados Unidos, a nogueira americana é uma das espécies mais procuradas nos mercados em todo o mundo e é exclusiva da América do Norte.
A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.
A revolução portuguesa de 1974 trouxe novos tempos para o arquipélago. A Madeira ascendeu ao estatuto político de Região Autónoma. Ao longo do anos a Madeira conseguiu novamente reconverter-se, passando de uma região carenciada, dependente da agricultura, para um dos destinos turísticos mais atraentes da Europa.