John Pemberton procurou criar uma bebida energética e criou a receita mais famosa do mundo. Para conhecermos o nascimento do refrigerante mais famoso do mundo, temos de remontar a finais do século XIX.
O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Naquela época, não havia ainda descoberto a água misturada ao gás carbônico. Em 1772, Joseph Priestley realizou experiências acrescentando gás em líquidos, mas foi somente comercializado em 1830.
O novo produto foi idealizado na filial espanhola da empresa. Foi comercializada como tendo um sabor indistinguível da Coca-Cola comum, ao contrário da Diet Coke, outra bebida diet produzida pela Coca-Cola nos EUA, que tem um perfil de sabor diferente.
O Papai Noel de Sundblom apareceu em 1931 e agradou em cheio. A Coca-Cola tratou de difundir a imagem globalmente. Foi daí que surgiu o mito. Sundblom desenhou o Papai Noel do refrigerante por 35 anos.
O nome e o logotipo "Coca-Cola" são atribuídos a Frank Robinson, gerente da Pemberton Chemical Company. Inicialmente, o xarope caramelizado era vendido em farmácias como remédio contra dor de cabeça e distúrbios do sistema nervoso.
A super bonder foi inventada em 1942 pelo Dr. Harry Coover. Ele fazia parte de uma equipe pesquisa criada durante a Segunda Guerra Mundial pela Eastman Kodak para desenvolver plásticos transparentes utilizados em miras de precisão de armas.
Seiva de árvores, grãos, leite e queijos também eram “ingredientes” da cola em receitas compiladas na Idade Média pelo autor Teophilus. Na Europa Ocidental, o uso de cola só se popularizou entre os anos de 1500 e 1700 — especialmente para a produção de armários e gabinetes.
A Coca-Cola foi inventada em 1886, enquanto a Pepsi chegou em 1898. Desde então, os dois refrigerantes travam uma guerra comercial que chegou até o espaço. O feito aconteceu em 1985 e marcou o que ficou conhecido como a “Guerra Espacial das Colas”. Partiu da Coca-Cola a iniciativa de enviar o refrigerante ao espaço.
A Coca-Cola é um refrigerante feito à base de noz de cola, uma fruta rica em cafeína e comum na África Ocidental e na Indonésia. A semente também tem função estimulante e relaxante. Ou seja, é para lá de saborosa.
A Coca-Cola reportou lucro líquido de US$ 3,17 bilhões no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma alta de 2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita cresceu 3% em base anual, para US$ 11,3 bilhões.
O contador de Pemberton, Frank Mason Robinson, foi o responsável por nomear o produto e criar seu logotipo. Robinson escolheu o nome "Coca-Cola" por causa de seus dois ingredientes principais (folhas de coca e nozes de cola) e por ser uma aliteração.
O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.
Caleb Bradham, farmacêutico americano, cria a fórmula da PEPSI-COLA®, inicialmente chamada de Brad's Drink. O nome PEPSI-COLA® seria registrado em 1903.
Ele é produzido pela The Coca-Cola Company, sediada em Atlanta, Estados Unidos, e é muitas vezes referido apenas como Coca-Cola (a marca registrada da empresa Coca-Cola nos Estados Unidos desde 27 de março de 1944).
É verdade que o Papai Noel ficou vermelho por causa da Coca-cola?
Embora a Coca‑Cola não tenha sido responsável por ele usar vermelho (ele já havia aparecido com ternos e túnicas dessa cor em ilustrações anteriores à fundação da marca), suas propagandas ao longo do século XX contribuíram para estabelecer a imagem que temos dele hoje.
Foi em 1931 que a Coca-Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel em seus anúncios de Natal. A partir de então, a imagem cativou o público e se espalhou pelo mundo, mudando a percepção de como seria um Papai Noel, para sempre.