Na Grécia antiga, usavam-se tábuas de argila ou pedra para fazer cálculos. Elas funcionavam como gabaritos para tornar mais rápidas as transações comerciais. Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional.
→ A origem da palavra tabuada é de “tábua”. Sabe-se que, na Grécia Antiga, usavam-se tábuas de argila ou de pedra para fazer cálculos matemáticos. → Vale lembrar que a palavra ”cálculo” tem como significado “pedra”. Por isso dizemos “cálculo renal”, que é o mesmo que dizer “pedra no rim”.
A História da Matemática - A Linguagem do Universo.
Quem criou a divisão?
Os primeiros a usar ambos como símbolos de operações foram o holandês Giel van der Hoecke, em 1514, e o alemão Henricus Grammateus (1495–1525), em 1518. No caso da divisão, até hoje utilizamos diferentes símbolos. Dois pontos (:) foi usado em 1633 num livro intitulado “Aritmética de Johnson”.
A Tabuada surgiu na Grécia antiga onde eram usadas tábuas de pedra ou argila para realizar cálculos e transações comerciais de formas mais rápidas. A tabuada como conhecemos hoje foi criada pelo filósofo e matemático grego Pitágoras.
A tabuada é uma representação em forma de tabela utilizada para fazer cálculos das operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela contempla os dez algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, que são apresentados por colunas e linhas definidas de acordo com o tipo de cálculo que será feito.
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada. Os números naturais já podem ser organizados em ordem crescente e decrescente.
No entanto, a tabuada como a conhecemos hoje teve sua origem na China, por volta do século III a.C. Os chineses desenvolveram um sistema de numeração decimal e criaram uma tabela com todas as combinações de multiplicação de 1 a 9. Essa tabela era conhecida como "suàn shù shū" ou "livro de cálculos".
De acordo com Eves (2011), em 1617, o matemático Escocês, John Napier, criou uma técnica de multiplicação, conhecida como “barras de Napier” ou “ossos de Napier”. Eram tão amplas as dificuldades experimentadas na multiplicação de números grandes que se buscaram métodos mecânicos para levar a cabo o processo.
A tabuada é uma ferramenta que utilizamos para lembrar os principais resultados das operações básicas da matemática. Para aprender a tabuada, o ideal é a realização das operações básicas com frequência, tanto para resolver problemas do cotidiano quanto durante os estudos.
Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”. O resultado da multiplicação é conhecido como produto, e os números que serão multiplicados são chamados de fatores.
Podemos citar o Papiro de Ahmes (ou de Rhind), datado entre 1794 e 1550 a.C., que já continha vários exercícios matemáticos e, neles, um par de pernas caminhando para a frente indicava uma soma, e uma par caminhando para trás, uma subtração.
Ilustração da fórmula de Brahmagupta. É considerado o pai da aritmética, da álgebra e da análise numérica. A aritmética moderna usada atualmente espalhou-se pela Índia e Arábia e então para a Europa. Inicialmente, era conhecida como Al Hind em língua árabe e De Numero Indorum em latim.