O nome foi primeiro atribuído ao Morro da Favela, que começou a se formar no final do século XIX, e passou a ser amplamente utilizado para se referir ao conjunto de moradias informais a partir da década de 1920.
A origem do termo "favela" encontra-se no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude da planta Cnidoscolus quercifolius (popularmente chamada de favela) que encobria a região.
A escolha do termo “favela” ou “comunidade” pode variar de acordo com o contexto e a região do Brasil. No entanto, é importante destacar que ambos os termos são utilizados para se referir à áreas urbanas caracterizadas por moradias precárias e condições socioeconômicas mais vulneráveis.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a usar a denominação favelas e comunidades urbanas nos censos em substituição à expressão aglomerados subnormais. O termo favela era usado historicamente pelo órgão desde 1950.
Na época, o maior cortiço do centro carioca se chamava Cabeça de Porco. Nele, houve a maior chacina por parte do estado para a reurbanização do Rio de Janeiro. O governo queria construir um túnel que ligava o centro a orla carioca.
O nome foi primeiro atribuído ao Morro da Favela, que começou a se formar no final do século XIX, e passou a ser amplamente utilizado para se referir ao conjunto de moradias informais a partir da década de 1920.
A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México. As favelas formam-se e crescem em muitas partes diferentes do mundo e por razões distintas.
Originalmente, favela é uma planta. Ela é descrita nas primeiras páginas de Os Sertões. Nomeia local estratégico para o conflito, o Morro da Favela, assim chamado em referência a um arbusto de espinhos e flores brancas. As sementes parecem fava, daí “favela”, “faveleiro” ou “faveleira”.
O IBGE está substituindo a denominação dos “Aglomerados Subnormais”, adotada pelo instituto em seus censos e pesquisas desde 1991. A nova denominação, que foi discutida amplamente pelo instituto com movimentos sociais, comunidade acadêmica e diversos órgãos governamentais, será “Favelas e Comunidades Urbanas”.
Até porque o nome vem de uma planta que tinha muito na região, então as pessoas começaram a chamar de favela. E comunidade é no sentido literal da palavra. Você viver em comunidade, você viver em harmonia com quem tá do seu lado.
Favelas e Comunidades Urbanas: por que mudança feita pelo IBGE é importante. O IBGE decidiu substituir a designação "Aglomerados Subnormais", utilizada pelo instituto em seus censos e pesquisas desde 1991. A mudança é um pedido antigo dos movimentos sociais.
Vila Cruzeiro, também conhecida como Grande Cruzeiro, é um complexo de vilas - ou favelas, termo normalmente utilizado em outras regiões do país - localizado na zona sul de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
O Sol Nascente é considerada a maior favela do Brasil e fica a cerca de 30 km de distância da Praça dos Três Poderes, onde estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
A origem do termo “favela” remonta a Guerra dos Canudos (1896 – 1897), conflito que aconteceu entre o Exército Brasileiro e os sertanejos membros da organização sócio-religiosa de Antônio Conselheiro.
Etimologicamente, o termo favela é baseado no nome da robusta planta 'favela' prevalecente nas ladeiras de Canudos no Nordeste do Brasil onde soldados serviram em batalha em 1897.
Elas surgiram no início do século XX, devido à migração do campo para as cidades. Muitas pessoas buscavam emprego em cidades industriais em expansão, e se estabeleceram em áreas sem infraestrutura. Essas áreas eram conhecidas como “cortiços” e abrigavam trabalhadores pobres e imigrantes.
São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.
O Censo 2022 indicou para a população brasileira uma reorganização do ranking de maiores favelas do Brasil. Há décadas, a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, ocupava o topo da lista, sendo a maior favela do Brasil (no que diz respeito a dados habitacionais) e, também, uma das favelas mais conhecidas no mundo.
Sim, na Europa existem bairros e áreas urbanas com condições precárias de moradia e infraestrutura, similares às favelas encontradas em países como o Brasil.
O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...