James Cameron, o diretor do filme “Titanic”, revelou que já mergulhou 33 vezes para visitar os destroços da embarcação. Além do filme, Cameron lançou um documentário a respeito do naufrágio em 2003, chamado “Fantasmas do abismo”.
Foi apenas em 1985 que os destroços do Titanic foram encontrados. Isso ocorreu durante uma exploração conjunta do ex-oficial da Marinha dos EUA Robert Ballard e do oceanógrafo francês Jean-Louis Michel.
Aos 63 anos, o britânico Dick Barton acumula 22 mergulhos até os destroços do Titanic. A primeira descida até os restos do navio ocorreu em 1993, apenas oito anos depois da descoberta da fuselagem do Titanic.
Desde a produção do filme 'Titanic', James Cameron realizou vários mergulhos em alto mar, em 33 ocasiões para ver os destroços do transatlântico. Uma de suas expedições mais impressionantes aconteceu em 2012, quando ele mergulhou na Fossa das Marianas, considerado o local mais profundo d…
O Homem que SOBREVIVEU por quase 3 DIAS no FUNDO DO MAR
Quem já visitou o Titanic no fundo do mar?
Paul Henry Nargeolet é considerado um dos maiores especialistas do Titanic, tendo embarcado em mais de 30 expedições para estudar o navio que está naufragado. De acordo com o jornal inglês, The Guardian, o estudioso está a bordo do submarino que está desaparecido no fundo do mar após irem visitar os destroços do navio.
Sem equipamentos de respiração, a mobilidade de um mergulhador é ainda mais restrita: uma pessoa aguentaria nadar, apenas, até uma profundidade de 50 metros —80 vezes menor do que a da região onde estão os destroços do Titanic.
Para chegar lá, Cameron e o ator Bill Paxton, que viveu o explorador Brock Lovett no longa-metragem da década de 90, primeiramente, utilizaram um navio de pesquisas russo e, depois, dois submersíveis, que os guiaram até os destroços. A viagem organizada pela dupla aconteceu entre agosto e setembro de 2001.
Quantas vezes James Cameron desceu pra ver o Titanic?
Tanto que o cineasta responsável por "Titanic" (1997) já mergulhou 33 vezes para visitar os destroços da embarcação — e lançou até um documentário a respeito em 2003, "Fantasmas do abismo".
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
Quantas vezes o submarino desceu para ver o Titanic?
O desaparecimento de um submarino com cinco tripulantes no Oceano Atlântico trouxe à tona uma experiência incomum de James Cameron. O diretor do sucesso de bilheteria “Titanic”, de 1997, já viajou de submarino para visitar os destroços do navio 33 vezes. E, em uma das ocasiões, ficou preso na embarcação por 16 horas.
A seguir, entenda como funciona a Expedição Titanic, viagem administrada pela empresa OceanGate. O passeio para ver os destroços do Titanic custa US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) por pessoa. A embarcação tem capacidade para até cinco pessoas, sendo normalmente um piloto e quatro turistas.
Atualmente, mais de cem anos depois, os destroços do Titanic permanecem no fundo do Oceano Atlântico, enfrentando uma deterioração iminente causada por ondas de lama e micróbios que consomem o ferro da embarcação.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
O site OceanGate afirma que a empresa possui três submersíveis — e apenas o Titan é capaz de mergulhar fundo o suficiente para alcançar os destroços do Titanic. A embarcação pesa 10.432 kg e, segundo o site, pode atingir profundidades de até quase 4.000 metros.
Recentemente, James Cameron, o diretor do clássico Titanic (1997), revelou que chegou a mergulhar mais de 30 vezes na região para ver os destroços do famoso transatlântico naufragado. "Me sinto muito ligado à história [do Titanic], depois de ter mergulhado 33 vezes no naufrágio.
Um dos passageiros é o bilionário britânico Hamish Harding. Embarcações e aviões canadenses e americanos participam da busca, restrita a uma área a 1,4 mil km da costa de Massachussetts e a uma profundidade de quase 4 mil metros.
Esta e outras viagens foram capazes de identificar quase 30 espécies de animais marinhos abrigados nas ruínas da embarcação. Destacam-se, em especial, corais e esponjas, mas peixes como os granadeiros também estão presentes.
James Cameron, diretor de "Titanic", visitou os destroços do navio homônimo em 33 ocasiões, antes e depois de gravar o filme vencedor do Oscar. Neste momento, autoridades tentam localizar um submarino que também visitava os restos da embarcação, mas com interesses turísticos.
Depois deles, James Cameron, diretor do filme “Titanic” de 1997, foi o próximo explorador de águas profundas a chegar ao local. Cameron pilotou um submersível – que ele ajudou a projetar pessoalmente – até cerca de 10.908 metros abaixo d'água, estabelecendo um recorde mundial em 2012.
A descida leva aproximadamente duas horas, mas parece um piscar de olhos”, disse o site. De acordo com a OceanGate, o Titan é um submersível de cerca de 10,4 toneladas, feito de fibra de carbono e titânio.