Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
A perícope Mc 3,13-19 é significativa para a compreensão da comunidade marcana, pois nela encontra-se um qualificativo que não está nos demais Evangelhos: o autor do texto canônico afirma que Jesus chamou Tiago e João de filhos do trovão, uma tradução do aramaico Boanerges (Mc 3,17).
Porque Jesus chamou de filha a mulher do fluxo de sangue?
Mais do que realizar um milagre, Jesus queria vê-la. Depois de tantos anos de dor, rejeição e solidão, o Filho de Deus a procura na multidão para chamá-la de filha. Jesus a chama de filha porque sabia que, mais pra frente, ele mesmo é quem sangraria até a morte para que fôssemos feitos filhos de Deus.
Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
Ser uma filha de Deus significa que foram geradas por Deus e que são literalmente descendentes de um Pai Divino, tendo herdado atributos e potencial eternos. Ser uma filha de Deus também significa que nasceram de novo, passando de um “estado carnal e decaído para um estado de retidão”.
Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
Esse termo indica a íntima ligação de Jesus com o gênero humano, sendo Ele mesmo perfeito homem e homem perfeito. Jesus é o único a quem foi dado o domínio, a glória e o reino. Quando Jesus usou esse termo em referência a si mesmo, ele estava atribuindo a profecia de “Filho do Homem” a si.
Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
Porque Jesus disse a Maria que João era seu filho?
A expressão de Jesus: “Mulher, eis aí o teu filho”, permite a Maria intuir a nova relação materna que prolongaria e ampliaria a precedente. O seu “sim” a esse projeto constitui, portanto, um assentimento ao sacrifício de Cristo, que Ela aceita generosamente na adesão à vontade divina.
É então que Jesus a chama pelo nome “Maria!”, e ela lhe dá, em retorno, o título de “Rabbuni”, diminutivo de rabbi, que quer dizer 'mestre', com um matiz de ternura.
Jesus nunca chamou Maria de mãe nem de senhora, mas de mulher, um tratamento inabitual, mas respeitoso. É provável que Jesus, embora existissem outros motivos, não quisesse chamar Maria de mãe para o povo não a considerar a mãe de Deus nem a idolatrar.
Como Jesus Cristo passou a ser representado como um europeu branco. Pode ser até que haja discordâncias sobre Maria Madaleta ter sido esposa ou não de Jesus, mas é unânime que ela foi, ao menos, uma grande companheira do profeta.
A história se torna ainda mais interessante quando contextualizamos que Javé é justamente o Deus judaico-cristão, ou seja, aquele que “sobreviveu” das antigas mitologias medio-orientais para se tornar a divindade única do monoteísmo. Em outras palavras, Asherah seria então a mulher de Deus.
Dt 32.10 afirma que Deus cuida e protege como se fossemos a menina dos seus olhos. Neste caso, menina dos seus olhos é uma linguagem figurada, um símbolo de amor e cuidado. Menina dos olhos representa algo precioso pelo qual deve haver cuidado. Este algo precioso somos nós, é a vida que recebemos de Deus.
Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.