Na Bíblia, Judite corta a cabeça de Holofer- nes, que oprimia o povo israelita, e Davi, a de Golias, que afrontava o exército de Israel. Salomé ordena a decapitação de João Batista, que, enquanto profeta, aponta os erros da família real, que comete crimes, delitos e transgressões sem ter quem lhes oponha.
Os guerreiros de Betúlia, avisados pelas heroicas mulheres, invadiram o acampamento dos inimigos que, com o general morto, se renderam e fugiram. Judite passou a ser uma heroína do povo judeu. Judite decapitando Holofernes, Artemísia Gentileschi, 1621.
Judite é uma jovem e virtuosa viúva judia que, graças à sua fé, à sua beleza e à sua astúcia, salva a cidade de Betúlia e o povo de Judá, contra o cerco de Holofernes, general de Nabucodonosor, rei da Assíria, inimigo prepotente e insolente de Deus.
Judite será hospitalizada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com traumatismo craniano e rompimento do baço. "Judite, não sei se você pode me ouvir, mas eu quero... nossos filhos... nós queremos que você viva!
Após seu julgamento por adultério na novela Jesus, Judite é sentenciada a morte. A mulher então é retirada do sinédrio e levada para as ruas para ser apedrejada enquanto é xingada por pessoas que a chamam de "adúltera", "mentirosa", "imunda" e "víbora".
Livona visita Dimas e Gestas no calabouço em que estão presos. A tia dos dois lhes repreende pelo plano de fuga de Gestas, e conta a ele que Judite perdeu o bebê e foi apedrejada até a morte.
Mulher de Esaú se dá mal após ser agredida por um desconhecido. Nos próximos capítulos de Gênesis, Judite (Juliana Lohmann) é atacada por um mercador e fica entre a vida e morte.
Judite é humilhada pelo marido, o sacerdote Caifás (Eucir de Souza), por não poder ter filhos. Apesar de ser cúmplice dele em suas maldades, ela o trai com o ladrão Gestas (Flávio Pardal) e engravida.
Judite (em hebraico: יהודית, hebraico moderno: Yəhudit, tiberiano: Yəhûḏîṯ; "Louvado" ou "judia"), a forma feminina de Judá. Judite é o nome de uma das duas esposas hititas de Esaú, no livro de Gênesis 26:34. Alegadamente, as duas esposas de Esaú eram um grande incômodo para seus pais, Isaque e Rebeca.
Foi esposa de Menassé, morto em conseqüência do excesso de exposição ao sol escaldante durante a colheita. Judite colocou roupas de viúva, que usou durante longos três anos e quatro meses. Vivia em sua casa, cercada de servos, pois o marido lhe deixara grande riqueza.
Os protestantes rejeitam livros do Antigo Testamento por considerarem apócrifos, ou seja, de autoria duvidosa. São eles: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico e Baruc. Essa diferença se dá apenas no Antigo Testamento, sendo que há consenso no Novo Testamento.
Judite era uma viúva temente a Deus, que morava em Betúlia, de boa aparência e estimada por todos. Essa cidade foi sitiada pelos assírios, comprometendo o abastecimento de água e colocando em risco a vida das pessoas. Ela simboliza a fragilidade dos judeus diante dos inimigos.
O livro de Judite é mais uma novelinha interessante que se encontra em nossas Bíblias. Foi escrito por volta de 150 a.C., na Palestina, durante a guerra dos Macabeus. Tem como objetivo encorajar os judeus piedosos a permanecerem fiéis à lei e aos costumes de Israel.
O único filho da pivô caiu numa piscina durante uma festa com amigos numa quinta em Azeitão e bateu com a cabeça numa pedra de granito. André de Sousa Bessa, filho de Pedro Bessa, ex-marido de Judite Sousa, entrou em morte cerebral e acabou por morrer dois dias depois. "Eu estava completamente apática.
Tendo Poncio Pilatos lavado as mãos para não se envolver diretamente no julgamento de Jesus Cristo, este acabou condenado à morte por José Caifás, supremo sacerdote do Templo de Jerusalém. Caifás era um dos judeus mais ricos daquela época e vivia suntuosamente.
O livro de Judite é uma obra de ficção que tem tudo a ver com a realidade. Por trás da ficção transparece o tema da luta dos oprimidos e explorados contra o poder imperialista, que a tudo e a todos quer engolir. É um livro que continua a iluminar e a alimentar a constante luta do povo de Deus pela justiça.
Gênesis: Judá acaba com a própria vida e se afunda em vício por ter traído José Judá (Thiago Rodrigues) se punirá por ter vendido José (Juliano Laham) em Gênesis. Mesmo após uma expressiva passagem de tempo, o hebreu continuará a se martirizar por ter cometido o erro.
Após vê-lo pregando a Palavra de Deus, Caifás sentencia Estevão à morte por apedrejamento. O jovem discípulo, em seus últimos momentos, pede ao Senhor que não lhes impute este pecado.
Judite (Mariana Nunes) não morre depois de ser sequestrada por Zoé (Regina Casé) em “Todas as Flores”. A vilã vai libertá-la assim que receber todo o dinheiro desviado por Humberto (Fabio Assunção), deixando o ex-noivo na miséria, momento em que começa a sua vingança.
De quem é o filho de Judite em Escrito nas Estrelas?
No capítulo de Escrito nas Estrelas que a Rede Globo exibe nesta quinta-feira, dia 22, às 18h10, logo após Malhação ID, Judite (Carolina Kasting) leva o atestado que confirma que está grávida para Guilherme (Marcelo Faria) em sua casa, já que o ex-marido se recusa a acreditar que ela esteja falando a verdade.