Em 4 de junho de 1944, os Aliados libertaram Roma e retomaram o controlo da cidade. Mas os combates prosseguiram durante quase um ano, e foi só a 2 de maio de 1945 que alemães e italianos colaboracionistas assinaram o acordo de rendição definitivo aos aliados.
Qual país libertou a Itália na Segunda Guerra Mundial?
A Itália se rendeu aos Aliados em 8 de setembro de 1943. As forças alemãs ocuparam a parte norte da Itália e libertaram Mussolini da prisão. Mussolini então estabeleceu a República Social Italiana, com base na cidade de Salò, no norte da Itália, ficando completamente dependente da Alemanha.
A Itália se manteve ao lado de Hitler na guerra, mas buscava, em segredo, negociar a paz. Os Aliados, no entanto, só aceitavam a rendição incondicional. Nas ruas da Itália, a população começou a destruir os símbolos fascistas e a exigir a liberdade dos prisioneiros condenados pelo Tribunal Especial Fascista.
O Quartel-General dos Aliados (AFHQ) decidiu começar uma campanha para reconquistar o Mediterrâneo e planejou começar pela invasão da Sicília e depois invadir o sul italiano. A campanha na Itália terminou somente em maio de 1945 com a rendição do Exército Alemão.
Até então, a Itália estava sob o regime ditatorial e fascista de Benito Mussolini, que se alinhava aos interesses de Hitler. Após a derrota alemã em Stalingrado, Mussolini foi derrubado – a Itália então declarou guerra à ex-aliada Alemanha e se uniu à oposição.
Em meados de 1914, relações diplomáticas foram estabelecidas entre os membros da Tríplice Entente (Rússia, Grã-Bretanha e França) para que a Itália ficasse ao lado deles no conflito. As negociações fizeram com que a Itália trocasse de lado, abandonando a Tríplice Aliança e aderindo à Tríplice Entente.
Além disso, ao final da guerra, a Itália não teve as suas exigências territoriais e imperialistas atendidas. Isso foi uma grande frustração para a sociedade italiana, pois seu país havia lutado pelo lado dos vencedores e havia pago um alto preço em vidas humanas pela vitória da Tríplice Entente.
Quantos soldados a Itália perdeu na Segunda Guerra Mundial?
Moscou foi obrigada a manter parte das suas divisões no Extremo Oriente, aguardando a investida do Japão, aliado da Alemanha, que já entrara em guerra contra os Estados Unidos. A própria Alemanha também sofreu enormes perdas, de 13 milhões de pessoas. A Itália perdeu cerca de 500 mil soldados.
Mussolini é considerado o grande responsável pela ascensão do fascismo na Europa. Ele conseguiu assumir o poder em 1922, durante um evento chamado de Marcha sobre Roma. A derrota da Itália na Segunda Guerra fez com que Mussolini fosse capturado e executado por partisans, em 1945.
O culto à personalidade era intenso no país, e Mussolini era chamado pela população italiana e pelos fascistas de “líder” — Il duce, em italiano. Mussolini tentou melhorar a economia do país, mas fracassou. Seu regime era autoritário e violento, e a saída para manter o apoio popular foi a guerra.
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
Quem era o líder da Itália durante a Segunda Guerra Mundial?
Mussolini, cujo nome completo era Benito Amilcre Andrea Mussolini, viveu de 1883 a 1945. Foi o líder máximo (o dulce) da Itália durante o período de 1922 a 1943 – quando foi preso por tropas aliadas durante a Segunda Guerra.
Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.
No dia 8 de setembro de 1943, a Itália rendeu-se e permitiu aos aliados entrarem no seu território. Benito Mussolini tinha sido deposto pelo rei Victor Emanuel III e estava preso. A rendição foi muito festejada pela comunidade transalpina residente nos EUA, facto a que este filme dá grande destaque.
Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.
As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha rendem-se e a 7 de maio e a Alemanha assina a rendição primeiro perante os aliados do bloco ocidental – que adotam a data de 8 como o final da guerra – e depois como a União Soviética, para quem o dia 9 marca o fim do conflito.
Falava cinco línguas, leu Hegel e Nietzsche e, enquanto diretor do Avanti! (jornal do Partido Socialista, do qual foi um membro proeminente), era idolatrado pelos leitores, elevando a tiragem da publicação a números inéditos.
Mussolini desenvolveria uma atitude anticlerical e se declarou ateu. Ele desafiaria Deus para provar sua existência e considerou Jesus como ignorante e louco, consideraria a religião uma forma de doença mental que merecia tratamento psiquiátrico e acusou o cristianismo de promover resignação e covardia.
Qual foi o país que mais perdeu soldados na Segunda Guerra Mundial?
Mas também há pesquisadores que falam em até 80 milhões de mortes. Dos 26 países envolvidos no conflito, a União Soviética sofreu as maiores perdas, com 26 milhões a 27 milhões de mortos. A Polônia registrou até seis milhões de mortes, o que corresponde a 17% de sua população na época.
A Itália teria suas ambições imperialistas na África defendidas por alemães e austríacos. A Itália ficaria neutra caso a Áustria-Hungria entrasse em guerra contra os russos. A Itália manteria relação amigável com o governo alemão. A Áustria-Hungria aceitou colocar fim à rivalidade com o governo italiano.
Os alemães também partiram para a ação. A partir do momento em que começou a vacilar, Hitler planejou invadir a Itália para impedir que as tropas aliadas ganhassem uma base de operação que permitisse alcançar facilmente a região balcânica ocupada pelos nazistas.
Em 28 de abril de 1945, quando a vitória dos Aliados se aproximava, Mussolini tentou fugir do país. Ele foi interceptado por guerrilheiros comunistas, que atiraram nele e jogaram seu corpo em uma praça pública em Milão.
Qual foi o motivo da vinda dos italianos para o Brasil?
Os italianos vieram ao Brasil para trabalhar, substituindo nas fazendas de café a mão de obra escravizada. Trouxeram na bagagem um novo jeito de cultivar a terra e se espalharam também pelo nordeste e sul do Brasil.