Quem são os maiores causadores do aquecimento global?
Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...
No entanto, entre os 10 maiores emissores de CO2 do mundo, os Estados Unidos são o país com os níveis mais altos de emissões por habitante. A taxa de emissões per capita do país é o dobro da chinesa e oito vezes maior que a da Índia.
Quem são as pessoas mais afetadas pelas mudanças climáticas?
"Os mais afetados pelas mudanças climáticas são os mais pobres", afirma Wellington Dias — Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A maior floresta tropical do planeta começou a morrer: e agora?
Quem mais sofre com as mudanças climáticas no Brasil?
Os impactos desses eventos ambientais extremos têm sido ainda maiores sobre as populações mais vulneráveis, como indivíduos pobres, negros, mulheres, crianças e idosos, comunidades indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores familiares e quem vive em áreas de risco.
O desmatamento, assim como a agricultura e outras mudanças no uso da terra, é responsável por cerca de um quarto das emissões globais de gases do efeito estufa.
Alguns exemplos de ações humanas, que aumentam o aquecimento global são: a poluição do ar e das águas; a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, como diesel e gasolina, carvão mineral e gás natural) para geração de energia; certas atividades industriais e transporte; agropecuária; descarte de resíduos ...
Outra descoberta da pesquisa é a de que há grupos mais vulneráveis a esses eventos extremos do clima. Em primeiro lugar, os idosos e, entre eles, as mulheres.
A China, muito pela sua dimensão e população, lidera o ranking dos mais poluentes, com 10.175 Mt CO2 (tonelada métrica de dióxido carbono, medida padrão para quantificar as emissões de CO2), seguida pelos Estados Unidos, com 5.285 Mt CO2 - e que lidera nas emissões per capita -, e pela Índia, com 2.616 Mt CO2.
A China é o país que mais emite gases de efeito estufa (GEE). Em 2022, por exemplo, a nação asiática liberou 15,68 gigatoneladas (Gt) de gases. Esse valor representa 29% de todas as emissões globais. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com 6,02 Gt –menos que a metade das emissões chinesas.
As temperaturas registradas em 2024 não eram vistas há pelo menos 120 mil anos, segundo estudos paleoclimáticos. O que torna esse cenário ainda mais alarmante é o fato de que esses extremos de calor estão diretamente associados à inação global frente à crise climática.
Como vimos, trata-se de um fenômeno não-natural, intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases contendo principalmente carbono e metano. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.
Quais são os países mais ameaçados e vulneráveis pelas mudanças climáticas? Durante a COP27, foi realizado um estudo para definir quais são os países mais vulneráveis às mudanças climáticas. Chade, Somália e Síria são os que contam com o maior risco potencial de sofrer as consequências deste problema ambiental.
Deve-se unir esforços a fim de minimizar os impactos que causamos no meio ambiente e que contribuem para o aquecimento global e o desaparecimento de várias espécies. O aquecimento global é um problema multifatorial e que depende da contribuição de todos para ser minimizado, especialmente governos e grandes corporações.
Estudos apontam que mulheres são mais suscetíveis do que homens às temperaturas extremas por questões fisiológicas diversas, além de pior acesso a serviços de saúde e violência de gênero.
As mudanças climáticas, o desequilíbrio ambiental, a destruição de ecossistemas e a perda de biodiversidade são as principais consequências do aquecimento global na natureza.
A emissão de gases do efeito estufa, como CO2, é a principal causa do aquecimento global. A atividade industrial, a agropecuária, o desmatamento e outras atividades antrópicas são as responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
Desligue aparelhos e lâmpadas que não estão sendo usados. Dê preferência ao uso de fontes de energia limpa e renováveis, como a energia solar, a energia eólica (dos ventos) e a biomassa. Reduza o consumo de combustíveis fósseis e seus derivados, como o petróleo e a gasolina. Procure deixar o carro em casa.
Porque o clima está tão desregulado neste ano de 2024?
As emissões globais de gases de efeito estufa podem atingir o pico neste ano e começar a cair. Este seria um ponto de viragem histórico, anunciando o fim da era dos combustíveis fósseis, à medida que o carvão, o petróleo e o gás são cada vez mais substituídos por tecnologias de energia limpa.
RFI Brasil: No relatório revelado em 2021, o IPCC indicou que se as emissões globais de gases de efeito estufa fossem zeradas - o que é praticamente impossível -, o processo de aquecimento do planeta cessaria.