Em Dark Phoenix, Lawrence volta como Mística, para lutar ao lado dos X-Men contra Jean Grey, que estava fora de controle pelo fato de estar portando a Força Fênix, mas acaba morrendo pelas mãos da mesma.
Sina aceita o seu destino e deixa ser morta por Legião (filho de Charles Xavier), fazendo Mística ficar mentalmente instável. Devido à uma desastrosa missão que resultou na baixa de muitos membros, a Força federal acabou.
Se você quer a explicação fora do universo, é porque Jennifer Lawrence odiava estar nos filmes dos X-Men (e com razão, a maioria deles é ruim), então ela forçou os roteiristas a matar sua personagem para não ter que aparecer para filmar o filme inteiro.
A Mística morre e ele até já revelou por quê. "Bom, o objetivo principal era mostrar que este filme não é como qualquer outro na franquia X-Men", disse Kinberg ao site Entertainment Weekly. "É um filme em que coisas chocantes acontecem.
Não tendo esperança de sobrevivência e querendo poupar sua colega de equipe de mais esse sofrimento, Wolverine, aparentemente, matou Jean, desencadeando a consciência da Fênix dentro dela e ressuscitando-a.
Jean Grey foi uma sombra da verdadeira Fênix Negra
É incompreensível o porquê de ter caído em desgraça desde o início. Suas explosões iniciais de poder são completamente involuntárias, incluindo a que matou a Mística.
No final do processo, Mística sugeriu que Hope fizesse o papel de Charles, para que o grupo passasse a ter mais autonomia nas ressurreições. Hope então copiou a telepatia de Proteus e transferiu o backup de Sina para o seu novo corpo, finalizando a ressurreição.
Magneto porém, ressurgiu meses depois, se aliando novamente a Xavier, depois de Cassandra Nova usar dois Sentinelas Gigantes para devastar Genosha. Atualmente ele está sem os poderes, devido ao Dia M. Magneto tinha quatro filhos: a Anya, Wanda, Pietro Maximoff e Lorna Dane, sendo os três últimos mutantes.
Como dito anteriormente, Jean estava ao mesmo tempo sentindo seus poderes fora de controle e sendo seduzida por eles. Ela machucou Noturno, machucou Ciclope e quase matou os X-Men. Todo esse poder a assustava, e essa foi a razão de sua decisão.
Seu nome verdadeiro é Raven Darkhölme e ela possui o poder de transmutação, a capacidade de mudar psiquicamente a formação de suas células biológicas para mudar sua aparência. Dessa forma ela sempre consegue assumir a forma outros seres humanos e animais.
O mito explica que a fênix sobrevive do consumo de incenso e raízes de odor e que sua morte acontece em um ninho de ramos de carvalho, mirra, cinamomo e nardo. A morte da fênix acontece devido às chamas que se iniciam misteriosamente e consumem seu corpo, deixando apenas as cinzas dele.
X-Men: Fênix Negra é o fim da franquia para a Fox, mas nada realmente permanece encerrado em Hollywood. Mesmo que seja o fim, ainda há projetos dos mutantes em desenvolvimento na Fox, que agora é propriedade da Disney.
O final de X-Men: Fênix Negra deixou uma dúvida no ar. Jean Grey morreu ou não no final da história? Nas cenas finais, a mutante se sacrifica para derrotar Vuk, que veio do espaço para tentar manipular a Força da Fênix.
Ou seja, na prática, a Força Fênix tem tanto interesse na mutante porque Jean Grey é uma das poucas que conseguem empunhar todo este poder cósmico, tanto para o bem quanto para o mal.
Detalhes de como a mutante vai voltar não foram revelados. Depois da morte da personagem, parte de sua consciência ligada à Força Fênix sobreviveu em uma dimensão misteriosa chamada Quarto Quente Branco. Durante os eventos de Vingadores vs. X-Men, Jean apareceu para Ciclope em uma visão.
Mas, assim como aconteceu com Noturno, ela morreu e ressuscitou várias vezes durante a Era Krakoana. E, assim como Noturno, ela participou de uma campanha contra a Forja Orchis, que fabrica Sentinelas Nimrod. Para conseguir impedir os inimigos ela se sacrificou quase 30 vezes, no processo de morte e ressurreição.
Ha um certo equilibrio entre elas. A wanda teve mais aparições e tempo de tela, tendo até msm série onde foi explorado vários poderes dela, já a Jean n teve tudo isso, então é claro qui a Wanda ganha.
Para quem não sabe, depois que a Segunda Guerra Mundial acabou, Magneto se mudou para a Ucrânia, onde se casou com uma mulher chamada Magda. Juntos, eles tiveram uma filha, Anya.
Em Dark Phoenix, Lawrence volta como Mística, para lutar ao lado dos X-Men contra Jean Grey, que estava fora de controle pelo fato de estar portando a Força Fênix, mas acaba morrendo pelas mãos da mesma.
Apesar de ser um filme totalmente lixo, Mystique ser baleada com a cura em X-Men: O Confronto Final parece ser o fim de sua história na linha do tempo original. Magneto a rejeita completamente, e ela decide se voluntariar como informante para o governo dos EUA.