O filme narra a história do jovem leão Simba (Matthew Broderick), que sente-se culpado pelo assassinato do seu pai, o rei Mufasa (James Earl Jones), e foge do seu Reino, sem saber que a morte foi orquestrada pelo seu tio Scar (Jeremy Irons) para tomar o poder.
Quando Scar mata Mufasa e culpa Simba pela morte de seu pai, o filhote carregado de tristeza, foge para o exílio. Scar então assume o trono e mente ao dizer que simba morreu. Scar traz uma época de terror para o reino e só pensa em si mesmo, deixando todos sem água e comida.
Nela, o pequeno Simba acaba presenciando seu pai ser atropelado por uma manada de gnus devido a um plano de seu terrível tio Scar, que tenta roubar o poder do irmão e tornar-se o rei da savana. Relembre o momento abaixo! An error occurred.
GLOBO ESPORTE RIO [QUARTA] DIA MOVIMENTADO NO VASCO! CARRILE FAZ MUDANÇAS NO ATAQUE! NOTICIAS VASCO
Como Taka virou Scar?
Para isso, se uniu com as hienas, e levou o irmão até uma fonte de água monopolizada pelo búfalo Boma, fazendo Mufasa irritar o animal para que fosse perseguido. Apesar do plano ter dado certo, enquanto caía na gargalhada, Taka também acabou sendo atingido pela manada de búfalos, causando sua famosa cicatriz no rosto.
Ele ficou irritado, compreensivelmente, porque sua mãe escolheu Mufasa em vez dele, e seu pai só o amava porque ele era seu sangue. Seu pai não amava, gostava ou respeitava quem ele era. Ele tratava Taka como propriedade.
Em um plano para conquistar o reino da natureza, Scar orquestra a morte de Mufasa, que fica se segurando em um desfiladeiro para não cair. Porém, o vilão solta as garras do irmão, jogando-o para ser pisoteado por uma manada que passava por ali.
Sarabi, personagem de O Rei Leão, foi a matriarca que resistiu ao fascismo de Scar após o assassinato de seu marido, o Rei Mufasa. Resistência, feminismo, luta por uma sociedade mais justa para todos. Seu nome, em swahili, significa “miragem”, a sensação de ver a água da esperança em meio ao deserto.
Sansão mata um leão novo com as próprias mãos — Ele se casa com uma mulher filisteia, propõe um enigma, é enganado por sua mulher e mata trinta filisteus.
Não sabemos como Ahadi morreu, mas existem algumas teorias e a mais aceitável é que tenha uma divergência com seu filho Taka. E que em uma discussão com a rainha Uru, acaba matando-a acidentalmente e com isso se exila fora das terras do reino, assim automaticamente coroando Mufasa.
No filme original, o ponto central era que Simba, filho de Mufasa, fazia parte de uma longa linhagem de monarcas que protegiam as Terras do Reino há gerações, e que Scar, irmão mais novo de Mufasa, estava frustrado com sua posição na hierarquia.
No final da série, Kion se aposenta como líder da Guarda do Leão e se torna Rei da Árvore da Vida pelo casamento com uma jovem leoa chamada Rani. Na dublagem brasileira, ele foi dublado por Arthur Salerno.
Mufasa explica à Simba que tudo faz parte de um delicado equilíbrio e que ele precisa aprender, mesmo sendo o rei, a respeitar todos os animais. Nas urgências do dia a dia, muitas vezes prevalecem nossas necessidades e não sobra tempo para perceber o outro, mas Mufasa nos ensina que não somos superiores.
Scar era o antigo líder da Guarda do Leão, sendo sucedido por seu sobrinho-neto Kion. Scar também não nasceu com esse nome, seu verdadeiro nome é Taka! Scar aparece na 2 temporada de a guarda do leão como espirito invocado pela cobra Ushari, quando Kion em um momento de raiva solta um rugido perto de um vulcão.
No entanto, ao recobrar a saúde, Taka decide contar que foi ele quem causou toda a situação, explicando também o motivo para isso: vingança, afinal, ele não aceitava a ideia de que o pai havia quebrado a promessa que tinha feito a ele muito antes da chegada de Simba.
A partir do relato do babuíno Rafiki à pequena Kiara, filha de Simba e Nala, aprendemos como Mufasa, um filhotinho órfão, foi adotado pela família do Príncipe Taka e como uma série de acontecimentos o leva a ser nomeado rei.
Basicamente, para aqueles que não assistiram ao filme, o Scar se apaixona pela Sarabi e então trai o Mufasa, quando ele os vê sendo todo românticos juntos. Não só isso, mas o Scar delatou o Mufasa para o leão que assassinou seus (do Scar) pais.