Segundo DHC, foram identificados dois suspeitos de integrarem o grupo responsável pelos tiros que causaram a morte do sargento e ferimentos no PM Rafael. São eles: Ronald de Souza Gomes, também conhecido como Titi ou Titio do Adeus, e Luciano Candido Crispim, o Pitbull.
Testemunhas dizem que o militar se afogou. Segundo a Polícia Militar, Jaime foi socorrido pela equipe de instrução e recebeu atendimento dos profissionais de saúde que acompanham o curso, mas não respondeu aos estímulos dos procedimentos de primeiros socorros.
O número de homicídios durante ações do Bope até agosto é maior até se comparado com as mortes registradas no ano passado inteiro, quando 57 pessoas morreram em operações do batalhão.
Ainda segundo a polícia civil, ao todo, cinco pessoas morreram durante a ação da Polícia Militar do Complexo da Maré, que teve início na manhã de terça-feira e prosseguiu até por volta das 10h de ontem (12).
O terceiro-sargento Jorge Henrique Galdino da Cruz é atingido por cinco disparos. O sargento Rafael Wolfgramm Dias também é ferido gravemente. Os policiais são levados para o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) a bordo de um blindado da corporação. Jorge Henrique não resistiu e morreu.
O curso, oferecido desde os anos 2000, é considerado referência no Brasil e já foi oferecido para outros países. Em 2023, policiais do Grupo Especial da Espanha, receberam o treinamento do Bope. Além de negociação, a equipe espanhola participou de atividades para atuar em casos de terrorismo.
Segundo DHC, foram identificados dois suspeitos de integrarem o grupo responsável pelos tiros que causaram a morte do sargento e ferimentos no PM Rafael. São eles: Ronald de Souza Gomes, também conhecido como Titi ou Titio do Adeus, e Luciano Candido Crispim, o Pitbull.
Na última segunda feira (24/06), o Complexo da Maré viveu momentos de terror com a entrada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que terminou com a morte de dez pessoas, incluindo um sargento do Bope.
A Aspra/PMBM participou, nesta quinta-feira (01º), da solenidade de entrega de armamento especializado para o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Minas Gerais.
Na madrugada de sábado, homens do Morro da Serrinha, dominado pelo Terceiro Comando Puro, abriram fogo contra ocupantes de um bar na entrada do Morro da Congonha, tomado pela facção rival Comando Vermelho. Cinco pessoas morreram. Também nesta terça, há confronto entre o TCP e o CV na Zona Oeste.
O curso do BOPE possui uma duração variável, podendo durar de 3 a 6 meses, dependendo das especificidades do treinamento e da instituição que oferece o curso.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais, comumente conhecido como BOPE, é uma unidade especializada em operações táticas de alta ou altíssima complexidade, é a Tropa de Elite do Tocantins, atuante em todo o território tocantinense.
O uso da farda verde com camuflado digitalizado (com estampa formada por pequenos pixels quadrados onde o verde se sobrepõe ao marrom e ao preto) foi adotado pela primeira vez nesta segunda-feira justamente porque a região de favelas é cercada por muita floresta, onde foram encontrados acampamentos de criminosos.
O lema do Batalhão é "vá e vença!" Vá e volte com a vitória, faça acontecer e vença. Sempre desafio, durante as minhas palestras, as equipes criarem lemas. A sua equipe tem um? Se não tiver faça!
As melhores e mais conhecidas Forças Especiais do Brasil são: o Comando Anfíbios (COMANF) do corpo de Fuzileiros Navais, ministrado pela Marinha do Brasil; Forças Especiais do Exército Brasileiro, que atuam fortemente em missões no exterior; e o Batalhão de Forças Especiais do Rio de Janeiro, o BOPE.
Morreu na noite deste domingo (16) o policial do Bope Rafael Wolfgramm Dias, de 37 anos, ferido a tiros na última terça-feira (11), durante uma operação da polícia contra criminosos, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. Veja quem era o policial.
Jorge Luiz Moura Barbosa, o Alvarenga, de 44 anos, comanda o tráfico de drogas na favela Parque União, no Complexo da Maré, há mais de uma década. Ele tem 86 anotações criminais, sete mandados de prisão em aberto, é réu em processos sobre tráfico de drogas e homicídio, e nunca foi preso.
308 Winchester com bipé e silenciador. Segundo o documento, o modelo dá estabilidade, sigilo e precisão em longa distância em missões de infiltração e exfiltração, onde surpresa e ocultação são fundamentais. Entre os armamentos, há ainda o pedido por 150 fuzis, modelo 7,62 x 51 mm.
A mais antiga no posto é a sargento Jacyára Corrêa, de 37 anos. Mãe dois filhos, ela ingressou na Polícia Militar em 2011 e está no Bope desde 2014, fazendo parte da primeira turma de mulheres a entrar no batalhão.
Segundo o depoente, Pimentel foi submetido a um Conselho de Ética dentro do BOPE em razão de comentários feitos no jornal O Dia e não foi se defender, por conseguinte, o Comandante Geral, na época, publicou no Boletim da Policia Militar que ele seria indigno de pertencer ao grupo dos cursados.
A média salarial bruta de praças e oficiais, incluindo aspirantes e alunos da Polícia Militar de Goiás (PMGO) é de R$ R$ 13.326,36, sendo a maior de todo o Brasil.