Quando chegaram a Creta, Teseu conheceu Ariadne, filha do rei e esta o presenteou com uma espada e um novelo de linha para derrotar o monstro e conseguir fugir do labirinto. Teseu matou o Minotauro, fugiu do labirinto e salvou seus companheiros.
Existem versões conflitantes sobre como Teseu matou Minotauro. Uma versão fala que ele matou Minotauro com as próprias mãos. Outra versão conta que ele matou o monstro com a espada de Egeu, o pai de Teseu. Já uma terceira versão conta que Minotauro foi morto por Teseu com o auxílio de uma maça de armas.
Paulo - Teseu vence minotauro e perde para o vento - 2/8/1996. De todas as histórias do labirinto, a mais famosa é a de Teseu, o único homem que teve coragem de enfrentar o Minotauro. Minos, o rei de Creta, ganhara uma guerra contra a cidade de Atenas, na Grécia.
Porque o rei Minos prendeu Dédalo na Ilha de Creta?
Para esconder a vergonha da traição da mulher, Minos ordenou a Dédalo que construísse uma prisão para o monstro, um lugar de onde ele jamais pudesse sair. Dédalo construiu um labirinto com becos e caminhos sinuosos.
Por que o rei Minos construiu o labirinto de Creta?
À medida que crescia, a feroz criatura passou a se alimentar de seres humanos, o que levou Minos, filho de Zeus e ele mesmo um semideus, a solicitar a construção de um labirinto para aprisionar a fera e garantir a segurança dos súditos.
O touro só foi derrotado por Héracles, a mando de Euristeu, no que ficou conhecido como o sétimo dos seus trabalhos. O herói desembarcou em Creta, subjugou o touro pelos cornos e o levou para a Argólida, onde o entregou a Euristeu.
Dédalo perdeu sua genialidade com a dor de seu luto, mas ainda construía o que lhe instruíam, embora não se importasse mais com os aplausos. Ele tornou-se um protegido do reino. Então, quando Minos aportou à sua procura, o rei Cócaro recebeu o rei de Creta com falsas honrarias.
O suicídio de Egeu levou o herói ao trono, que teria instituído a democracia. Foi morto na Ilha de Ciros. Minotauro - Monstro com corpo de homem e cabeça de touro, filho de Pasífae, mulher do rei Minos, com um touro. Horrorizado com a aberração, o rei mandou construir o Labirinto e ali a encerrou.
Medusa era uma górgona, um ser monstruoso que foi descrito na mitologia grega. Ela possuía duas irmãs (sendo a única que não era imortal), tinha a aparência de uma serpente e transformava em pedra todos os que a encaravam. Na mitologia, Medusa ficou marcada por ter sido morta por Perseu, herói filho de Zeus.
Posteriormente, ao ficar sabendo da morte de sua esposa, Hércules preparou uma pira funerária e pediu a Filoctetes, um herói grego e seu amigo, que a acendesse quando fosse solicitado. Assim, Filoctetes ateou fogo na pira em que estava o corpo de Hércules.
Conta a lenda que ela ajuda Teseu, seu grande amor, a sair do labirinto do Minotauro seguindo um novelo de lã, o "fio de Ariadne". Em troca, queria que ele a levasse a Atenas e se casasse com ela. Teseu entra no labirinto e consegue vencer o monstro que é metade homem e metade touro.
Caeneus. Na mitologia, Caeneus era uma mulher chamada Ceneu, cuja beleza chama a atenção de Poseidon. Após ele a estuprar, a jovem fica traumatizada e pede para Poseidon a transformá-la em um homem para que não sofresse mais a violência.
Dédalo era arquiteto e escultor em Atenas, junto com seu habilidoso sobrinho Talo. Enciumado, ele matou Talo e foi condenado ao exílio. O arquiteto se refugiou na ilha de Creta e foi trabalhar para o rei Minos.
Porém, no dia da fuga, Ícaro estava tão feliz com a sensação de voar, que se esqueceu do conselho do pai e voou bem alto. Assim, a cera derreteu e ele acabou perdendo as assas e se afogando no mar.
Ícaro era filho de Dédalo, o genial arquiteto e inventor que trabalhava para o Rei Minos, na Ilha de Creta. Foi Dédalo quem projetou o labirinto onde vivia o temível Minotauro, e foi também ele quem ensinou a Princesa Ariadne como ajudar Teseu a entrar e sair do labirinto sem se perder em seus corredores.
A história do Minotauro tem relação direta com Minos, filho de Zeus e de Europa, que conquistou o trono de Creta após receber de Poseidon um belo touro. Esse touro foi dado por Poseidon, deus dos mares, por meio de um pedido de Minos, que o solicitou para sacrificá-lo em homenagem ao deus dos mares.
Em outra variante, Teseu abandonou Ariadne porque amava Egle filha de Panopleu. Em uma quarta variante, levou Ariadne para a praia da ilha para amenizar seu enjoo. Um vento muito forte deixou o navio à deriva e quando ele conseguiu voltar encontrou a princesa morta.
O Fio de Ariadne, assim chamado devido à lenda de Ariadne, é o termo usado para descrever a resolução de um problema em que se podem usar diversas maneiras óbvias (como exemplo: um labirinto físico, um quebra-cabeça de lógica ou um dilema ético), através de uma aplicação exaustiva da lógica por todos os meios ...
Com 48 metros de diâmetro, o local foi descoberto cerca de 51 quilômetros a sudeste de Heraklion, a capital de Creta, enquanto trabalhadores estavam instalando um sistema de radar de vigilância para um novo aeroporto.