No primeiro final para a história, que ocorreu no capítulo 15, Collodi resolveu dar um desfecho repentino para o Pinóquio, fazendo-o ser enforcado pela Raposa e o Gato em um grande carvalho e ter as suas moedas de ouro roubadas.
No entanto, ao ter o dinheiro em mãos, Pinóquio acaba sofrendo um assalto e, ao tentar fugir, morre de forma trágica. Este foi o primeiro final escrito por Collodi, que foi duramente criticado na época.
A animação original termina como verdadeiro conto de fadas. Pinóquio se transforma em um menino de verdade e comemora ao lado do pai Gepeto. Na nova versão, isso não acontece. Após escapar da baleia, Gepeto e Pinóquio acabam em uma praia deserta.
Na versão original, o boneco Pinóquio foi inventado por Geppetto e ganhou vida depois da visita da Fada Azul. Caracterizado nos filmes e desenhos da Disney como um velhinho gentil, Geppetto, na verdade, não era bem assim. Ele sofria com problemas financeiros e adotava comportamentos cruéis em relação às crianças.
A macabra história real por trás do Pinóquio - Sexta do Medo
Qual o final verdadeiro de Pinóquio?
Chegando ao final da história, Pinóquio vai parar no País dos Brinquedos, onde – para a felicidade de todos – ninguém é obrigado a estudar. Porém é claro que isso vem por um preço caro, fazendo com que todos os presentes se transformem em burros.
O nariz de Pinóquio não cresce. Então ele disse uma mentira, portanto, o nariz deve crescer; O nariz de Pinóquio cresce. Então ele disse uma verdade, portanto, o nariz dele não tinha motivo para ter crescido.
O Pinoquio de Del Toro nos fala de lealdade, de paixão pela vida e do amor. Mas também é carregado de um texto político de franca atualidade: ele nos conta uma história sobre guerra e sobre a iminente ameaça do fascismo enquanto um discurso de salvação para as nações.
O novo filme da Netflix, dirigido e produzido por Guillermo Del Toro e outros profissionais, mostra a história de Gepeto, um mestre de esculturas em madeira, que perde seu filho em um bombardeio. Então, se afunda em tristeza.
Porque foi levado para um sitio onde as crianças podiam fazer o que queriam, tal como não ir à escola, e fazer parvoices mas quanto mais asneiras faziam, mais depressa se transformavam em burros!
Sinopse. O velho Gepeto é um carpinteiro que vive sozinho e sonha em ter um filho. Um dia, ele cria um boneco de madeira que ganha vida, graças à magia de uma fada. Batizado de Pinóquio, o boneco se torna um garoto muito travesso, que deseja se tornar um menino de verdade.
PINÓQUIO FALAVA MENTIRA E SEU NARIZ CRESCIA AINDA MAIS. UM DIA, ELE FOI NADAR NO MAR GELADO. DE REPENTE, APARECEU UMA BALEIA GIGANTESCA E O ENGOLIU. PINÓQUIO COMEÇOU A GIRAR DENTRO DA BARRIGA DA BALEIA PARA VER SE ELA O CUSPIA.
O nome Pinocchio é uma palavra típica do italiano falado na Toscana e significa pinhão (em italiano padrão seria pinolo). Dentre as muitas adaptações para teatro e cinema a mais conhecida e que popularizou Pinóquio foi à versão da Disney, de 1940.
No meio de todo esse esquema, Pinóquio acaba enforcado. “Eles correram atrás de mim, e correram e correram, até que me apanharam e ataram uma corda ao meu pescoço. Enforcaram-me numa árvore.
Seu final estava previsto para o capítulo 15, quando a Raposa e o Gato enforcam Pinóquio em um grande carvalho para roubar suas moedas de ouro. "Não teve fôlego para dizer mais nada. Fechou os olhos, abriu a boca, esticou as pernas e, depois de uma boa sacudida, ficou desacordado."
Um boneco de madeira que queria ser menino de verdade, um marceneiro que vira pai, uma Fada Azul… Isso mesmo! Não é preciso mais para saber qual é o clássico infantil que traz esses elementos: a história do Pinóquio.
A fada diz a Pinóquio que se ele for corajoso, sincero e altruísta poderá, enfim, se tornar um menino de verdade. Gepeto mal pode acreditar que seu sonho se tornou realidade e irradia felicidade quando, no dia seguinte, envia seu pequeno garotinho para a escola.
Além disso, nessa adaptação Pinóquio não tenta ao máximo ser como Carlo para agradar a Gepeto. Na verdade, a animação ensina que não temos que viver com as expectativas impossíveis dos pais ou ser como outra pessoa para ser digno de receber amor.
As Aventuras de Pinocchio podem então ser classificadas como um pequeno romance para crianças, em que tudo o que o herói queria era ser um bom menino, mas é o papel que elemenos desempenha.
A mitomania, também conhecida como síndrome de Pinóquio, e a sociopatia são alguns dos transtornos atribuídos à necessidade visceral de enganar os outros – seja em benefício próprio, seja para magoar alguém.
Mas se Pinóquio dissesse “Meu nariz irá crescer agora”, você sabe dizer o que aconteceria? Seu nariz iria crescer ou não? Tente responder a essa pergunta antes de continuar a ler o post! Esta pergunta é conhecida como Paradoxo do Pinóquio, e respondê-la não é assim tão simples como pode parecer.
“Isso acontece principalmente na relação com as crianças, já que elas têm medo da resposta, querem conquistar os pais, são dependentes, precisam ser aceitas. Se os pais não dão a atenção devida, elas acabam mentindo achando que assim serão aceitas”, disse.