Inicialmente, Odin morreria em Nova York após Loki (Tom Hiddleston) colocar o pai em um asilo - inquieto, ele tentaria fugir e, acabaria se perdendo, tornando-se um mendigo na cidade. Hopkins discordou desse fim para o personagem, o que levou Waititi a mudar completamente a cena.
Odin se sacrifica para dar seu poder a Thor. Dessa forma, o Pai-de-Todos se sacrifica em definitivo, dando a Thor uma chance de lutar de igual para igual com o seu antigo martelo.
No filme conhecido pelo público, Odin (Anthony Hopkins) se transforma em Loki ao final do filme — o Deus da Trapaça, por sua vez, interpretava o pai e continuou vivo. "Muitas partes foram invertidas na sala de edição com fotografia adicional.
Nela, Loki é esfaqueado em batalha. Ele então finge que morreu, vai até Asgard, usurpa o trono de Odin e despacha o pai para a Terra. A última é quando o deus da mentira realmente morre, brutalmente assassinado por Thanos.
O aposto de “pai da magia”, constante do Baldrs Draumar, confirmado no seu próprio depoimento do Hávamál (parte IV), descreve o seu próprio sacrifício: feriu-se com a lança e suspendeu-se numa árvore, onde permaneceu nove dias agitado pelos ventos; esta árvore é Yggdrasill, o freixo do mundo.
É filho de Odin (o deus supremo de Asgard) e Jord (a deusa de Midgard), foi casado com Sif. Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr.
Odin é morto por Fenrir. Vidar, deus da vingança, que está do lado do bem, aniquila o lobo. Já Jormungand luta contra Thor, o deus do trovão, filho de Odin e Jörd. Famoso por seu martelo superpoderoso, o herói mata a serpente, mas acaba morrendo envenenado.
E, durante Vingadores: Guerra Infinita (2018), o Deus da Trapaça (Hiddleston) morre enforcado por Thanos (Josh Brolin). Assim como sua mãe, o anti-herói não virou ouro. Apesar de Thor: Amor e Trovão vir com a assinatura de Waititi, Feige tem a obrigação de passar um pente fino na trama para evitar falhas no MCU.
Quanto a Odin, dentre os deuses do panteão nórdico, ele é o supremo: uma figura magnífica, dominadora, demoníaca e sádica. Em sua busca por sabedoria, Odin enforca- se, perfura seu corpo com sua lança e sacrifica um de seus olhos. É o deus da guerra e dos guerreiros mortos.
Assim como vários outros deuses nórdicos, Loki morre durante a batalha do Ragnarok. No conflito, o personagem se posiciona contra os Aesir (o grupo de deuses que conta com Odin, Thor e outras das figuras mais icônicas da mitologia). Loki trava uma batalha até a morte contra Heimdall, o Guardião de Asgard.
Alguns deuses sobreviveriam, o Universo seria reconstruído, e um casal de humanos repovoaria a Terra. Nesse evento, Odin seria devorado por inteiro pelo lobo Fenrir. Em seguida, o lobo lutaria com Vidar, um dos filhos de Odin, e seria morto por ele, que quebraria sua mandíbula.
O que aconteceu com Odin no final de Thor: O Mundo Sombrio?
Odin comenta que Thor será um rei sábio, mas Thor responde dizendo que não está pronto para suportar o peso do trono. Thor deixa Asgard para se reunir com Jane na Terra, mas quando ele sai, Odin é revelado como Loki, tendo fingido sua morte e usurpado o trono de Odin.
Odin os reconhece, mas começa a divagar sobre Asgard não ser real e a chegada de Ragnarok e Hela. Ele então transfere seu poder como rei para Thor, e Hela chega. Depois de um breve confronto, Hela esfaqueia Odin, e quando Thor e Loki se preparam para atacar, ela pega Mjolnir e o destrói, como no filme.
Tempos depois, é revelado que foi o próprio Loki, adulto, que voltou ao passado com ajuda de Hela. Lá, ele transformou Bor em uma estátua de neve viva para ser adotado por Odin.
Era filho de Odin e considerado o deus mais poderoso de todos, sobretudo quando usava seu martelo conhecido como Mjölnir. Na mitologia nórdica, Thor faleceria quando lutasse com Jörmungandr, a serpente gigante.
Como explica Brown, “Loki e Odin são irmãos de sangue, o que significa que são ainda mais próximos do que irmãos de verdade”. No mundo Viking, duas pessoas que fizeram um juramento de sangue uma à outra formavam um vínculo que ia além da família, e assim foi o relacionamento de Loki nórdico e Odin.