Tricampeão da Fórmula 1, o piloto brasileiro Ayrton Senna se chocou com o carro da escuderia Williams, de forma fatal, contra uma barreira de concreto na antiga curva Tamburello, a mais de 300 km/h, em 1º de maio de 1994.
No dia 1º de maio de 1994 o Brasil perdeu Ayrton Senna, e cada brasileiro perdeu um pouco do Brasil. Em Ímola, no Grande Prêmio de San Marino da Fórmula 1, o ídolo e tricampeão mundial estava no auge da carreira quando a barra de direção da Williams FW16 quebrou e o carro foi direto para a barreira da curva Tamburello.
Domingo, 1º de maio de 1994. Mais um Grande Prêmio de San Marino era realizado em Ímola, Itália. Os ânimos dos pilotos não eram os melhores, afinal, nos treinos de sexta-feira, Rubens Barrichello havia batido forte, e, no sábado, uma tragédia: a morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger após outro grave acidente.
Veja 7 personalidades que morreram no mesmo ano de Ayrton Senna
Famosos que morreram no mesmo ano em que Ayrton Senna. Tom Jobim foi outro brasileiro famoso que morreu no mesmo ano de Ayrton Senna (Foto: Ana Lontra Jobim, Redes Sociais) ...
O Brasil perdeu o seu maior representante no esporte. Aos 34 anos, Ayrton Senna morreu depois de bater contra o muro de concreto, no circuito de Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália. Antes daquele fim de semana, a F1 não registrava acidentes fatais há 12 anos.
Encerramento do Faustão no dia da Morte de Ayrton Senna 01/05/1994
Quem foi o piloto que morreu um dia antes do Senna?
Senna: 'Problema seu, me traga uma bandeira da Áustria, que vou colocar dentro do carro, vou ganhar a corrida e vou prestar uma homenagem ao Ratzenberger (piloto que morreu um dia antes de Senna, em Ímola, na Itália), relembrou o ex-narrador da TV Globo em entrevista ao podcast O Assunto.
O ano de 1994 foi marcado pelo lançamento do Plano Real, o tetra da seleção brasileira, a morte de Ayrton Senna e a novela 'A Viagem'. Comemorando 30 anos, relembre os acontecimentos e curiosidades da época, como a música mais tocada e o celular 'tijolão'.
Alta velocidade, curvas perigosas e acidentes gravíssimos... foi assim que Ímola ficou conhecida na Fórmula 1 até 1994. Naquele ano, Ayrton Senna e Roland Ratzenberger morreram em batidas fortes no Autódromo Enzo e Dino Ferrari. Com o falecimento de dois pilotos, o traçado precisou ser alterado pela primeira vez.
O evento fúnebre aconteceu na Assembleia Legislativa e durou mais de 22 horas. Neste período, cerca de 240 mil pessoas passaram pelo local para darem adeus a Ayrton.
A data escolhida foi homenagem aos Mártires de Chicago, os cinco líderes operários anarquistas executados nos Estados Unidos por participarem dos protestos pela jornada de trabalho de oito horas, iniciados três anos antes, no 1º de maio de 1886.
O tricampeão mundial, morto em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália, no dia 1º de maio de 1994, marcou as manhãs de domingo e levou alegria para a casa de cada brasileiro que acompanhava seus feitos.
A Rainha do Rock morreu em 8 de maio, devido a um câncer de pulmão diagnosticado em 2021. Tina Turner, cantora, aos 83 anos. A artista morreu na Suíça, em sua casa, no dia 24 de maio. Tina Turner morreu de causas naturais após uma "longa doença não especificada", disse o porta-voz da cantora.
Que horas Ayrton Senna morreu horário de Brasília?
Em 1º de maio de 1994, num domingo, durante o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1 realizado no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, em Ímola (Itália), Ayrton Senna perde o controle da Williams que pilotava na 7ª volta, precisamente às 9h13, pelo horário de Brasília, e bate violentamente no muro da curva ...
Tricampeão da Fórmula 1, o piloto brasileiro Ayrton Senna se chocou com o carro da escuderia Williams, de forma fatal, contra uma barreira de concreto na antiga curva Tamburello, a mais de 300 km/h, em 1º de maio de 1994.
O vocalista da banda Nirvana morreu no dia 8 de abril de 1994. Apesar da polícia afirmar que ele se suicidou, muitos fãs acreditam em um caso de assassinato.
1º de maio de 1994 sempre será lembrado como a data da morte de Ayrton Senna, que completa 30 anos nesta quarta-feira. Porém, um dia antes, em 30 de abril, durante os treinos classificatórios do GP de San Marino de F1, em Ímola (Itália), outro piloto faleceu em um acidente: Roland Ratzenberger.
Hoje, neste primeiro de julho, a nossa moeda completa 20 anos. O real foi criado no governo Itamar Franco, em 1994, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo.
O genocídio em Ruanda foi um massacre de abril a julho de 1994. A minoria étnica tutsi foi vítima de ataques violentos promovidos pelos hutus. Esse genocídio aconteceu no contexto da Guerra Civil Ruandesa, em curso desde 1990.
O sensor CMOS foi uma invenção importante de 1994, alterando a forma como realizamos a captura de imagens. Este tipo de sensor é usado em uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos, especialmente em câmeras digitais, smartphones, webcams, e em muitas outras aplicações onde a captura de imagem é necessária.
O piloto Ayrton Senna morreu, há exatos 30 anos atrás, morreu em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. Ídolo de uma nação, o falecimento do brasileiro chocou todo o país. Sem ter filhos, o piloto deixou o mundo sob domínio de uma verdadeira fortuna.
O próprio Prost, depois de aposentado, fez as pazes com Senna e foi um dos que mais chorou em seu funeral. Ele carregou uma das alças do caixão e reconheceu que sua grandeza estava intimamente ligada à do piloto paulista.
acompanharam a urna de Ayrton no cemitério. Com eles, também esteve o tricampeão da F1 Jackie Stewart e o brasileiro bicampeão, Emerson Fittipaldi. O compatriota e também tricampeão Nelson Piquet não foi.