Judas 1:16-18 Nova Almeida Atualizada (NAA) Esses tais são murmuradores, pessoas descontentes que andam segundo as suas paixões. A sua boca vive falando grandes arrogâncias; adulam os outros por motivos interesseiros.
A rebelião liderada por Coré era uma murmuração não apenas contra a autoridade de Moisés e Arão, mas também contra o próprio Deus (Nm 16.1,11). Coré e duzentos e cinquenta aliados questionaram a escolha divina de confiar à liderança do povo e o ministério a Moisés e Arão (Nm 16.2-3).
1 Coríntios 10:10 E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
Números 14:26-39 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim. Dize-lhes: Assim como eu vivo, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
A murmuração é um típico pecado da língua, pelo qual a pessoa expressa seu aborrecimento e má vontade para realizar alguma ação que não lhe é agradável.
Lembre-se do povo de Deus no deserto que só murmuravam contra Deus e Moises; Deus teve que esperar toda a raça dos murmuradores morrerem, para entrar na terra prometida, por isso ficaram quarenta anos no deserto até o último murmurador morrer para a nova geração entrar na terra que Deus tinha prometido.
Podemos não perceber, mas a murmuração nos afasta de Deus, pois quando murmuramos não estamos sendo capazes de enxergar tudo aquilo que ele tem feito em nossas vidas. Nosso Senhor é fiel conosco e não se alegra da ingratidão. Ser grato é um ato de adoração e que demonstra confiança em Deus.
Não murmurou, não pecou, pois em seu coração sabia, Deus era senhor sobre tua vida, queria de Deus não somente bens e família, mas queria sua presença não importando se na saúde, na dor ou na bonança. Bastaria que Deus estivesse com ele para que o pudesse louvar.
É por meio de uma crítica, de cobrança, julgamento que nasce a murmuração. Então, começa-se a pensar ou julgar a atitude do outro. “Olha o fulano, ele faz isso… Isso de novo?”, são coisas desse tipo que nos levam à murmuração, e ela é um sinal de imaturidade.
Mas, pela minha vida e pela minha glória que enche toda a terra, 22. nenhum dos homens que viram a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, que me provocaram já dez vezes e não me ouviram, 23. verá a terra que prometi com juramento aos seus pais. Nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
A murmuração é incompatível com uma vida cristã marcada por fidelidade, confiança e cooperação. Esse pecado afasta a bênção de Deus e atrai o seu juízo. Por outro lado, quando se dá lugar à confiança em Deus, à união e cooperação entre os irmãos, “ali derrama o Senhor a sua bênção e a vida para sempre” (Sl 133).
É aquela reclamação constante, um descontentamento que muitas pessoas mostram, é o falar mal da vida, é o falar mal de pessoas, o questionamento malicioso, é a difamação, é o desacreditar, é o maldizer.
Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.
Isso significa que um crente que vive praticando a murmuração já se encontra espiritualmente morto, perdeu a comunhão com o Senhor e não tem mais o prazer nas coisas espirituais. Logo, o seu destino é a morte, que, à luz do Antigo Testamento, infelizmente, tem caráter físico e espiritual.
Pare de lamuriar, reclamar e choramingar. “Murmurar” é definido como soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa.
10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. 11 Ora, todas essas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia.
36 E os homens que Moisés mandara para espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, difamando a terra, 37 Aqueles mesmos homens, que difamaram a terra, morreram da praga perante o Senhor.
Alternativas para não ceder ao descontentamento e buscar a humildade; Como promover a gratidão e evitar a murmuração; Como escolher a confiança em Deus e abandonar a prática da murmuração.