No livro do Gênesis, o relato do Dilúvio é precedido por uma frase desconcertante: “O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor”.
Gênesis 6:6-13 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) E o SENHOR se arrependeu de tê-los criado e colocado na terra. Isso lhe causou imensa tristeza.
Quantas vezes tem na Bíblia que Deus se arrependeu?
Duas vezes a Bíblia diz que Deus se arrependeu de algo que havia feito no passado (Gn 6.6-7 e 1Sm 15.11), e pelo menos onze vezes diz que ele se arrependeu ou se arrependeria de algo que estava prestes a fazer no futuro (Êx 32.12-14; 2Sm 24.16; 1Cr 21.15; Sl 106.45; Jr 4.28; 18.8; 26.3, 13, 19; 42.10; Jl 2.13-14; Am ...
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicando que ele fora preordenado a ser um profeta para as nações e pregar arrependimento ao reino do sul (Judá).
Se eu digo: 'Não mencionarei nem mais falarei em seu nome', as suas palavras queimam como fogo no meu coração e nos meus ossos; estou exausto tentando contê-lo; já não posso aguentar mais!
DEUS SE ARREPENDEU? UMA EXPLICAÇÃO DE GÊNESIS 6.6 #rodrigosilva #biblia
Quem pregou arrependimento na Bíblia?
Porém, antes da vinda de Jesus, João Batista pregou o batismo do arrependimento para todo o povo de Israel. Quando estava terminando o seu trabalho, perguntou: 'Quem é que vocês pensam que eu sou? Eu não sou aquele que vocês pensam que eu sou.
No livro do Gênesis, o relato do Dilúvio é precedido por uma frase desconcertante: “O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor”.
Qual a diferença entre o arrependimento de Deus e o arrependimento do homem?
Simplesmente porque o arrependimento do homem é causado pelo reconhecimento de uma atitude precipitada, como resultado da ignorância do que havia de acontecer. Nós nos arrependemos porque erramos. No caso de Deus é extremamente diferente. Ele jamais comete erros.
O SENHOR Deus falou com Samuel: — Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens. Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul.
Jonas ficou três dias e três noites na barriga do peixe. Enquanto estava lá, Jonas orou e se arrependeu. Ele queria fazer o que era certo e seguir ao Senhor. O Senhor ouviu suas orações e fez o peixe cuspir Jonas em terra seca.
Mau ladrão. Mau ladrão ou ladrão impenitente foi um dos dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus. Segundo os Evangelhos, ele teria desafiado Jesus a salvar a si mesmo enquanto que o bom ladrão pediu perdão pelos seus pecados.
O Senhor declarou: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42). O arrependimento é uma experiência pessoal com Jesus.
Deus realmente ama o pecador, a quem Ele odeia com um ódio perfeito, mas com um perfeito amor de benevolência. O pecador, como eu disse, torna em maldição cada bênção divina, incluindo o amor da benevolência de Deus. Isso ele faz por interpretar o amor de benevolência, como sendo um amor de complacência.
O arrependimento é um ato de fé em Jesus Cristo — um reconhecimento do poder de Sua Expiação. Só podemos ser perdoados nos termos Dele. Ao reconhecermos com gratidão Sua Expiação e Seu poder de purificar-nos do pecado, estaremos aptos a “exercer [nossa] fé para o arrependimento” (Alma 34:17). Tristeza pelo Pecado.
O primeiro grande exemplo do poder do arrependimento é o pecado de Davi com Bate-Seba (cf. II Samuel 12; Salmo 32, 51). Houve conseqüências contínuas para Davi, sua família e Israel, mas Davi foi restaurado à comunhão com Deus!
Onde fala na Bíblia que Deus arrependeu de ter feito o homem?
Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
O que significa Deus ter se arrependido de ter feito o homem?
Ou seja, quando Deus se arrepende, isso não é caracterizado pelas limitações peculiares aos homens. A diferença seria que o arrependimento de Deus acontece a despeito de sua perfeita presciência, enquanto maior parte do arrependimento humano ocorre porque nos falta a presciência.
Por exemplo, em Génesis 6:6 podemos ver que Deus entristeceu-se profundamente. Ou então, quando é dado o sentimento humano que Deus se arrependeu como em Jonas 3.10. Neste sentido, devemos entender o “arrependimento de Deus” como uma linguagem antropopática.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Considerando a doutrina da imutabilidade de Deus, o conceito do arrependimento de Deus apresenta um desafio lógico a este atributo divino. Se o arrependimento divino indica uma mudança de plano na parte de Deus (por exemplo, em Gên. 6:6), é difícil dizer que o plano de Deus é imutável.
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.