Gideão teve setenta filhos, todos provindos dele, porque tinha muitas mulheres. A sua concubina, que morava em Siquém, lhe deu também à luz um filho, e ele lhe deu o nome de Abimeleque.
Pela tradição, Adão teve 33 filhos e 23 filhas. De acordo com Gênesis 4:25, Sete nasceu após a morte de Abel e Eva acreditava que ele fora designado por Deus para estabelecer uma nova descendência, em substituição a Abel, morto por Caim.
(Jó 42:13) Ao todo Jó teve um total de 20 filhos. Ao longo de sua vida, ele teve 14 filhos e 6 filhas. Os sete filhos que Jó teve após sua provação não são nomeados, mas as três filhas de Jó são mencionadas por nome no final do livro, Quézia, Querém-Hapuque e Jemima.
Na cidade de Samaria moravam setenta filhos do rei Acabe. Jeú escreveu cartas e as mandou às autoridades da cidade, aos líderes e às pessoas que tomavam conta dos filhos de Acabe.
Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate (esposa de Roboão), filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.
Quem foi ABIMELEQUE? A História de ABIMELEQUE, o filho de GIDEÃO que matou seus 70 IRMÃOS.
Quantos filhos Abisague teve?
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Quando Gideão morreu, este homem quis tornar-se rei, primeiramente através dos chefes de seu clã, e depois por aclamação popular. Para consolidar sua autoridade, mandou matar os setenta filhos de seu pai. A Morte de Abimeleque por Gustave Doré, 1866.
Naamá foi a esposa do rei Salomão e mãe de seu herdeiro, Roboão. Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica.
"Qual foi o meu pecado para trazer tanta culpa sobre mim e meu reino? Qual era sua intenção ao mentir assim?", interromperá Abimeleque, se referindo ao fato que suas concubinas grávidas não conseguem parir.
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.
Gideão teve setenta filhos, todos provindos dele, porque tinha muitas mulheres. A sua concubina, que morava em Siquém, lhe deu também à luz um filho, e ele lhe deu o nome de Abimeleque.
De acordo com os registros, é possível constatar que o rei Davi teve pelo menos vinte filhos. Em sua época, a poligamia era comum e ele não poupou em tomar para si muitas esposas. Apesar disso, podemos ler em Deuteronômio 17:16-17 que Deus alertou que não era bom que um rei tivesse muitas esposas.
Abimeleque, filho de Gideão, foi à cidade de Siquém, onde viviam todos os parentes da sua mãe. Ele pediu que eles perguntassem aos homens de Siquém: — O que é que vocês preferem: ser governados pelos setenta filhos de Gideão ou por um só homem? Lembrem que Abimeleque é do mesmo sangue de vocês.
Após o nascimento de Roboão, Abisague descobre que Naamá e Salomão se casaram e tiveram um filho. O rei de Israel conta que a partir deste momento não foi mais possível esconder o seu relacionamento com a sulamita: "Foi ali, quando a verdade apareceu, que aquilo que eu procurei evitar se tornou inevitável".
O líder militar sírio Naamã foi curado da lepra ao seguir o conselho do Profeta Eliseu. Mais tarde, Eliseu fez milagrosamente com que um machado flutuasse na água. Eliseu também ajudou Israel a derrotar o exército sírio revelando os planos de guerra da Síria para o rei de Israel.
Filho de Salomão é humilhado pelo povo. Roboão (Henrique Camargo) vai se aproximar do pai, Salomão (Guilherme Dellorto), nos últimos capítulos de Reis. O filho de Naamá (Ingrid Conte) finalmente vai perdoá-lo por tê-lo abandonado.
27 Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu. De acordo com a cronologia da Bíblia, Matusalém morreu durante o ano do dilúvio; ele também foi o mais longevo de todos os personagens mencionados na Bíblia.
53 Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque e quebrou-lhe o crânio. 54 Então chamou logo o moço que levava as suas armas, e disse-lhe: Desembainha a tua espada, e mata-me; para que não se diga de mim: Uma mulher o matou. E seu moço o atravessou, e ele morreu.