Com tantos pecados, Saul não conseguia mais ouvir a voz do Pai e começou a tomar decisões erradas. A primeira, a impaciência: Sabemos que a impaciência atrapalha nossas vidas e nosso relacionamento com Deus. Saul impaciente acabou tomando uma decisão que não era dele. (1Sm 10:8;13:5-9).
Moisés tomou a atitude de deixar de ser chamado filho da filha do Faraó e pertencer à sucessão do trono de Faraó, para ser contado no meio do povo de Deus. Tornou-se o maior profeta da Bíblia e um dos homens mais íntimos no relacionamento com Deus.
Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.
6 Por nada estejais ansiosos; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
1Coríntios 5:12-13 NVT. Não cabe a mim julgar os de fora, mas certamente cabe a vocês julgar os que estão dentro. Deus julgará os de fora. Portanto, eliminem o mal do meio de vocês.
SALMO 16 - Receber o conselho certo para uma decisão importante! Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio. Ao Senhor declaro: "Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti". Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer.
Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal. Podemos escolher a liberdade e a vida eterna, seguindo Jesus Cristo. Somos livres também para escolher o cativeiro e a morte, seguindo Satanás (ver 2 Néfi 2:27).
Os tomadores de decisão são pessoas dentro de uma empresa que têm o poder de tomar decisões estratégicas como as de aquisições, expansão, ou de investimento. Alguns dos tipos de tomada de decisão podem incluir decisões táticas, organizacionais, políticas, operacionais, pessoais, programadas e não programadas.
A oração ajuda o processo de tomar decisões. Jesus usou este método antes de escolher os discípulos. A Bíblia diz em Lucas 6:12: “Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.” O primeiro princípio para tomar boas decisões é conseguir observar todos os fatos.
Senhor é tão difícil tomar decisões! Tenho medo de errar, de não poder voltar, de não saber decidir. Por isso, meu Deus, peço a sua orientação. Instrui a minha mente, abre os meus olhos para enxergar a direção certa.
Tiago 1:12 ARA. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
Porque quem se dirige a Deus com dúvidas é semelhante às ondas do mar, levadas pelos ventos, lançadas de uma para outra parte. 7 Uma pessoa assim é indecisa, instável, torna-se inconstante em todos os seus actos. Não pense, por isso, que receberá alguma coisa do Senhor.
§ 1ª Coríntios 11:31 – Paulo fala da necessidade que temos de julgar especialmente a nós mesmos. § 1ª Coríntios 11:32 – Quando nos julgamos a nós mesmos nós podemos ser disciplinados pelo Senhor.
O Juízo Final, realizado por Jesus no último dia, com a separação de eleitos e condenados, conforme narra o evangelho de Mateus foi associado ao Apocalipse. O texto de Mt 25,34.34 diz: “Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo”.