De forma geral, a suplementação de Coenzima Q10 não deve ser feita para gestantes, lactantes e crianças, mas é importante procurar orientação de um profissional de saúde habilitado.
Os suplementos de coenzima Q10 podem interagir com alguns medicamentos anti-hipertensivos (que reduzem a pressão arterial) e quimioterápicos. A coenzima Q10 pode aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos em pessoas que tomam o anticoagulante varfarina ao diminuir a eficácia da varfarina.
Coenzima Q10 tem efeitos colaterais? A Coenzima Q10 é geralmente bem tolerada e não causa efeitos colaterais significativos. No entanto, em algumas pessoas, pode causar dores de estômago ou náuseas leves. Consulte um médico se sentir qualquer efeito adverso.
Aumento da energia física: A Q10 melhora o funcionamento de órgãos vitais como coração, fígado e rins, garantindo que você tenha a energia necessária para o dia a dia. Ação antioxidante: Isso significa que ela ajuda a neutralizar os radicais livres, que podem danificar nossas células, e protege contra o envelhecimento!
Quais os sintomas da falta de coenzima Q10 no organismo?
Por tanto, em carência, a Q10 pode impactar significativamente a qualidade de vida e bem-estar. Cansaço excessivo, problemas de fertilidade, dores de cabeça, dores e câimbras pelo corpo, desequilíbrio nos níveis de glicose e fraqueza muscular são sinais mais comuns dessa deficiência da substância.
A CoQ10 tem sido associada a uma redução do risco de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, angina e pressão alta. Ela também pode ajudar a melhorar a função do coração em pessoas que já têm doença cardíaca, melhorando assim a saúde cardiovascular.
Quem tem gordura no fígado pode tomar coenzima Q10?
“A suplementação de CoQ10 pode ser considerada uma boa opção terapêutica adjuvante para atenuar a inflamação sistêmica, ao lado de outros tratamentos para esta doença”, Dr. Farsi e associados concluem.
Quanto tempo leva para a coenzima Q10 começar a fazer efeito?
Alguns estudos mostraram que a coenzima Q10 pode começar a fazer efeito a partir de quatro semanas de uso. Outros ainda evidenciaram que podem aparecer entre seis a 12 meses.
Manter a embalagem fechada após o uso. Frasco com lacre de proteção e 60 cápsulas. O uso de Coenzima Q10 é contraindicado para pacientes com problemas renais graves. Pode causar reações adversas como palpitação, sudorese, insônia e distúrbios gastrointestinais.
A coenzima Q10 Vitafor é garantia de alta qualidade, uma vez que essa marca brasileira está há mais de 15 anos no mercado de nutrição e acumula diversas premiações no ramo.
A suplementação de Coenzima Q10 é recomendada para pessoas que utilizam medicamentos que diminuem seus níveis, como as estatinas, amplamente usadas no controle do colesterol. Além disso, idosos e pessoas com doenças mitocondriais podem precisar da suplementação para manter níveis adequados de energia.
Já a coenzima Q10, que é produzida naturalmente pelo nosso organismo, sofre com o declínio causado pelo passar dos anos. Com isso, o suplemento alimentar contribui para a reposição dessa falta, ajudando a reduzir os sintomas de fibromialgia, como dor, ansiedade e depressão.
De forma geral, a coenzima q10 não tem contraindicações. Entretanto, os pacientes com problemas de saúde, que usam medicação diariamente, gestantes, lactantes e idosos, sempre devem ter um cuidado extra antes de ingerir qualquer tipo de suplemento.
Além disso, o melhor horário para ingestão da coenzima Q10 também precisa ser avaliado por um médico. "No caso de uso de suplementos, o ideal é ingerir junto com as refeições, pois a gordura auxilia na sua absorção", completa Seixas.
A utilização de Coenzima Q10 como suplemento alimentar geralmente é bem tolerada, sem efeitos colaterais/adversos graves. Além disso, não há efeitos colaterais tóxicos conhecidos ou relatados de superdosagem.
Diminui a quantidade de glicose no sangue; não recomendado para pessoas hipoglicemias. Possível intoxicação hepática em doses altas. Essa são os principais efeitos colaterais que a suplementação de coenzima pode causar. Não é orientado a suplementação de coenzima Q10 para gestantes.
A dose recomendada de coenzima Q10 varia de 50 a 200 mg por dia, dependendo da finalidade do suplemento e da idade da pessoa. Para problemas específicos de saúde, como doenças cardíacas, envelhecimento ou obesidade, a dosagem pode ser maior, geralmente entre 100 a 200 mg por dia.
Além das funções do COQ10 mencionadas anteriormente, uma das ações do COQ10 na insuficiência cardíaca é a inotrópica. Ele melhora o débito cardíaco pelo aumento da força contrátil do coração. Supõe-se que CoQ10 melhora a utilização de oxigênio a nível celular.
Quem tem problema cardíaco pode tomar coenzima Q10?
“A coenzima Q10 é o primeiro medicamento para reduzir a mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca desde os IECAs [inibidores da enzima de conversão da angiotensina] e os betabloqueadores, desenvolvidos há mais de uma década”, diz Svend Aage Mortensen, coordenador do estudo.
Os dados obtidos neste trabalho mostram que a suplementação de coenzima Q10 numa quantidade de 30 mg/dia até 3000 mg/dia vem se mostrando benéfica para a diminuição da pressão arterial sistêmica em pacientes hipertensos.
A coenzima Q10 interage melhor com alimentos gordurosos, é lipossolúvel - ou seja, dissolve em gordura. Por essa razão, a lista dos alimentos que veremos a seguir é, em sua maioria, composta por carnes e peixes gordurosos, como o salmão, e grãos oleaginosos, como as nozes.
Quanto tempo leva para a coenzima Q10 fazer efeito?
Alguns estudos mostram os efeitos da coenzima q10 a partir de 6 semanas com o uso de 200mg, mas a quantidade da Coenzima Q10 vai depender da prescrição e por qual objetivo está suplementando.