Quem pode andar de graça no metrô?
Idosos, pessoas com deficiência e desempregados estão entre os casos em que o benefício é válido. Contudo, o passageiro precisa comprovar a necessidade da gratuidade por meio de documentos, em todos os casos.Quem tem 60 anos têm direito a passagem gratuita?
No Brasil, o Estatuto da Pessoa Idosa, em vigor desde 2003, estabelece gratuidades para pessoas com 60 anos.Qual a idade para não pagar metrô?
Adultos, ao completarem 65 anos, passam a ter direito à gratuidade da passagem e ao Bilhete Único Especial - Idoso (Lei Federal 10.741/03 - Estatuto do Idoso).Quem tem direito a desconto no metrô?
No momento do pagamento da tarifa, o validador realiza os descontos na seguinte ordem: 1º - Gratuidade para pessoas com 60 a 64 anos; 2º - crédito do tipo Vale-Transporte; 3º - crédito do tipo Estudante (meia tarifa ou gratuidade); e 4º - crédito do tipo Comum (créditos de tempo e depois créditos em dinheiro).Metrô desapropria, mas não paga
Como tirar gratuidade do metrô?
Solicitar (a partir de 65 anos)CPF. Comprovante de residência recente (validade de 3 meses) foto legível e atualizada. Com os documentos pessoais em mãos faça a solicitação pelo Site de atendimento: sptrans.com.br/atendimento.
Quem tem direito a bilhete gratuito?
Informações sobre Bilhete Único Estudante - Cadastro para ter direito à gratuidade. O serviço é destinado a estudantes de baixa renda ou bolsistas, que utilizam o transporte público e necessitem do benefício de gratuidade no transporte.Como funciona o transporte gratuito para idoso?
O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais. Para que o idoso tenha acesso à gratuidade, ele deve apresentar qualquer documento que comprove sua idade.O que é necessário para idoso viajar de graça?
A pessoa idosa que tem como comprovar renda NÃO necessita da Carteira da Pessoa Idosa para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor da passagem. Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício.Como tirar o cartão do idoso com 60 anos?
PRINCIPAIS ETAPAS
- Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
- Completar o cadastro no Portal de Atendimento SP156 com as informações necessárias para o serviço "Cartão de estacionamento idoso - Solicitação";
- Ler e concordar com o termo de aceite eletrônico;
Qual idade é considerado idoso 2024?
O Projeto de Lei 5628/19 eleva de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa para efeitos legais. A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera o Estatuto do Idoso e a Lei do Atendimento Prioritário.O que o idoso com 60 anos têm direito?
O Congresso Nacional aprovou e em 2003 entrou em vigor o Estatuto do Idoso. Pelo estatuto, quem está na terceira idade tem direito a atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde e em órgãos públicos e privados, além de prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.Onde fazer o bilhete do idoso de 60 a 64 anos?
Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser solicitado por meio do site de Atendimento Digital (sptrans.com.br/atendimento).Como tirar o cartão do metrô para idoso?
Se você ainda não possui um cartão:Bilhete único: para solicitar é necessário acessar o site e fazer o seu cadastro. Cartão TOP: para solicitar é necessário baixar o App TOP e fazer o seu cadastro.
O que o idoso não paga?
Além de gratuidade nos transportes, Estatuto do Idoso garante desde isenção de IPTU até pensão alimentícia paga pelos filhos.Qual o valor do metro 2024?
Informação foi divulgada pelo governo estadual e pegou prefeitura da capital de surpresa, que negou o reajuste no transporte municipal. A tarifa dos trens e metrô em São Paulo vai subir para R$ 5 a partir de 1º de janeiro de 2024.Tem passagem de graça de avião para idoso?
Basta a apresentação de comprovante de renda e documento de identidade. A carteira da pessoa idosa não é necessária nesse caso. Além da idade mínima de 60 anos, a renda não pode ultrapassar dois salários mínimos. Essas são as duas regras fundamentais para se enquadrar no direito da gratuidade ou desconto na passagem.Onde se faz a carteirinha do idoso?
- Faça o cadastro no CadÚnico (consulte aqui como se cadastrar no CadÚnico - link direciona para portal externo);
- Solicitar a carteira em um Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, em um Centro POP; ou em uma unidade do Descomplica SP;
Como fazer a carteirinha para viajar de graça?
Caso a pessoa idosa não tenha o NIS, pode obtê-lo no CRAS ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se já possuir o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão de assistência social municipal ou no próprio CRAS.Qual a idade para gratuidade no metrô?
👩 👴👵 Quem tem acima de 65 anos pode tirar o bilhete único especial do idoso com a @sptransoficial , que dá direito a usar gratuitamente tanto o sistema sob trilhos e ônibus.Como idoso viaja grátis?
Documentação Necessária para Obter GratuidadePara a compra da passagem e embarque no ônibus, o idoso deve apresentar os seguintes documentos necessários para a validação de desconto ou gratuidade: Documento válido com foto (Identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista) CPF.
Como fazer para aposentado viajar de graça?
É por meio desse procedimento que a pessoa irá comprovar que tem mais de 60 anos e que tem o rendimento inferior a dois salários mínimos. Após esta etapa, o cidadão poderá emitir o documento através do site Carteira do Idoso – Cidadania ou pela própria unidade do CRAS de forma presencial.Como andar de graça no metrô?
Veja abaixo os documentos de identificação que serão aceitos: Idosos com 65 anos ou mais: documento de identificação com foto e registro da data de nascimento, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação. Pessoas com deficiência: Cartão Gratuidade Metrofor.Quando o idoso tem direito a passagem gratuita?
A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.Como andar de trem sem pagar?
Como solicitar o benefício nos trilhosPessoas desempregadas há mais de 30 dias podem requisitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos, que oferece acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô.