Quem não pode entrar em greve?

A Constituição Federal proíbe que militares possam fazer greve, determinação válida para as Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

Quem não pode entrar de greve?

O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os requisitos para a greve?

Conforme texto do artigo 2ª da Lei de Greve, para que o direito de greve seja considerado legitimo, é necessário que a suspensão do trabalho, seja total ou parcial, seja pacifica e temporária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem tem direito de fazer greve?

O trabalhador brasileiro é assegurado pela Lei 7.783/89 ao direito à greve. Segundo a constituição considera-se legítimo o exercício de direito a greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços ao empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em machadoguedes.adv.br

Quem não é sindicalizado pode fazer greve?

Servidores públicos podem realizar GREVE? Sim. Todo servidor (sindicalizado ou não sindicalizado) tem o direito de participar de movimentos para reivindicar direitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apubh.org.br

Servidores Públicos Federais podem entrar em greve em fevereiro caso não haja reajuste salarial

Quando a greve é ilegal?

Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Portanto, a greve é abusiva quando: Contrariar a lei; For mantida após acordo, convenção ou decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quais são os limites do direito de greve?

A lei nº 7.783/89 também impõe limites ao direito de greve. Em seu art. 2º esclarece que a greve deve ser pacífica, vedando, portanto, greves violentas, inclusive por meio de tortura ou de tratamento desumano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigada a entrar em greve?

Fazer greve não é ficar de folga ou tirar férias. Fazer greve, porém não é opcional. Participar do movimento nos é imposto pela condição de fazermos parte da categoria profissional que legal e regularmente representada aprovou e deflagrou a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a lei de greve?

Art. 17. Fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout). Parágrafo único.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

É direito do médico fazer greve?

A Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que dispõe sobre o direito de greve, considera a assistência médica uma atividade essencial (art. 10, II). Entretanto, o direito de greve não foi proibido às atividades essenciais, desde que durante a movimentação fique garantida a prestação dos serviços indispensáveis (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.cfm.org.br

Quando o trabalhador pode deflagrar a greve?

A greve somente pode ser deflagrada após negociação coletiva frustrada, acrescida da impossibilidade de utilização da via arbitral (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fpsv.adv.br

É obrigatório ir trabalhar na greve?

Sim. Em princípio, os dias não trabalhados na greve podem ser descontados do salário. Há possibilidade de haver negociação com a administração para que isso não aconteça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem é o titular do direito de greve?

ao Ministério Público do Trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com

Quais serviços não podem fazer greve?

O art. 157, § 7º, da Constituição Federal de 1967 assim enunciava: “não será permitida greve nos serviços públicos e atividades essenciais, definidas em lei”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt13.jus.br

Porque militares não podem fazer greve?

A Constituição Federal proíbe de forma expressa os membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) de fazer greve, em seu art. 142, § 3º. Com os militares em greve há risco à segurança nacional e à democracia, por se tratar de serviço essencial à nação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É necessária notificação antes de iniciar uma greve?

Essa comunicação deverá ser feita no prazo mínimo de 48 horas nas atividades privadas e de 72 horas, nos serviços e atividades essenciais (artigos 3º, parágrafo único e 13, da Lei 7.783/1989), sendo que nesta última hipótese também será avisada a população, que sofrerá com a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem não tem direito à greve?

Os servidores da Segurança e da Saúde não podem fazer greve, decide Tribunal de Justiça. Baseado em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ) confirmou a proibição de greve dos servidores públicos nas áreas de Segurança Pública e de Saúde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pge.sc.gov.br

Quando uma greve passa a ser ilegal?

Greve sem tentativa prévia de negociação

Conforme determina a OJ nº 11 da SDC do TST, se não houver tentativa prévia, direta e pacífica de solucionar os conflitos que suscitam a greve, seu exercício será abusivo. Tal exigência também se verificar no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem não é filiado a sindicato pode fazer greve?

A autorização legislativa para a formação de comissão de negociação viabiliza a admissão no ordenamento jurídico brasileiro da realização de greves sem a presença do sindicato da categoria profissional, seja diante de sua inexistência, inércia ou oposição à negociação coletiva com o empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistareed.emnuvens.com.br

Pode descontar falta de greve?

Quem falta por causa da greve pode sim ter o dia descontado. Segundo a advogada Cristina Buchignani, sócia da área trabalhista do Costa Tavares Paes Advogados, o fato de ter uma greve em transporte por si só não autoriza o funcionário a faltar ao trabalho. A empresa pode descontar o dia ou as horas de ausência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

Pode demitir funcionário por greve?

O empregador pode demitir o empregado que participa da greve? Não! O empregador não poderá demitir, discriminar e nem punir seus empregados que participarem da greve desde que a greve seja pacífica e legítima para defender seus interesses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noronhaadv.com.br

Quem tá de greve recebe?

A greve, não obstante ser direito constitucionalmente garantido aos trabalhadores, configura hipótese de suspensão do contrato de trabalho, razão pela qual a regra geral é de que os dias de paralisação não sejam remunerados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a entrar em greve?

Trabalhador não é obrigado a aderir a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que a Constituição diz sobre a greve?

Constituição Federal

“Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem pode deflagrar uma greve?

Assim, a legitimidade para negociar um acordo, organizar os preparativos (em assembleia geral) e deflagrar a greve é do sindicato da categoria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br