Doenças vasculares, como as varizes, pedem atenção especial durante a prática esportiva. No caso de pacientes com insuficiência venosa crônica, há dificuldade de retorno sanguíneo ao coração quando a pessoa se encontra parada, em pé ou sentada.
Quais são as contra indicações para fazer exercícios físicos?
Em alguns casos a prática é totalmente contraindicada, como quando há problemas graves de hipertensão, doença cardíaca, pré-eclâmpsia e histórico de abortos espontâneos.
Cólicas, náuseas e diarreias são situações que exigem que o frequentador da academia faça uma pequena pausa no treinamento. Isso porque quando alguém tem diarreia ou está vomitando, por exemplo, pode ficar desidratado. Caso insista em malhar, ficará mais desidratado ainda.
Inflamações articulares; Estiramentos musculares; Lombalgia e dores nas costas; Todos ocasionados por excesso ou exercícios realizados de maneira inadequada.
Quantas vezes por semana é necessário ir à academia?
Para manter o bem-estar: de 3 a 5 vezes
Segundo o American College of Sports Medicine, realizar cinco sessões de 30 minutos de atividade física moderada já é suficiente para ter saúde. E ainda é possível garantir o mesmo benefício em três treinos de 20 a 60 minutos de exercício vigoroso.
Em que situações a atividade física não é recomendada?
Evite a prática se estiver com crise de asma, especialmente aquelas de maior intensidade, e em dias frios e secos. Você deve lembrar que o sono adequado e a alimentação adequada e saudável também são importantes para a prática de atividade física.
Quais são as doenças que a atividade física pode evitar?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a atividade física regular é um fator chave de proteção para prevenção e o controle das doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e diversos tipos de cânceres.
A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.
As pessoas com vigorexia, mesmo que estejam fortes e musculosas, se veem magras e fracas; Além de poder agravar outros transtornos de ordem mental, a condição também pode levar a pessoa à insuficiência hepática, renal e a problemas nas veias.
“Normalmente, elas verão resultados em duas semanas se fizerem exercícios de 30 a 40 minutos todos os dias, desde que mantenham uma dieta balanceada e hidratação adequada”, disse Gallucci em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. Os indivíduos mais magros podem levar cerca de quatro semanas.
“O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.
Pode treinar cinco dias e descansar dois? "Treinar cinco dias com dois dias de descanso pode ser eficaz desde que o programa de treinamento seja bem planejado.
“A partir dos 12 anos, pode-se fazer musculação mesmo em um processo que ainda está em crescimento. Para que a musculação seja danosa nessa fase, teria que ser um treino de hipertrofia, enquanto a criança ainda não terminou todo o processo de crescimento e de maturação”, explica Atalla.
Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.
Quais exame de sangue não pode fazer exercício físico?
Dependendo do tipo de exame , a atividade física pode atrapalhar, e muito, a análise e resultado. Basicamente toda atividade física intensa pode interferir em alguns exames sim, por exemplo, na glicemia, hemograma, no lactato, na dosagem do CPK.
Apesar disso, a academia também tem suas desvantagens, como a necessidade de pagar pelo serviço, além do deslocamento até o local. Muitas vezes, o estabelecimento é longe de casa e já bate aquela preguiça — isso aumenta as chances de que você desista de treinar.
O significativo conflito de diferentes tecidos no corpo, todos exigindo oxigênio, pode ser uma das razões pelas quais a sensação de náusea aparece durante ou após uma sessão de exercício. O corpo tem que adaptar o fluxo sanguíneo aos tecidos à medida que a demanda muda.
Quais os maiores perigos para quem pratica musculação?
Os problemas mais frequentemente relatados incluíram distensão muscular, representando 35% dos casos, seguida pela tendinopatia, com 25% de ocorrência. Além disso, o artigo mostrou que o ombro e o joelho são as articulações mais afetadas pelas lesões.