Os critérios básicos são: estar aliançado com Cristo, contudo, não proibimos ninguém de participar, apenas ensinamos o que a Bíblia diz, para que cada pessoa julgue-se a si mesma. Nem Judas Iscariotes, em pecado e endemoninhado foi proibido por Jesus de participar da Ceia (Lc 22.3,21).
Este verso, dizem eles, ensina que uma pessoa “indigna” não pode participar da Ceia. Vejamos: “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor” (1 Coríntios 11:27).
Por causa dessa terminologia errada, baseada numa errada conceituação da Ceia do Senhor, é que entre os evangélicos disciplina-se suspendendo o(a) pecador(a) da “Santa Ceia”. Então, tais grupos evangélicos estabelecem assim a disciplina: “Você não poderá tomar a 'Santa Ceia' por três meses”.
Quais os requisitos para participar da Santa Ceia?
Os critérios básicos são: estar aliançado com Cristo, contudo, não proibimos ninguém de participar, apenas ensinamos o que a Bíblia diz, para que cada pessoa julgue-se a si mesma. Nem Judas Iscariotes, em pecado e endemoninhado foi proibido por Jesus de participar da Ceia (Lc 22.3,21).
A Bíblia não afirma que seja pecado não participar da ceia, mas eu aconselho que você procure uma igreja onde possa ser um membro fiel e participar regularmente da ceia e das atividades da congregação. A ceia nos anima, nos revela a dependência que temos de Deus e da comunidade e a necessidade de perdão.
DESCUBRA A VERDADE SOBRE A SANTA CEIA - Quem Pode Participar da Ceia do Senhor
Quem não tomar Santa Ceia não tem parte comigo.?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.
Por incrível que pareça, assuntos como esse ainda hoje são bastante pertinentes no meio evangélico, principalmente no que tange Santa Ceia para pessoas divorciadas, que não possuem uma união civil formalizada, ou até mesmo pessoas que nunca foram casadas e estão solteiras.
Que pecados impedem de tomar Santa Ceia versículo?
O Pecado e a Santa Ceia
A Bíblia nos ensina em 1 Coríntios 11:27-29 que aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Isso significa que os pecados não confessados e não arrependidos podem nos impedir de participar da Santa Ceia de maneira digna.
Segundo a Bíblia, o traidor é Judas Iscariotes – único da cena com o rosto parcialmente encoberto por uma sombra. Bem na frente dele, há um saleiro caído sobre a mesa. Pode se tratar de uma representação de mau agouro (uma pista deixada por Da Vinci, indicando qual dos 12 apóstolos era o traidor do Profeta).
Portanto, participar da Santa Ceia significa participar da vida de Cristo. É um momento de extrema alegria e, não de tristeza, e nada pode nos impedir de participar. Nem mesmo o pecado. O único pecado que nos impede de participar da Santa Ceia é o pecado não confessado.
Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
Quem pode participar da ceia? A rigor, todos que foram batizados e desejam viver com Jesus são convidados a participar da ceia. Se tomarmos como exemplo a última ceia de Jesus Cristo, até mesmo Judas estava presente. Jesus não o excluiu da comunhão, mesmo sabendo que ele iria traí-lo.
A Ceia do Senhor deve ser celebrada com aqueles que estão doentes ou presos em casa quando é celebrado pela congregação, ou naqueles momentos em que pode servir como um sinal visível e selo do ministério de cuidado e cura de Cristo.
Senhor, abençoe o precioso alimento que coloca na nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, não nos falte o vosso corpo, que é santíssimo e o vosso sangue, que é preciosíssimo - o alimento e bebida que nos conduzem à vida eterna.