Quem não pode ser testemunha da reclamada?

§ 2º São impedidos: I – o cônjuge, o companheiro, o ascendente e o descendente em qualquer grau e o colateral, até o terceiro grau, de alguma das partes, por consanguinidade ou afinidade, salvo se o exigir o interesse público ou, tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa, não se puder obter de outro modo a ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quem é impedido de ser testemunha no processo trabalhista?

Atualmente, a CLT, na parte destinada ao processo trabalhista, já não permite o compromisso da testemunha que seja parente até o terceiro grau civil, amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes na reclamação trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quais são as pessoas que não podem ser testemunhas?

447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.cgu.gov.br

Quem não pode ser testemunha da empresa?

Não podem ser admitidos como testemunhas: I - os menores de dezesseis anos; IV - o interessado no litígio, o amigo íntimo ou o inimigo capital das partes; V - os cônjuges, os ascendentes, os descendentes e os colaterais, até o terceiro grau de alguma das partes, por consangüinidade, ou afinidade."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quais as pessoas que não podem ser admitidas como testemunhas?

O Art. 447 do Código de Processo Civil define como regra que todas as pessoas podem ser testemunhas no processo, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direitoreal.com.br

Como provar que a doença foi adquirida no trabalho

Quem é impedido de ser testemunha?

De acordo com o art. 447, § 2º, inciso I da lei processual, só são impedidos de depor o cônjuge, o companheiro, o ascendente ou descendente em qualquer grau, e o colateral até o terceiro grau. Confira o texto desse dispositivo legal: Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o grau de parentesco que não pode ser testemunha?

A testemunha e a parte não podem ser parentes até terceiro grau civil: 1º grau: pais, filhos, cônjuge, enteado, sogro. 2º grau: avôs, netos, irmãos, cunhados. 3º grau: bisavô, bisnetos, tios e sobrinhos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem tem cargo de confiança pode ser testemunha?

A 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), decidiu que “o exercício de cargo de confiança, por si só, não torna a testemunha suspeita” (ROT-0100546-77.2019.5.01.0282, DEJ de 08/04/2022).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conexaotrabalho.portaldaindustria.com.br

Como recusar ser testemunha trabalhista?

O convidado a testemunhar só poderá recusar comparecer quando esse convite for feito de maneira informal, isto é, verbalmente e sem documentação comprobatória. Contudo, caso ele seja convocado por uma carta formal, com informações sobre o processo, ele será obrigado a comparecer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marcosrdias.com.br

Quais são as testemunhas proibidas de depor?

207, CPP. São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em professor.pucgoias.edu.br

Quem pode ser minhas testemunhas?

Sim, parentes, como mães e pais, podem ser testemunhas em um processo judicial. Isso também se aplica a amigos íntimos, namorados, sogras e qualquer pessoa que tenha conhecimento dos fatos relevantes para o caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em passosgarcia.adv.br

Quais testemunhas são suspeitas?

AMIZADE ÍNTIMA. O art. 447 , § 3º , II , do CPC/15 dispõe que são suspeitas as testemunhas que guardem relação de inimizade capital ou de amizade íntima com a parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como impugnar testemunha na Justiça do Trabalho?

O ideal é que, após o juiz perguntar o nome da pessoa que será ouvida, você, como advogado, peça a palavra ao magistrado e informe que pretende “contraditar” a testemunha. Certamente, neste momento o juiz te dará a palavra para que você sustente suas alegações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível ganhar um processo trabalhista sem testemunhas?

Independentemente de ser um meio inseguro, a prova testemunhal é indispensável ao processo do trabalho, sendo por diversas vezes o único meio probatório possível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É obrigatório levar testemunha em processo trabalhista?

Não há qualquer obrigação de comparecer ao fórum, ou seja, cabe ao convidado decidir se vai ou não ser testemunha naquele processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem são proibidos de testemunhar?

A proibição de depor está prevista para as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo. No entanto, a pessoa interessada poderá desobrigar o sigilo, facultando à testemunha a possibilidade de depor em juízo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quem pode se recusar a testemunhar?

Assim, resumindo, toda pessoa é obrigada a depor, contudo, a lei apresenta algumas exceções, dentre elas que ascendente ou descendente, o cônjuge, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo, podem recusar-se a depor casos existam outras formas de provar a inocência ou a culpa da pessoa acusada no processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em luizflores.com.br

O que diz a Súmula 357 do TST?

Súmula nº 357 do TST

Não torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www3.tst.jus.br

Quem não pode ser admitido como testemunha?

A lei impede o testemunho dos incapazes, impedidos e suspeitos (art. 447, caput, CPC/2015). Sobre os incapazes, é imprescindível fazer uma comparação entre o disposto no Código Civil (com as modificações conferidas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015) e a lei processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem são as pessoas que não podem ser consideradas testemunhas e por quê?

p. testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas. § 1o São incapazes: [...] III - o que tiver menos de 16 (dezesseis) anos; [...]”. Isso quer dizer que os menores de 16 anos são considerados incapazes para depor como testemunha, não podem ser testemunhas em qualquer processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Porque familiar não pode ser testemunha?

Desse modo, irmãos não podem servir como testemunha uns dos outros, vez que seu grau de parentesco é de 2º grau, sendo impedido pela lei. Além disso, TIOS (AS) NÃO PODEM ser testemunhas de seus sobrinhos e vice-versa, pois estes são colaterais em 3º grau.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são as pessoas proibidas de serem testemunha?

Inicialmente, tratando das pessoas que podem se recusar a testemunhar, temos os parentes: ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a testemunha é parente?

O artigo 829 da CLT dispõe que: "A testemunha que for parente até o terceiro grau civil, amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes, não prestará compromisso, e seu depoimento valerá como simples informação .". Portanto, o depoimento da referida testemunha deve ser considerado como de informante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona as testemunhas no processo trabalhista?

A prova testemunhal é um dos meios de prova mais utilizado em processos trabalhistas e, em muitos casos, o mais importante. Ela consiste na investigação a respeito de fatos relevantes à ação a partir do depoimento de pessoas (apenas físicas, nunca jurídicas) que não são autores, nem réus.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gelsonferrareze.com.br