João 6:53-58 Nova Almeida Atualizada (NAA) Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
A Bíblia não afirma que seja pecado não participar da ceia, mas eu aconselho que você procure uma igreja onde possa ser um membro fiel e participar regularmente da ceia e das atividades da congregação. A ceia nos anima, nos revela a dependência que temos de Deus e da comunidade e a necessidade de perdão.
Os critérios básicos são: estar aliançado com Cristo, contudo, não proibimos ninguém de participar, apenas ensinamos o que a Bíblia diz, para que cada pessoa julgue-se a si mesma. Nem Judas Iscariotes, em pecado e endemoninhado foi proibido por Jesus de participar da Ceia (Lc 22.3,21).
Portanto, participar da Santa Ceia significa participar da vida de Cristo. É um momento de extrema alegria e, não de tristeza, e nada pode nos impedir de participar. Nem mesmo o pecado. O único pecado que nos impede de participar da Santa Ceia é o pecado não confessado.
DESCUBRA A VERDADE SOBRE A SANTA CEIA - Quem Pode Participar da Ceia do Senhor
O que acontece se tomar a Ceia indignamente?
Certamente todos nós que compartilhamos vivemos em um contexto cristão já lemos ou ouvimos a respeito do versículo em que Paulo adverte sobre tomar indignamente a ceia do Senhor: 27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
Quem não pode tomar a Santa Ceia segundo a Bíblia?
A Bíblia nos ensina em 1 Coríntios 11:27-29 que aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Isso significa que os pecados não confessados e não arrependidos podem nos impedir de participar da Santa Ceia de maneira digna.
Por causa dessa terminologia errada, baseada numa errada conceituação da Ceia do Senhor, é que entre os evangélicos disciplina-se suspendendo o(a) pecador(a) da “Santa Ceia”. Então, tais grupos evangélicos estabelecem assim a disciplina: “Você não poderá tomar a 'Santa Ceia' por três meses”.
Este verso, dizem eles, ensina que uma pessoa “indigna” não pode participar da Ceia. Vejamos: “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor” (1 Coríntios 11:27).
A Santa Ceia é uma ordenança do próprio Cristo para a Igreja, de modo que é bastante mencionada no Novo Testamento. É um memorial instituído por Ele afim de lembrarmos o Seu sacrifício na cruz em prol do perdão dos nossos pecados, para que pudéssemos desfrutar da vida eterna ao lado do Pai.
A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus por nós na cruz, assim, todas as vezes que participamos da mesa do Senhor lembramos o que Ele fez por nós. Quem come o pão e toma o vinho consagrado a Deus, aceita o sangue de Jesus para lavar todo o seu pecado.
Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para a Ceia do Senhor, esperem uns pelos outros. E, se alguém estiver com fome, que coma em casa, para que Deus não castigue vocês por causa dessas reuniões.
Por incrível que pareça, assuntos como esse ainda hoje são bastante pertinentes no meio evangélico, principalmente no que tange Santa Ceia para pessoas divorciadas, que não possuem uma união civil formalizada, ou até mesmo pessoas que nunca foram casadas e estão solteiras.
Quem não come da minha carne não tem parte comigo estudo?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.
hoje estão fazendo, que todos podem participar da ceia, independente se seja membro ou não, se seja batizado OU não consagro. Assim é pra todos. E as pessoas que estão lá vão participar. por falta de 1 coisa que não falta ao assembleiano, que é Bíblia, é, se você ensina, a pessoa não vai praticar.
não discernindo o corpo do Senhor” (I Coríntios 11:29, 30). O Salvador declarou: “Todo aquele que come e bebe da minha carne e do meu sangue indignamente, come e bebe condenação para sua alma” (3 Néfi 18:29).
A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Dessa forma, podemos lembrar do Seu corpo e sangue que foi entregue por nós. Assim, quem participa da Santa Ceia do Senhor está aceitando o Seu sofrimento para perdão dos pecados.
No verso (29) Paulo afirma que aquele que participa indignamente, participa “não discernindo o corpo do Senhor”. Ou seja, tal pessoa não possui o conhecimento do que a ceia representa.
A Última Ceia foi relatada pelos quatro evangelhos canônicos em Mateus 26:17–30, Marcos 14:12–26, Lucas 22:7–39 e João 13:1 até João 17:26. Além disso, ela aparece também em I Coríntios 11:23–26.
Em Êxodo 12, encontramos as raízes da Santa Ceia. O texto mais antigo da tradição cristã que conhecemos é o de Marcos 14. 22-24. Nesse último versículo, ele fala do “sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo”.