Informações básicas. Belém, conhecida como Belém do Pará, é um município brasileiro e capital do Pará, situado na Região Norte do país. Quem nasce no estado é chamado de paraense.
Com o novo Acordo Ortográfico, o adjetivo para designar quem nasce no Acre passou a ser grafado acriano, com i. Essa é a única forma registrada pela ABL. A forma acreano deixou de ser aceita oficialmente.
A rigor, independentemente dos registros, uma única forma acaba por consolidar-se no uso geral da língua – o mesmo processo, aliás, pelo qual passou o gentílico “brasileiro”, antes de suplantar as até hoje registradas “brasilense”, “brasiliense”, “brasiliano”, “brasílico”, “brasilíada”, “brasílio” e “brasil”.
Gentílico. Os habitantes naturais do Rio Grande do Sul são denominados comumente gaúchos, ainda que outros termos, como sul-riograndenses, riograndenses-do-sul ou simplesmente riograndenses também sejam usados.
Quem nasce em Belém é belenense ou belemense. A região onde encontra-se a cidade era inicialmente a aldeia Mairi, moradia dos índios Tupinambás e Pacajás.
É possível afirmar que o indivíduo que nasce em Tocantins é chamado de tocantinense, ou seja, esse é o gentílico empregado às pessoas que nascem nesse estado brasileiro.