A cultura popular considera o ano 2000 como o primeiro ano do século XXI e o terceiro milênio, devido a uma tendência de agrupar os anos em valores decimais, como se o ano zero fosse contado.
SÉCULOS | COMO CALCULAR O SÉCULO | COMO SABER O SÉCULO DE UM ANO
Que século estamos 2024?
Editado pela última vez em 8 de setembro de 2024. 2024 (MMXXIV, na numeração romana) é um ano bissexto do século XXI que começou numa segunda-feira, segundo o calendário gregoriano. As suas letras dominicais são GF.
As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, muito familiarizadas com a internet, compartilhamento de arquivos, telefonia móvel, não apenas acessando a rede de suas casas, mas também pelo celular, estando assim extremamente conectadas.
Conforme padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO), a década de 2000, também referida como anos 2000, compreende o período de tempo entre 1 de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2009.
No primeiro dia de 2020, o Jornal Hoje inicia uma série de reportagens especiais sobre o jovem que nasceu no ano 2000 e que, claro, completa 20 anos este ano.
Quem nasceu em 2002 tem quantos anos? Vinte e dois anos, se consideramos como referência o ano de 2024. Cada ano contém 12 meses, independentemente de ser um ano bissexto ou não, portanto esta pessoa teria 264 meses de vida.
O século XXI ou século 21, iniciado em 1 de janeiro de 2001 e a terminar em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio, além de também corresponder ao centésimo vigésimo primeiro século do Calendário Holoceno.
1000 (M, na numeração romana) foi um ano bissexto e o último ano do século X do Calendário Juliano, da Era de Cristo, e as suas letras dominicais foram G e F (52 semanas), teve início a uma segunda-feira e terminou a uma terça-feira.
Na contagem judaica, ele irá comemorar a chegada do ano 5784. Com isso, o começo das celebrações, neste ano, coincidirá também com o Shabat, o dia sagrado de descanso semanal do judaísmo.