De acordo com a legislação, o medidor e demais equipamentos de medição devem ser fornecidos pela concessionária, ficando por sua conta os custos da instalação.
Pela proposta, as concessionárias e as permissionárias de distribuição de energia elétrica deverão providenciar a substituição de medidores de consumo de energia eletromecânicos por medidores eletrônicos inteligentes em até 15 anos após a publicação da lei, se aprovada.
De quem é a responsabilidade de trocar o medidor de energia?
ADULTERAÇÃO DO MEDIDOR DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA - RESPONSABILIDADE DO CONSUMIDOR. O consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição de energia que se encontram em sua propriedade.
O equipamento é gratuito e a distribuidora não pode alegar falta de medidores, mas fica a critério da distribuidora a escolha do tipo de medidor e do padrão de aferição para a unidade.
Em regra, isso deve ser feito pelas fornecedoras de água e de luz, sem custos adicionais para o consumidor. A exceção acontece somente quando eles tiverem sidos violados pelo contratante, cabendo à empresa comprovar a ocorrência.
De quem é a responsabilidade pelo hidrômetro? A responsabilidade pelo hidrômetro é geralmente atribuída a concessionárias de água como a Sabesp. Já que elas são responsáveis por fornecer água potável aos consumidores e, portanto, também possuem a atribuição pela instalação, manutenção e substituição dos hidrômetros.
De quem é a responsabilidade do relógio de energia?
A empresa responsabiliza-se por todo o sistema elétrico até o chamado “ponto de entrega”, que fica no poste particular do consumidor. Deste ponto para dentro, a responsabilidade pelo sistema, bem como a guarda e conservação do medidor, é do consumidor.
Feita a verificação particular prévia, o morador pode iniciar o contato com a concessionária de energia pelos canais de atendimento. Neste momento deve ser solicitado o serviço de aumento de carga informando todos os equipamentos elétricos existentes na residência.
“A troca desses equipamentos antigos é importante, pois a medição acaba sendo mais assertiva e tecnológica", explica Luiz Paulo Marinho, gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília.
INSTALAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO APARELHO MEDIDOR, BEM COMO SUA MANUTENÇÃO E AFERIÇÃO, SÃO TAREFAS DE RESPONSABILIDADE DA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA (CONFORME ARTS. 73 E 77 DA RESOLUÇÃO ANEEL Nº 414/2010).
Em média, o custo para instalar um padrão de energia fica em torno de R$500,00, já incluindo a mão de obra. Porém, o valor depende muito do padrão de entrada que será instalado (monofásico, bifásico ou trifásico).
O preço caixa medidor metálica Enel dependerá da complexidade do projeto e do equipamento escolhido e é estimado entre R $600 e R $2.000. Começando pela localização, um custo mais elevado é normalmente relatado para empresas e residências que ficam fora das áreas abrangidas pelos serviços urbanos.
Na hora de mudar a rede monofásica para bifásica, você precisa chamar um técnico eletricista. O profissional vai verificar o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia permite o sistema bifásico. Se houver necessidade de alteração, ele vai informar o que deve ser feito.
Os medidores da Enel não estão conectados diretamente à internet. Conforme apurou o Mobile Time, os dados dos relógios são armazenados em um concentrador que armazena as informações. Só depois que o consumo é transmitido para a concessionária, via redes 3G ou 4G de duas diferentes operadoras.
De quem é a responsabilidade de colocar o medidor de energia?
De acordo com a legislação, o medidor e demais equipamentos de medição devem ser fornecidos pela concessionária, ficando por sua conta os custos da instalação. De forma alguma a empresa poderá invocar a indisponibilidade dos equipamentos de medição para negar ou atrasar a ligação e o início do fornecimento.
Quando o cliente solicita a mudança do seu medidor (relógio) de um local para outro,podendo colocar para fora do muro da residência, por exemplo. Condição - A solicitação deve ser feita pelotitular ou seu representante legal. Onde solicitar - Lojas de atendimento. Prazo: Quinze dias úteis para execução do serviço.
O que é? É o procedimento através do qual é feita alteração/remanejamento do local onde o medidor está instalado para outro local da instalação, seja por motivos de obra, reforma ou outro de interesse do cliente.
A primeira visita técnica é realizada sem custos para o cliente. A cobrança acontece apenas a partir da segunda visita, caso o padrão esteja em desacordo com as normas técnicas brasileiras. Os serviços são cobrados apenas na conta de energia.
De quem é a responsabilidade de trocar o disjuntor do relógio?
O Disjuntor é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas e é de responsabilidade do cliente instalar e realizar a troca do mesmo com o auxilio de um profissional particular.
A avaliação técnica dos equipamentos de medição pode ser realizada pela Rede de Laboratórios Acreditados ou pelo laboratório da distribuidora, desde que sejam utilizados pessoal tecnicamente habilitado e equipamentos calibrados conforme padrões do órgão metrológico.