As despesas médicas do doador são custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as partes do processo e monitoradas diretamente pelo REDOME. Se necessário, algum procedimento não realizado pelo SUS, o REDOME assumirá a responsabilidade, após análise e aprovação da Coordenação técnica do INCA.
Outra, aprovada em 2021 (Lei nº 11.931/2021), assegura aos doadores de sangue regulares e aos doadores de medula óssea o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas no Estado.
Requisitos da isenção de concurso por ser doador medula
Um documento de identificação oficial com foto. Estar em bom estado geral de saúde. Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea.
O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.
O CADASTRO DE DOADOR DE MEDULA ÓSSEA SOFRE MUDANÇAS
Quem doa medula fica com sequelas?
Em consequência da doação, pode ocorrer uma anemia temporária, dependendo da quantidade de medula retirada, mas a recuperação completa costuma levar poucos dias. Se necessário, será recomendada a utilização de analgésicos por até três dias, para alívio de possíveis dores na região da coleta.
Sabemos que quanto mais jovem o doador, maior a chance de sucesso do transplante, com menos complicações também. Por este motivo a idade limite foi alterada para 35 anos.
A pandemia impactou os bancos de sangue e de medula, postergando a doação de muitas pessoas. Outro fator fundamental é que um doador de medula óssea consegue ajudar no tratamento de mais de 80 doenças, como: leucemias, linfomas, mielomas múltiplos, alguns tipos de anemia, doenças imunes e diversas síndromes.
Quais as chances de encontrar um doador compatível de medula óssea?
A estimativa é de que a chance de se encontrar um doador compatível é de 1 em 100 de doadores aparentados e 1 em 100 mil entre não aparentados. Por isso é necessária uma grande quantidade de voluntários, e com isso aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.
Sendo assim, o candidato ao apresentar sua carteira de doador, como inscrito no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), tem direito à isenção da taxa de inscrição.
O transplante tem como objetivo substituir uma medula doente por uma saudável. O procedimento é a chance de cura para cerca de 80 doenças, como as leucemias – tipo de câncer mais comum na infância –, principalmente a leucemia linfoide aguda.
Qual a sobrevida de um transplantado de medula óssea?
Dos oitenta pacientes que foram submetidos a TMO neste estudo, a sobrevida global foi de 40%, com uma mediana, em 32 pacientes que permaneciam vivos ao final do estudo, de 45,16 meses.
Na realidade, a medula se regenera em 15 dias após a doação. Caso seja encontrado um novo paciente compatível, o processo pode ser repetido após esse período se a pessoa consentir. Assim, um único doador pode ajudar muitas pessoas.
Para ter direito à meia-entrada, será preciso comprovar, no mínimo, três doações de sangue nos últimos 12 meses. A identificação do beneficiário se dará pela Carteira do Doador, expedida por entidade credenciada, em que deverá constar o registro das datas e do prazo de validade das doações.
Para que serve a carteirinha de doador de medula óssea?
Os doadores podem ser convocados a realizar a doação anos após o cadastro. A manutenção dos cadastros atualizada é o que possibilita que o Redome encontre o doador na hora de efetivar a coleta das células. Então, é importante manter todas as informações, principalmente endereço e telefone, sempre atualizadas.
Quais são os riscos para o doador de medula óssea?
Os riscos para o doador são praticamente inexistentes. Até hoje não há nenhum relato de nenhum acidente grave devido a esse procedimento. No caso da punção diretamente dos ossos da bacia, os doadores de medula óssea costumam relatar um pouco de dor no local da punção.
Punção: Procedimento realizado sob anestesia em que a medula óssea é retirada do interior do osso da bacia, por meio de punções. Requer internação de 24h, podendo ocorrer dor no local da punção, nos primeiros dias, que pode ser amenizada com uso de analgésicos. O tempo de recuperação ocorre em torno de 15 dias.
Não há chances da doação de medula óssea causar paraplegia porque ela é totalmente diferente da medula espinhal. A medula espinhal e o cérebro formam o sistema nervoso central e ela está localizada dentro da coluna vertebral, já a medula óssea preenche a cavidade interna de alguns grandes ossos.
A recomendação médica é três dias de repouso. Como a doação é prevista em lei, dá para se ausentar do trabalho e receber atestado médico, dependendo do estado de recuperação.
Como pegar a carteirinha de doador de medula óssea?
Home > O REDOME fornece carteirinha de doação de sangue? Não. O REDOME é apenas sobre doadores de medula óssea. Para conseguir sua carteirinha de doação de sangue, você deverá entrar em contato com o local em que fez a doação de sangue e pedir informações.
Quanto tempo demora para sair o resultado de compatibilidade de medula?
O REDOME não pode precisar um prazo de retorno sobre o teste de possível compatibilidade com um paciente. Estimamos um retorno no prazo de até 180 dias, podendo variar, pois o processo depende do estado clínico do paciente. Além de você, outros doadores também podem ter sido convocados para esta etapa do processo.
Quem é cadastrado como doador de medula não paga concurso?
Atualmente, a lei isenta os candidatos que pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, e os doadores de medula óssea.
O limite de idade para efetivar a doação de medula óssea não-aparentada é até os 60 anos de idade. Caso decida se cadastrar como doador, você precisa: Comparecer a uma das unidades da Rede Hemo portanto documento oficial com foto, preencher o cadastro com suas informações pessoais e coletar a amostra de sangue (5ml).