Quem paga a instalação do hidrômetro, inquilino ou proprietário?
Incumbe à concessionária proceder à instalação do hidrômetro, sem ônus para o consumidor. Súmula STJ nº. 315 .Quem deve pagar a instalação do hidrômetro?
Quem paga a instalação do hidrômetro? Os custos de instalação e manutenção devem ser rateados entre os moradores de acordo com o consumo individual de cada um. Assim como os demais custos do condomínio, a instalação de novos hidrômetros, geralmente, é rateada entre todos os moradores e incluída na taxa condominial.De quem é a responsabilidade do hidrômetro de água?
O vazamento de água depois do hidrômetro é de exclusiva responsabilidade do consumidor e não autoriza a cobrança da conta pela média mensal. Consumidor pleiteou a declaração de nulidade de duas faturas referentes ao fornecimento de água em sua residência.Quem paga o relógio de água?
É da concessionária a obrigação pela instalação do hidrômetro, e a cobrança, no caso de inexistência do referido aparelho, deve ser cobrada pela tarifa mínima.Manutenção e reparo no imóvel alugado. Quem paga a conta?
Quem deve trocar o hidrômetro?
É de responsabilidade da empresa cessionária de serviço público a instalação do medidor de água. (Informativo STJ nº 557).Quem troca o relógio de água?
Como qualquer outro equipamento de medição, os hidrômetros possuem uma vida útil e podem se desgastar ao longo do tempo, comprometendo a leitura do volume realmente consumido. A substituição do medidor é realizada pela BRK sem nenhum custo para o cliente.Pode cobrar o hidrômetro?
Então, quais são os casos que a Água do Rio pode cobrar pelo hidrômetro ? Os dois únicos casos em que pode ser cobrado são, quando o hidrômetro está dentro do imóvel do usuário e: Ele é danificado pelo consumidor (deve ser comprovado a culpa); Ele é furtado.Sou obrigada a trocar o hidrômetro de água?
Isso porque, como qualquer equipamento de precisão, os hidrômetros têm uma vida útil e se desgastam ao longo do tempo, comprometendo a capacidade de medição. Por isso, existe uma normativa especificada na portaria n° 246/2000 do Inmetro que recomenda a troca desses equipamentos a cada cinco anos.Quem paga a conta de água em caso de vazamento, inquilino ou proprietário?
Responsabilidade do proprietário e inquilino segundo a lei do inquilinato. Segundo as regras brasileiras, reparos por problemas estruturais ou defeitos antigos são pagos pelo dono do imóvel. Mas, se o inquilino usou mal a estrutura e causou o vazamento, ele deve pagar a conta.Sou obrigada a instalar hidrômetro na minha casa?
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3219/21, que determina que as construtoras instalem equipamentos para a aferição do consumo individualizado de água nas futuras edificações residenciais e comerciais.Quanto custa a instalação de um hidrômetro?
O custo para adicionar um sistema de medição individualizada de consumo de água pode variar de acordo com a cidade, o número de unidades e a infraestrutura do condomínio. Em média, o valor do aparelho e a instalação de cada hidrômetro varia de R$ 350 a R$ 700, por unidade.Pode um hidrômetro para duas casas?
Cobrança de água multiplicado pelo número unidades é ilegal!Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento de que é ilegal a cobrança de tarifa de água no valor do consumo mínimo multiplicado pelo número de salas ou apartamentos de um imóvel quando houver único hidrômetro no local.
Quem é responsável pela instalação do hidrômetro?
A responsabilidade pela instalação do hidrômetro geralmente recai sobre a concessionária de água e esgoto, também conhecida como empresa de abastecimento de água. Essa empresa é responsável por fornecer água potável e gerenciar o sistema de água em uma determinada região.O que deve ser cobrado do inquilino?
Dentre outros gastos, essas despesas incluem:
- Gastos de água, luz, energia e gás;
- Limpeza e conservação das áreas comuns;
- Salários e encargos trabalhistas dos funcionários do condomínio;
- Manutenção de equipamentos;
- Reposição do fundo de reserva que é direcionado para os gastos ordinários condominiais.