Quem paga a instalação do hidrômetro, inquilino ou proprietário?
São, bem na verdade, de natureza pessoal, vinculando-se a pessoa de quem efetivamente gozou dos serviços. Assim, se as despesas foram originadas pelo consumo de água e energia durante a locação, o pagamento é obrigação de quem ocupou o imóvel objeto de fornecimento, até porque se beneficiou da prestação dos serviços.Pode cobrar para instalar hidrômetro?
Tal ônus financeiro não pode ser transferido para o consumidor, porque na tarifa de água já estão incluídos todos os custos operacionais do abastecimento de água. Portanto, eventual cobrança de adicional para a instalação e manutenção do hidrômetro é indevida.Quem paga pelo hidrômetro de água?
O vazamento de água depois do hidrômetro é de exclusiva responsabilidade do consumidor e não autoriza a cobrança da conta pela média mensal.Quanto custa instalar hidrômetro de água?
Geralmente, uma instalação de um hidrômetro individual pode custar entre 350 e 700 reais, incluindo a mão de obra e o aparelho. Contudo, esse valor pode mudar de acordo com a complexidade do processo e a quantidade de contadores a serem instalados.Águas do Rio: Quem paga a conta da instalação do Hidrômetro?
Sou obrigada a pagar a instalação do hidrômetro?
É da Concessionária a obrigação de instalar o hidrômetro, a cobrança, no caso de inexistência do referido aparelho, deve ser cobrada pela tarifa mínima.Quem faz a instalação do hidrômetro?
Somente os técnicos do núcleo de hidrometria podem instalar ou retirar um hidrômetro.De quem é a responsabilidade do hidrômetro?
A responsabilidade pelo hidrômetro é geralmente atribuída a concessionárias de água como a Sabesp. Já que elas são responsáveis por fornecer água potável aos consumidores e, portanto, também possuem a atribuição pela instalação, manutenção e substituição dos hidrômetros.Pode instalar hidrômetro sem autorização?
Sim, a concessionária possui uma autorização legal para poder trocar o hidrômetro de lugar e colocá-lo do lado de fora da residência. Segundo o advogado Daniel Blanck, tal permissão está disposta no Art.Quanto custa pedir um relógio de água?
Hidrômetro Padrão: R$ 132,62.Sou obrigada a trocar o hidrômetro?
A troca de hidrômetros com mais de 5 anos de uso é para atender uma medida obrigatória do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), firmado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).O que é necessário para pedir um hidrômetro?
Reúna os documentoscontrato ou escritura do imóvel; carnê do IPTU ou do Incra, para imóveis na zona rural; CPF e RG do proprietário do imóvel; projeto da obra, somente nos casos em que a ligação solicitada for de grande porte.
Sou obrigado a pagar água mesmo sem usar?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem direito a pagar apenas pelo que efetivamente consumiu.Sou obrigado a colocar hidrômetro na minha casa?
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3219/21, que determina que as construtoras instalem equipamentos para a aferição do consumo individualizado de água nas futuras edificações residenciais e comerciais.O que deve ser cobrado do inquilino?
São de responsabilidade do inquilino todas as despesas ordinárias do condomínio, ou seja, de manutenção, como:
- Salários e encargos trabalhistas dos funcionários;
- Limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum;
- Consumo de água, luz, esgoto;
- Manutenção e conservação dos jardins.
De quem é a responsabilidade do relógio de água?
O ponto de entrega de água ao cliente é o cavalete, onde está fixado o hidrômetro, também conhecido por relógio. A partir daí, é do cliente a responsabilidade sobre o bom funcionamento da caixa de água, torneiras, chuveiros e toda a tubulação interna do imóvel.Pode ter um hidrômetro para duas casas?
Cobrança de água multiplicado pelo número unidades é ilegal!Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento de que é ilegal a cobrança de tarifa de água no valor do consumo mínimo multiplicado pelo número de salas ou apartamentos de um imóvel quando houver único hidrômetro no local.