O livro de Atos dos Apóstolos, em seu capítulo nono, registra a curta história de Tabita, conhecida por Dorcas. Ela confeccionava vestidos e túnicas que eram revertidos em recursos para boas obras e esmolas. Sua generosidade era exemplar. Ficamos sabendo da vida de Dorcas, pois ela foi ressuscitada por Pedro.
Segundo o Novo Testamento, Tabita morreu na casa de Simão, um curtido de peles que residia em Jafa, atualmente parte de Tel Aviv. A fachada da casa onde, segundo a Bíblia, Tabita morreu e foi ressuscitada por Pedro pode ser vista no centro da cidade velha de Jafa em Israel.
Pedro orou ao Senhor e disse para Tabita se levantar. Ela abriu os olhos e levantou! Pedro apresentou a mulher viva às suas amigas que haviam lamentado sua morte.
Após a crucificação e ressurreição de Cristo, Pedro começou a pregar sua própria versão dos ensinamentos a todos os que ele encontrava. Ele começou a assumir a posição de líder e reuniu um grupo de seguidores. Ele levou suas pregações para longe em suas várias atividades missionárias.
São Tomé, um dos discípulos de Jesus teve a graça da aparição do Senhor Ressuscitado dentre os mortos em sua vida. São João (Jo 20, 24-29) colocou este fato para a vida dos apóstolos e também para as gerações posteriores no sentido da fé em Jesus Cristo que ressuscitou dos mortos e à evangelização dos povos.
O testemunho da ressurreição de Tabita se espalhou por toda a cidade. O milagre da vida se faz presente e permite que a vida seja proclamada. Tal qual um dia nós seremos tomados pelas mãos por nosso Senhor Jesus, que nos conduzirá à presença do Pai, Pedro conduz Tabita de volta aos santos de Jope.
Ela usava o seu tempo, bens e dons para fazer o bem às viúvas, pessoas que eram marginalizadas pela sociedade da época. Conforme o livro de Atos, Tabita possuía o dom da "diaconia", de colocar toda a sua vida a serviço, em favor de mulheres abandonadas por suas famílias.
Quando morreu, os crentes mandaram chamar Pedro, que se encontrava perto, em Lida. “Aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu”. Atos dos Apóstolos 9:37.
Boas obras você faz para dar; esmolas você dá de si. Dorcas tinha essa habilidade de fazer roupas externas, mas também se preocupava com as roupas internas, que é cobrir a alma de quem estava precisando, vestindo por dentro e por fora.
Havia em Jope uma discípula chamada Tabita (que em grego é Dorcas). Sempre fazia o bem às pessoas e ajudava os pobres. Por esse tempo, ficou doente e morreu. Seu corpo foi lavado para o sepultamento e colocado numa sala no andar superior.
Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te!
Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre.
Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve que fosse crucificado de cabeça para baixo. Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo.
39 E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. 40 Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te.
At 9,36-42 conta que, na cidade de Jope, havia uma discípula católica chamada Tabita, que gostava de ajudar os necessitados. Um dia, ela ficou gravemente doente, e morreu.
Tabita, em aramaico, e Dorcas, em grego, significavam “corça”, um animal que anda pelas alturas, protegendo o rebanho e estando alerta para adverti-lo dos perigos. Assim era comparada a solicitude daquela mulher: sempre pronta a proteger alguém, do alto de sua alma nobre.
Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
Essa foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. Depois de comerem,Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” Jesus disse: “Cuide dos meus cordeiros.”
Todos os anos bandos de moabitas costumavam invadir a terra de Israel. Certa vez, alguns israelitas que estavam fazendo um sepultamento viram um desses bandos. Então os israelitas jogaram o defunto na sepultura de Eliseu e fugiram. Assim que o corpo tocou nos ossos de Eliseu, o homem ficou vivo de novo e se levantou.