Portanto, onde houver falta de diáconos, sacerdotes ou bispos, os leigos e os irmãos leigos, desde que devidamente preparados, podem dar a bênção às pessoas ou coisas de devoção popular, porque estes sacramentais independem, em sua origem da ordem sagrada e de seus ministros ordenados.
Todas as pessoas podem ser abençoadas, desde que queiram, pois, como ensina o Pe. Kentenich, “0 Pai não nos ama porque somos bons, mas nos ama porque Ele é Pai.”
Pode ser dada, também, em via extraordinária, para outros prelados: O bispo, na própria diocese, por três vezes ao ano nas festas à sua escolha, mesmo que ele só assistisse à missa.
Abençoar é declarar as intenções ou favor de Deus sobre alguém ou alguma situação. Quando fazemos isso em fé, ativamos o poder de Deus para mudar uma pessoa (incluindo a nós mesmos), ou uma situação, de onde ela está agora para onde Deus quer que ela esteja.
VOCÊ SABE O QUE É SER ABENÇOADO? | Cortes Família Jesuscopy
Quem pode nos abençoar?
Portanto, onde houver falta de diáconos, sacerdotes ou bispos, os leigos e os irmãos leigos, desde que devidamente preparados, podem dar a bênção às pessoas ou coisas de devoção popular, porque estes sacramentais independem, em sua origem da ordem sagrada e de seus ministros ordenados.
Esse gesto carrega uma força transformadora, porque onde há bênção, há luz, e onde há luz, Deus habita. Que nunca percamos a oportunidade de abençoar, pois quem abençoa também é abençoado.
Uma bênção pode ser dada por meio de um gesto (imposição de mãos, sinal da cruz, água benta, entre outros) e pela palavra, com uma oração particular segundo as circunstâncias. Eis alguns exemplos de bênçãos e orações para pedir a bênção de Deus. Etimologicamente, abençoar é “fazer bem”.
À exceção da Consagração, Confissão e Unção dos Enfermos, o Diácono pode exercer as seguintes funções: distribuir comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais etc.
"Bendito seja o Senhor, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.
Marcelo explica também que “a Igreja é chamada a ser a extensão da presença de Deus na vida das pessoas, por isso, é chamada também a abençoar todas as pessoas, por meio dos sacramentos.” Todas as pessoas podem ser abençoadas, desde que queiram, pois, como ensina o Pe.
3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.
Onde está escrito na Bíblia sobre a bênção sacerdotal?
A perícope de Nm 6,22-27, e a bênção Aaronita, ou bênção sacerdotal, é um dos raros textos dentro do Pentateuco que não estão inseridos no gênero literário de narrativas ou de textos normativos, sendo um exemplo de poesia lírica dentro da Bíblia.
“Pedir a bênção é um costume ensinado pelos pais. Tanto para eles mesmos e familiares, quanto para os sacerdotes. Sempre há mães que falam pra suas crianças: peça bênção pro padre e a criança já estende a mãozinha.
Uma abadessa pode lhe dar uma bênção, mas se um padre estiver presente, ela provavelmente o encaminhará a ele. Um monge e uma freira não podem, pois não são padres.
Para que suas palavras tenham um impacto verdadeiro, elas precisam vir de um lugar de sincero apreço e cuidado. Tente ser específico sobre o porquê você deseja o bem para esta pessoa. Preste homenagem às suas qualidades, reconheça seu esforço, e, então, expresse seus desejos de bênção.
A forma correta é Deus o abençoe pois o verbo abençoar é transitivo direto. Quem abençoa, abençoa alguém e não A ALGUÉM. Neste caso, o lhe jamais, pois é verbo transitivo direto. O problema do te é a uniformidade vocabular, uma vez que não é comum o uso da segunda pessoa do singular.