As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Golden Formula. No Campeonato Mundial Masculino de Clubes de 2013, disputado em Doha, foi testada uma nova regra, chamada de Golden Formula, que diz que o primeiro ataque de cada time deve ser feito atrás da linha dos 3 metros. Depois disso, o jogo fica liberado.
A linha dos 3 metros é uma demarcação que existe na quadra de voleibol, com o objetivo de evitar que o atacante de um time pise nela para efetuar um ataque. Na prática, se um jogador antes de realizar o ataque, saltar e pisar na linha de 3 metros tem-se que será dado ponto para equipe adversária. helenasansonssz.
A linha de ataque é formada por dois atacantes centralizados que, em fase ofensiva, oferecem profundidade e ameaça de gol. Qual é a origem do 4-4-2? Mundo em 1958 utilizava esta formação.
Atacante é o jogador de voleibol responsável por finalizar as jogadas de ataque do time. Existem diversas posições ocupadas pelos atacantes no voleibol.
VOLEIBOL ATAQUE O QUE PODE E O QUE NÃO PODE DENTRO DA LINHA DOS 3 METROS
Qual é a linha de ataque do voleibol?
A zona de ataque possui nove metros de largura, situada ao fundo da quadra. A rede é instalada verticalmente sobre a linha central. Sua altura difere de acordo com o gênero, para homens é de 2,43 metros e para mulheres, 2,24 metros.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
O sistema tático de futebol 4-3-3 consiste em quatro defensores, três médios e três atacantes. O goleiro é o jogador mais importante nesse sistema, enquanto os atacantes têm a tarefa de marcar gols e os médios atuam como uma base sólida para a defesa.
O 4-3-3 também é uma boa formação para pressionar. Uma linha de três atacantes proporciona um bom número de jogadores para pressionar a defesa rival. O meio-campo de três oferece cobertura e proteção em zonas centrais. Isso é útil tanto quando se exerce uma pressão alta quanto na opção de usar um bloco médio.
O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três armadores no meio-campo, e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.
A linha de três no ataque tenta evitar que o rival se conecte ao meio-campo, seja em um bloco médio ou alto, normalmente com a intenção de forçar o adversário a jogar pelos lados.
O líbero não tem permissão fazer um levantamento de toque à frente da linha de 3 metros. Caso isso aconteça, o companheiro de equipe não pode atacar a bola se ela estiver acima da linha da rede.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Logo, um quarto jogador procedente do meio-campo foi recuado e fixado na zaga Surgia então, o quarto zagueiro (jogador que atua entre o zagueiro central e o lateral esquerdo), para reforçar a defesa. Com o recuo de um meio-campista e com o avanço de outro, nascia o 4-2-4.
Se hoje o 4-3-3 com dois pontas é uma das formações táticas mais utilizadas, a abordagem de ter um terceiro homem no meio-campo, que repensava o outrora popular 4-2-4, tem em Zagallo um de seus principais expoentes no mundo.
O sistema 3x5x2 é formado na linha defensiva por um goleiro, dois zagueiros e o líbero (que poderá atuar a frente dos dois zagueiros e/ou atrás dos dois zagueiros. Sistema 3x5x2: linha defensiva. Sistema 3x5x2: linha média.
No futebol, o 3-5-2 é um dos esquemas tácticos das equipas. Tem 3 defensas, 5 meio-campo e 2 avançados. É o segundo esquema tático mais utilizado atualmente.
A favor da formação: Bom ataque e defesa considerável. Contra a formação: Pouco meio campo (mas não chega a ser um problema). Táticas recomendada para formação: Jogo pelas laterais.
O sistema tático de futebol conhecido como 4-3-3 surgiu a partir do sistema tático 4-2-4. Durante a Copa do Mundo de sessenta e dois o time da seleção brasileira teve como sua base o sistema 4-2-4, onde Zagallo era o ponta esquerda e fazia o recuo para auxiliar o meio-campo.
Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
É um meio de ataque largamente utilizado para as “largadas” no vôlei de praia. Como vimos no vídeo anterior, a regra não permite que a bola seja “largada” com a ponta dos dedos, como ocorre no vôlei de quadra.
Consiste, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo adversário. De acordo com o número de jogadores o bloqueio pode ser classificado em simples, duplo, ou triplo. É proibido bloquear o saque do adversário.