Quem pode ofertar curso livre?
Além das instituições relacionadas acima, os cursos livres podem ser oferecidos por empresas, associações de classe, sindicatos, igrejas etc.O que preciso fazer para dar cursos livres?
Para começar a criar seus cursos livres, só é necessário:
- Estudar o público-alvo;
- Escolher o tema a ser abordado;
- Planejar as aulas;
- Reunir conteúdos e montar um material de apoio;
- Gravar as aulas e começar a distribuir.
Quem pode emitir certificados de cursos livres?
Não há necessidade de autorização ou reconhecimento pelo MEC. Qualquer empresa voltada para o setor de qualificação profissional que preencha os requisitos solicitados pode oferecer os cursos livres e inclusive emitir certificado de qualificação profissional.Como regulamentar cursos livres?
Como saber se um curso livre é válido? Apesar disso, há algumas legislações que abordam detalhes sobre os cursos livres, dizendo o que pode ou não pode ser feito nesses casos. Entre elas, podemos citar o Decreto Nº 5.154 e a Lei Nº 9.394, que pode ser conhecida como Lei de Cursos Livres nº 9394/96.TUDO SOBRE CURSOS LIVRES (PRESENCIAIS) E COMO GANHAR DINHEIRO COM ELES
Precisa de CNPJ para dar cursos livres?
Não é necessário ter um CNPJ para dar cursos livres.Qualquer pessoa com um conhecimento compartilhável pode montar seu curso e hospedá-lo em uma plataforma de ensino online.
O que o MEC diz sobre cursos livres?
Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação. Não havendo exigência de escolaridade anterior.Quem fiscaliza os cursos livres?
Artigo 33 - Aos funcionários do Departamento do Ensino profissional, incumbidos de orientar e fiscalizar os estabelecimentos de ensino profissional livre, deve ser assegurada livre entrada em tôdas as dependências escolares.Onde registrar um curso livre?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Como saber se um curso livre é válido?
Aqui estão algumas dicas para garantir que um curso livre seja válido:
- Pesquise a instituição: Verifique a reputação da instituição que oferece o curso. ...
- Verifique a carga horária: Certifique-se de que o curso livre ofereça uma carga horária razoável e um conteúdo substancial.
O que eu preciso para ministrar um curso?
Para ministrar um curso, não basta gostar do assunto. É preciso ter muito conhecimento e familiaridade com ele – entre outras palavras, ser um expert. Afinal de contas, a experiência do produtor será o grande diferencial para que o público escolha participar daquele curso, e não de outros.O que é considerado um curso livre?
O Curso de Livre Organização e Oferta, mais conhecido como Curso Livre, é uma qualificação profissional oferecida em diferentes áreas. Esse tipo de formação é caracterizado por ter curta duração, podendo ser concluído em poucas horas ou em poucos dias.O que a LDB fala sobre cursos livres?
Insta ressaltar que por meio da LDB, os cursos livres passaram a integrar a modalidade de educação profissional. Essa modalidade visa a qualificação e educação continuada do profissional, mas não se enquadra nas categorias formais de cursos técnicos, os cursos profissionalizantes.O que é preciso para fundar um instituto de cursos livres?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Quem pode emitir certificado de curso livre?
Desmitificando a emissão de certificados por pessoas físicasA legislação brasileira permite que cursos livres sejam ministrados por qualquer pessoa que detenha conhecimento em determinada área, sem a necessidade de formalização como pessoa jurídica.
Precisa de autorização para dar curso profissionalizante?
Legislação para abertura de curso profissionalizanteOu seja: o certificado não é reconhecido pelo MEC como comprovação de conclusão de curso superior ou técnico. E o MEC não precisa autorizar a criação da escola. Isso é o que diz a LDB no seu Artigo 7º: Art.
Qual a carga horária máxima de um curso livre?
A carga horária de um curso livre varia muito, pois são consideradas duração de dias, semanas e meses, até o limite de 800 horas de curso. Ou seja, o tempo pode variar de acordo com o formato do curso, os objetivos e a instituição que o oferece.Porque cursos livres não são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos não são considerados de nível superior (graduação, extensão, pós-graduação); O título do curso não implica em formação profissional; Os cursos não possuem reconhecimento ou autorização de órgãos como o MEC, CONTRAN, DENATRAN, CIRETRAN, DETRAN, CETRAN e CONTRANDIFE, COFFITO, CRO, CRM, CFP, CREA, etc.Pode trabalhar com curso livre?
É importante que você saiba, porém, que os cursos livres têm amparo legal e os certificados que eles geram têm validade no mercado de trabalho.O que é preciso para emitir um certificado de curso?
Diretrizes essenciais para criar um curso com certificado
- Defina seu público-alvo e objetivo do curso. ...
- Crie um plano de curso detalhado. ...
- Escolha a plataforma de ensino adequada. ...
- Utilize diferentes formatos de conteúdo. ...
- Inclua atividades práticas. ...
- Ofereça suporte e interação com os alunos. ...
- Emissão de certificado.