Cerimônia do Jaleco de Medicina Veterinária; Cerimônia do Jaleco de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Fonoaudiologia; Calouros dos cursos da área da Saúde participam da Cerimônia do Jaleco.
Lembrando que cada aluno tem direito de levar 3 pessoas consigo e, caso queira levar convidados excedentes, terá que comprar o convite no valor de 20 reais. Após pagamento dos valores o aluno receberá o convite digital para entregar aos seus convidados.
A Cerimônia do Jaleco é mais que um evento. É um marco na vida de qualquer profissional da saúde. Nesse rito de passagem, os estudantes vestem seus jalecos pela primeira vez, simbolizando o compromisso assumido com a profissão.
A cerimônia tem como objetivo despertar no aluno o profissionalismo e comprometimento médico ainda no início da graduação. Para isso, os estudantes recebem um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades da área.
A Cerimônia Integrada do Jaleco é obrigatória e faz parte da formação acadêmica do aluno. Para par cipar da cerimônia, o aluno deverá atender às exigências de ordem legal e as orientações de caráter norma vo, discriminadas a seguir: 1.
Cerimônia do Jaleco do Curso de Enfermagem | FIED UNINTA
Como se vestir para ir a uma Cerimônia de jaleco?
Na hora da jura, os calouros devem se vestir roupas brancas e o jaleco deve seguir as seguintes normas: O jaleco tem um significado muito importante nesta celebração, pois transmite transparência, responsabilidade e pureza por profissões que são baseadas em amor e cuidado com o próximo.
“Falamos sobre biossegurança e sobre o cuidado na prática da profissão também. Essa cerimônia dá para o aluno o compromisso com o paciente, o compromisso de zelar pela vida, pela saúde do paciente”, pontuou Denia Rodrigues Chagas, coordenadora do curso de Enfermagem.
“Ao vestir esse jaleco, / eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar minha profissão a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo a profissão da saúde de forma consciente e dedicada. / Respeitando a vida desde a concepção até a morte, / não ...
Cerimônia do Jaleco de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Fonoaudiologia; Calouros dos cursos da área da Saúde participam da Cerimônia do Jaleco.
A síndrome do jaleco branco, também chamada de síndrome do avental, se refere ao medo irracional que algumas pessoas têm de médicos, clínicas, hospitais ou qualquer situação ou objeto que remeta a um atendimento na área de saúde.
Uma noite de emoções, orgulhos e expectativas para o futuro. Assim foi a Noite do Jaleco, promovida nesta quinta-feira, 4, para acolher os calouros de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit).
A Cerimônia do Jaleco não apenas simboliza a transição para uma nova etapa acadêmica, mas também reforça o comprometimento dos estudantes com os princípios da Psicologia: empatia, respeito e cuidado. Que esses jalecos sejam mais do que uma vestimenta, mas um lembrete constante do propósito que os une.
Vestir pela primeira vez seu jaleco é a melhor sensação que o novo acadêmico pode ter. Entretanto, em outras celebrações, a peça é entregue pelos estudantes já veteranos do curso para os seus calouros afilhados.
A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.
A cerimônia do jaleco na enfermagem é um momento especial, simbolizando a entrada dos estudantes nessa nobre profissão. É um rito de passagem que representa o compromisso com o cuidado e a dedicação aos pacientes, além de ser um símbolo de respeito e responsabilidade.
A Cerimônia Integrada do Jaleco é obrigatória e faz parte da formação acadêmica do aluno. Para participar da cerimônia, o aluno deverá atender às exigências de ordem legal e as orientações de caráter normativo, discriminadas a seguir: 1.
Ela vai abordar como cuidar da vestimenta, seguindo a biossegurança, o compromisso em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico e o compromisso que o aluno assume ao usá-lo.
Durante a cerimônia, o padrinho ou madrinha veste o jaleco no estudante, representando esse rito de passagem para uma nova jornada. Para esses futuros profissionais, os padrinhos são pessoas essenciais para enfrentar os desafios rumo ao seu grande sonho.
O quê bordar no jaleco de estudante de enfermagem?
O jaleco deverá ter três bolsos frontais, dois na altura do quadril e um na altura do peito esquerdo, onde será bordado o nome do aluno e, abaixo dele, o nome do curso.
Durante a cerimônia, os alunos recebem o Vade Mecum da mão de seus padrinhos, marcando a entrada dos alunos no curso e o compromisso com suas responsabilidades éticas e morais ao longo da graduação e profissão.
Quantas pessoas pode levar na Cerimônia do Jaleco?
O jaleco é colocado no estudante por um familiar presente na cerimônia. DEVIDO A PANDEMIA E OS PROTOCOLOS , CADA ALUNO DEVERÁ LEVAR APENAS 1 CONVIDADO - PADRINHO OU MADRINHA .
O evento representa uma vitória para os estudantes e seus familiares, pelos vários anos de estudos e sacrifícios. Vestir pela primeira vez o jaleco marca uma transição para o universo da saúde, indicando o comprometimento, responsabilidade e respeito às obrigações.
Os discentes podem, a partir da Cerimônia, usar a vestimenta – que é também um equipamento de segurança que o profissional usa para manusear instrumentos laboratoriais. Esse é o início dos primeiros passos práticos, quando o aluno poderá vivenciar a atuação de mercado da sua futura profissão ”, disse.