O que o MEC diz sobre o EAD?
O Ministério da Educação (MEC) homologou nesta segunda-feira (27) as novas diretrizes curriculares nacionais para cursos de formação de professores. A principal mudança é que o ensino à distância (EAD) só poderá ocupar até 50% da carga horária.Como registrar um curso EAD no MEC?
O processo de credenciamento precisa ser iniciado na plataforma e-MEC. Na página do MEC, o procurador institucional é o responsável pelas informações do cadastro, nesse momento ele colocará informações como os dados do corpo dirigente e também qual a modalidade de credenciamento: presencial ou EAD.Quem pode dar aula de curso livre?
Não há necessidade de autorização ou reconhecimento pelo MEC. Qualquer empresa voltada para o setor de qualificação profissional que preencha os requisitos solicitados pode oferecer os cursos livres e inclusive emitir certificado de qualificação profissional.Qual é o Decreto-Lei que regulamenta a EAD?
Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regualmenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).O ensino a distância dá certo? Cortela responde
O que a Lei n 9.394 96 estabelece sobre a EaD?
81 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é permitida às instituições credenciadas para educação a distância, a organização de cursos ou programas experimentais. Parágrafo único. A autorização dos cursos ou programas de que trata o caput será concedida por prazo determinado.O que diz a LDB sobre o ensino a distância?
Já no artigo 32, § 4º, a LDB afirma que “o Ensino Fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais”.Quem pode criar curso online?
Qualquer pessoa que tenha um nível avançado de conhecimento sobre o conteúdo. Não é necessário nenhuma formação específica para dar aulas em um curso livre.Precisa de CNPJ para dar cursos livres?
Não é necessário ter um CNPJ para dar cursos livres.Qualquer pessoa com um conhecimento compartilhável pode montar seu curso e hospedá-lo em uma plataforma de ensino online.
Quem pode emitir certificado de curso reconhecido pelo MEC?
A aprovação e a autorização de instituições para a oferta de processos de certificação profissional são emitidas pelo respectivo Conselho Estadual ou Distrital de Educação ou órgão deliberativo máximo na unidade federada, conforme o caso, mediante processo interno de avaliação das condições de funcionamento.Quais cursos EAD O MEC proibiu?
Conforme tratado anteriormente pelo Mattos Filho no Único, em novembro de 2023, o MEC publicou a Portaria MEC nº 2.041/2023 que suspendeu os processos de autorização de 17 cursos superiores na modalidade EAD, quais sejam, biomedicina, ciências da religião, direito, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, ...Como abrir uma escola de cursos EAD?
Como montar um curso EAD em 4 etapas
- Estabeleça qual é o propósito do curso. Você tem uma ideia na cabeça mais precisa organizá-la. ...
- Defina a persona do aluno. ...
- Crie a estrutura do curso online. ...
- Crie o conteúdo do curso. ...
- Use elementos visuais diferenciados. ...
- Escolha uma plataforma de e-learning.
Quais cursos precisam de autorização do MEC?
Toda Instituição de Ensino Superior (IES), como faculdades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros universitários ou universidades, precisa pedir a autorização do MEC para abrir um novo curso.Quem pode dar aula MEC?
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia.Quando um curso é autorizado pelo MEC?
O reconhecimento deve ser solicitado pela IES quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas.Quem vende curso online pode ser MEI?
Quem vende cursos online pode ser MEI? Se você pretende vender cursos online como infoprodutor, pode ser MEI, desde que o seu faturamento anual não supere a marca de R$ 81 mil.O que é preciso para lançar um curso online?
10 Dicas para finalmente você lançar seu curso online
- Defina seu objetivo do seu curso. ...
- Pesquise seu público-alvo. ...
- Crie um conteúdo de alta qualidade. ...
- Organize o conteúdo do seu curso online de forma clara e lógica. ...
- Use uma plataforma de EAD confiável. ...
- Promova seu curso. ...
- Ofereça um bom suporte aos alunos.
O que é necessário para vender cursos online?
ter um bom site;
- ter um bom site;
- seguir táticas de SEO para direcionar os compradores do Google para seus cursos;
- criar conteúdo relevante para blog, certificando-se de usar palavras-chaves que aparecem na pesquisa do Google Keyword Planner e Google Trends;
- marketing em mídias sociais;
O que é necessário para abrir um curso online?
Como criar um curso online
- Escolha o tema ideal.
- Valide sua ideia.
- Pesquise sobre o tema.
- Escreva um esboço do curso.
- Prepare o cenário.
- Crie o conteúdo do curso.
- Venda seu curso online.
- Divulgue o conteúdo.